terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que eu tenho a ver com o Sulão?

O VII Sulão acontecerá em São José do Rio Preto-SP, nesse final de semana, sexta, sábado e domingo, com a participação de catequistas dos cinco estados do sul do país: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Tema será: "MISTAGOGIA: novo caminho formativo de catequistas". O lema destaca o Evangelho de João, quando apresenta o relato "Encontramos o Senhor! Vem e vê!" Esse VII Encontro do Sulão de Catequese terá como objetivo geral, ajudar os catequistas numa reflexão bíblico-catequética para sua formação, tendo em vista a iniciação à Vida Cristã.

Já pararam pra pensar quantas pessoas estiveram e estarão envolvidas para que um evento desse aconteça? Quanto tempo de dedicação a pensar, rezar, discernir, escolher um tema, Lema, logomarca com seus significados...Isso tudo pra que? Para dar um novo rumo a nossa catequese, para traçar metas, apontar caminhos, fortalecer os catequistas... Isso é lindo demais, é rico... E nós muitas vezes, ficamos alheio a tudo isso, reclamamos que nada acontece na nossa catequese...

Acontece sim, existem pessoas lindas, cabeças que pensam a catequese, que dedicam suas vidas pela catequese... Agora, tudo isso tem chegado até nós, até aquele catequista que está com sua turminha lá na nossa paróquia?
Por isso, precisamos estar por dentro do que está acontecendo, para que possamos cobrar de nossos coordenadores diocesanos, daqueles que participam desses encontros...

A intenção é  que os escolhidos, os chamados, participando, sejam agentes multiplicadores daquilo que viram, ouviram e viveram...
Nosso dever como catequista é rezar para que o Espírito Santo inunde todos os lugares desse VII Sulão, os assessores, músicos, padres, bispos, os círculos de estudos, os catequistas ouvintes...
Rezemos:

ORAÇÃO DO VII SULÃO (cf Jo 1,35-49)

Nós te agradecemos, ó Pai,
Senhor do céu e da terra,
porque em teu Filho Jesus
nos revelaste o mistério de teu amor.
João Batista o chamou de Cordeiro de Deus.
Quando ouviram isso, os discípulos de João
seguiram Jesus, conheceram sua morada e ficaram com ele.
Teu filho os transformou, então, em seus discípulos,
discípulos-missionários, que passaram a testemunhar:
“Encontramos o Cristo!”
Hoje, Pai, somos nós catequistas,
que ouvimos o apelo de teu Filho: “Segue-me!”
Nós desejamos segui-lo,
para entrar na intimidade de seu coração
e poder também proclamar a todos:
“Encontramos Jesus de Nazaré!”
Pai santo, faze de nós fiéis discípulos-misssionários de teu Filho;
Transforma-nos com a força do Espírito Santo,
para que, como Jesus,
anunciemos tua misericórdia
e trabalhemos para a vinda de teu Reino,
Pela intercessão de Maria, a virgem do silêncio e do serviço.
Amém.

Dom Murilo S.R.Krieger, scj
Arcebispo de Salvador - BA



Encontramos o Senhor! Vem e vê!

A logomarca chama atenção para diversos elementos:

1 - A luz é Cristo, mistério central, que vai se tornando conhecido por meio de testemunhas. E estas testemunhas somos nós hoje, quando capazes de iluminar todos os espaços e todas as culturas.
2 - A Palavra de Deus encarnada, nos leva ao encontro com Deus que se revela no tu a tu. O mistério se desvela: "Deus, levado em seu grande amor, fala aos homens e mulheres como amigos" ( cf EX 33,11; Jo 14,14-15
3- As mãos representam os cinco estados do sul, inidicando que vivemos num contexto diversificado, plural e que, por isso exige a ousadia de Filipe em proclamar Jesus quando encontra Natanael: Vem e vê! "O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como mestre que o conduz e acompanha" (DAp 277). As mãos acenam paraum compromisso assumido em conjunto, juntos na missão!
4 - O caminho é o processo interativo e comunitário a ser percorrido, passo a passo,  na gradualidade para se chegar à maturidade da fé. Ele não está pronto. Traz as marcas da cultura, da religiosidade, do ambiente social, político e econômico. Por esse caminho é que os discípulos andaram lado a lado com o Mestre. Ao mesmo tempo o caminho se faz nos dois sentidos: de nossas realidades para o encontro - do encontro para a missão.

Catequista, você, como discípulo/a deste novo tempo, proclame com sua vida: "Rabi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel" (Jo 1,49)
Fonte: subsídio VII Sulão de Catequese


3 comentários:

  1. Aiii que vontade de participar... Queria muito aprender sobre a Mistagogia... Tomara que um dia possa ter uma formação na minha região!

    BeijoS,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    estou sentindo sua falta por aqui...
    Está tudo bem?

    Quanto a Mistagogia... temos muito que aprender. Então, sugiro que alguém que for participar depois compartilhe conosco.


    bjos fique com Deus
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. IMACULADA EU INICIEI UM NOVO PROJETO EM MEU BLOG E VOCÊ CLARO NÃO PODIA ESTÁ FORA DELE AINDA MAIS SENDO O PRIMEIRO, O NOME DO NOVO PROJETO É "BEM LEGAL". CONFIRA: http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/08/bem-legal.html

    DEIXO AQUI UM ABRAÇO FORTE PRA VOCÊ.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!