terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Do visível ao invisível

Quero ter aqui um dedinho de prosa com você catequista. Já fiz desse blog quase que um diário catequético. Esfriei por um tempo, mas o Catequistas Brasil me fez despertar. Sou instrumento e quero usar dessa e de outras ferramentas para ajudar muitos e muitos catequistas.
Trago novamente essa imagem, tendo em vista que ela chocou ou desagradou alguns  catequistas.

Pois bem, mesmo que a intenção tenha sido partilhar um encontro "desenvolvido", é muito difícil transmitir um encontro "vivido". Faço questão de voltar nessa imagem, pois é exatamente isso que muitas vezes ocorre  em nossos encontros catequéticos. Nossos catequizandos não entendem de imediato aquilo que queremos transmitir, porém, cabe a nós enquanto catequistas mistagogos(aquele que ajuda a introduzir nos mistérios)com sabedoria e discernimento  se fazer entender.

Já tem muitos anos que, eu, Imaculada não gosto de desenvolver meus encontros catequéticos num ambiente nu ou com aquela mesma mesa, toalha, Bíblia, flor, imagem de uma santo(confesso aqui nesse pequeno espaço do parenteses que já fui essa catequista, que saia de casa com a sacolinha pronta de toda semana e ia para meus encontros). Tenho estudado e acompanhado a dinamicidade de nossa catequese e tenho percebido que precisamos nos dispor de novas ferramentas para atingir nossos interlocutores, cada dia mais ausentes das coisas do alto e mais exigentes. 

Se você estudar um pouco de metodologia catequética vai concordar que temos vários caminhos para fazer a mensagem chegar ao coração.  Sempre gostei de fazer uso  da ambientação, usando de símbolos, imagens, músicas que facilite ou introduza meus catequizandos ao tema a ser  desenvolvido. 

Particularmente falando, gosto de usar de ambientações. Gosto quando os catequizandos chegam no encontro e vão direto analisar o que foi preparado. E amo quando sem que eu diga uma palavra, já traduzem o que vamos partilhar naquele dia. Eles vão se acostumando ao seu jeito de transmitir a mensagem.

Porém, se alguns não entendem e até questionam, não vou  chutando o balde. Com unção e espiritualidade vou conduzindo de forma que cada simbolo vá revelando a mensagem a ser transmitida. Eu pensei, rezei, preparei o encontro em casa, eles não. 

No desenrolar do encontro vão entender que a cor roxa, meio que sombria, usado nesse tempo de preparação para a páscoa nos remete a uma interiorização, mudança de atitudes, conversão. O galho seco, sem vida, representa nós sem a luz de Cristo. Somos membros de Cristo e não temos vida fora dele. Quando acendemos a luz maior , fazemos para tornar a presença de Cristo simbolicamente visível. As menores para deixar claro que uma vez iluminados por Cristo devemos ser luz no mundo. Iluminados, iluminadores! Nossa missão, fazer com que vendo a vela, sua chama que fumega, enxergue, sinta a presença de Cristo arder o coração.

Sem a presença do Espírito Santo não entendemos a Palavra de Deus e muitas vezes, não generalizando, a Palavra está assim, fechada, acorrentada em nossos lares. Muitas vezes só serve para ornamentação. A Palavra é viva e eficaz se lida, meditada, refletida e vivida, caso contrário é tal qual a imagem que chocou a alguns.

Não sei se me fiz entender e se consegui introduzi-los no mistério desse tempo forte que estamos prestes a viver em nossa Igreja. Tempo esse que não é levado a sério por muito e nem  por muitos catequistas.

Grande abraço, estou aberta a críticas, desde que seja construtiva, pois sou uma catequista em constante estado de feitura. Nunca me encontro pronta!!

Imaculada Cintra




3 comentários:

  1. ótima idéia assim fazemos uma catequese mistagogica com dedicação e amor,obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amei essa imagem, a mensagem q trás consigo, fiz no meu grupo de oração, e foi muito bom ,pq nossas catequese "tradicional " são secas, vazias... por isso querida você é uma inspiração para mim... continue transmitindo sua forma linda de catequizar pq é dessa forma que eu também me identifico... PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  3. Me inspiro muito em você!
    Consegue formar catequistas à distância!
    Você é ótima! Um beijo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!