quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evangelizar com cartaz!

Antes...


Depois...
Partilho com vocês o cartaz que fiz para trabalhar "vocações" com meus pequenos...
Na verdade eu copiei esse cartaz de uma catequista de minha paróquia e até queria falar um pouquinho sobre evangelizar usando de cartazes...
Essa nossa catequista é uma benção de Deus na nossa caminhada, ela se chama Magda, tem uma habilidade manual impressionante, tudo na mão dela fica lindo e com uma mensagem simples e direta...
Ela diz usar desse recurso, por não ter facilidade pra falar, então fala através dos cartazes...
Muita coisa que sei, devo à ela... Aliás, minha maior fonte de formação é através do nosso grupo de catequistas...
Nos reunimos toda segunda-feira, para passar os encontros e também para trocar materiais, ideias...
O grupo tem se fortalecido muito depois que começamos a fazer isso...
Não tem ciúmes, rivalidades, copiamos um do outro, sem culpa... rimos, brincamos, nos abraçamos...
Como vou trabalhar esse cartaz:
Esse cartaz vai sendo montado conforme, vamos explicando o tema... Veja o antes e o depois! Usei de velcro para fixar...
Nosso primeiro chamado à VIDA( essa é a primeira peça a ser colocada) e pelo BATISMO (segunda), somos chamados para viver como filhos de Deus.
O ESPÍRITO SANTO(terceira) faz morada em nosso coração  e vai no ajudando a discernir o que Deus quer de cada um de nós... Então, você começa a falar de cada vocação e também dos talentos, dons e como colocá-los à serviço do outro no papel em que Deus nos chamou...
Podemos falar um pouquinho sobre as profissões, a importância de cada uma... E como seria bom se cada um trabalhasse de fato naquilo que te faz feliz... Aí temos uma abertura para um longo bate-papo!!
Fica a dica, de evangelizarmos com os cartazes...
É difícil? Não! Basta tomar a decisão e colocar a mão na massa!!

Beijus amados!
Imaculada Cintra

Para reflexão do catequista:
Identidade de vida


Na história concreta de existência das pessoas, um dado fundamental que as identifica é o seu estado natural de vida, a escolha que cada uma faz e assume na expectativa da felicidade. Dizemos e chamamos a isto de vocação, ou realização pessoal.


Nem sempre podemos dizer que uma profissão seja propriamente uma vocação. Muitas pessoas realizam aquilo que não coincide com o que gostariam de fazer. Seria uma vocação errada, ou falta de oportunidade para exercer realmente o que gostaria?


Na verdade, fazemos bem alguma coisa quando temos vocação para tal. Vocação tem a ver com a intensidade com que fazemos algo e a felicidade que daí podemos conseguir. Portanto, a medida da vocação está na amplitude da felicidade vivenciada.


O termo "vocação" vem da palavra latina "vocare", que quer dizer chamar. No contexto cristão dizemos que o vocacionado é uma pessoa que sentiu em si a vontade de Deus. É uma inclinação interna, que supõe um seguimento, uma resposta concreta de ação e vida.


Não é difícil ver quem realmente é vocacionado. As suas ações são fecundas e benéficas para os outros. Ele põe vida no que faz e se identifica com sua ação. Caminha firme, sem medo e sem vacilar, porque está seguro da própria identidade e missão.


No mês de agosto destacamos alguns tipos de vocações, todas elas identificadas com algum trabalho dedicado ao povo. Falamos da vocação sacerdotal, vocação dos pais, dos religiosos e religiosas, dos leigos e leigas cristãos, entre eles, os catequistas.


São muitos os vocacionados na sociedade, cada um dentro de seus objetivos de vida concreta e com oportunidade de fazer o bem na construção de um mundo melhor e mais saudável para todos. Importa colocar essas qualidades naturais para render e dar frutos.


Essa identidade de vida deve ser descoberta por cada pessoa. Além da descoberta, é uma escolha que supõe muita atenção, principalmente na adolescência e juventude. Havendo um erro, ele pode ser prejudicial e trazer consequências indesejáveis, prejudicando e dificultando um futuro feliz.


Dom Paulo Mendes Peixoto - Bispo de São José do Rio Preto.

9 comentários:

  1. Ol! gostei muito da sugestão do cartaz. Eu acho muito bom usar este tipo de recurso, apesar de alguns acharem que estamos fazendo da catequese sala de aula. Vou aproveitar e levar para nosso encontro sobre vocação. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. IMACULADA, AMEI O CARTAZ, FICOU MUITO FÁCIL ENTENDER TUDINHO SOBRE VOCAÇÕES, VOU UTILIZAR ESTA TUA IDÉIA NO MEU ENCONTRO.BEIJUS E OBRIGADA POR PARTILHAR.

    ResponderExcluir
  3. Achei super legal esta ideia. E com certeza, evangelizar com imagens em cartaz é super interessante, pois faz o encontro ser mais participativo e dinâmico! Valeu por partilhar! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Fico feliz de ver que o grupo esta crescendo, dessa forma mesmo que vamos melhorando a catequese, com trocas de experiências.
    Achei lindo o cartaz, e quando a Magda admiro muito este seu trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi,estou passando no seu blog ,está uma maravilha. Te adoro e estou com saudades. Beijos. Darlene.

    ResponderExcluir
  6. Imaculada, obrigada por divulgar suas experiências com tanto carinho. Estão me ajudando muito... fiquei um tempo afastada da catequese e as coisas mudaram...Um grande abraço, querida amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju... bom ler um recadinho seu...e bom saber que tb és blogueira...uai! Isso foi novidade! E vamos caminhando e crescendo juntas nessa nossa missão!! beijussss

      Excluir
  7. oi Imaculada, vc como sempre ajudando-nos e dividindo conosco esse dom maravilhoso que Deus te deu,agradeço-O por sua vida, amo ser catequista com todas as dificuldades que temos em nossa paroquia, mas Deus é tão maravilhoso que coloca anjos em nossas vidas para guiar-nos nessa missão maravilhosa, aprendo mto com vc viu, mto mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela partilha Imaculada. Adorei a idéia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!