segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Desabafo de uma mãe...

"Boa noite sou cristã andei na catequese e gostava muito da minha catequista, agora tenho um filho e pós na catequese já anda no 3 ano, mas agora a catequese é muito diferente logo no 1 ano a catequista mandou os meninos fazerem um ditado a ela a dizer a oração do pai nosso, e agora quer fazer uma avaliação desde do 1 ano ate agora para ver se eles fazem a 1 comunhão e diz que os pais querem é festas, eu em casa fazemos as nossas orações falo de Deus, fiquei chateada com a catequista vou tirar o meu filho da catequese."
Amada leitora, fiquei feliz com tua visita e por teu comentário. Gostaria de conversar um pouquinho com você sobre seu relato.

Em primeiro lugar,  não tire teu filho da catequese, sua inquietação é oportuna , pois chamada oral de orações, avaliação não se concebe mais na catequese. Orações se aprende rezando e a melhor avaliação é quando o catequista percebe mudança de atitudes, gosto em participar dos encontros e da missa. Pode-se até fazer alguma atividade lúdica, como um jogo para memorizar ou avaliar o catequista (não o catequizando), mas algo descontraído,  sem peso de avaliação, muito menos punição. 

O processo de iniciação à vida cristã é permanente, o catequizando não está pronto ao abeirar-se da primeira Eucaristia, mesmo porque o sacramento não é a meta da catequese, ele acontece no decorrer da caminhada, mas a meta é  formar cristãos. 

O Espirito Santo vem agindo,  inspirando uma nova maneira de enxergar e fazer a catequese, porém,  essa mudança de mentalidade ainda não chegou em muitos lugares. Nossas paróquias, bispos, padres, catequistas, enfim, todas as pastorais, estão passando por um processo de conversão pastoral. Retirar práticas escolares, de nossos encontros catequéticos, romper com certos vícios não é tarefa fácil.

Dialogue, argumente, mostre que para você a caminhada de fé de teu filho é algo valioso. Desistir não é melhor opção. Engraçado que na época em que você fez catequese, essas práticas poderiam ser vistas como algo normal, hoje em dia,  a catequese é pra ser diferente, uma catequese experiencial, vivencial, orante, transformadora.

Não fique chateada com a catequista, talvez ela não tenha ainda recebido a formação adequada sobre as mudanças e adequações atuais. Digo isso, pois quando comecei como catequista, fiz tudo que essa catequista fez. Hoje, minha missão é conscientizar os catequistas para que não façam isso...srrsrs

Torço para que tudo se ajeite. Podemos continuar essa prosa. 
Grande abraço
Imaculada Cintra
Catequista em constante estado de feitura.

CLIQUE NESSE LINK E VEJA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO:
https://imaculadacintra.blogspot.com/2015/10/avaliacao-ou-revisao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!