quinta-feira, 2 de junho de 2016

Prosa iniciática entre catequistas



IVC em gotas! Podemos assim chamar essas nossas pequenas inquietações/colocações/partilhas sobre a Iniciação Cristã. Você pode dar continuidade a essa conversa.
 
Comecemos com essa pergunta: Que tipo de catequistas precisamos para que a IVC aconteça?(Imaculada)

Esta pergunta suscita em mim muitas inquietações: Que catequista eu sou hoje? Será que ainda estou preso àquela catequese puramente doutrinal e sistemática? Será que minha catequese parece mais com “aula” ou com encontros que levam a experiência com Jesus? Aprendi que não damos catequese. Quantas vezes eu já falei isso! Nós fazemos catequese! É interação de fé e vida, não transmissão de conhecimento. Acho que podemos começar esta reflexão olhando para o catequista que nós somos. É um bom ponto de partida! (Cris Menezes)

Acho que o primeiro requisito para sermos catequistas de IVC, é sermos verdadeiramente convertidos, vivermos de fato a nossa fé e levarmos a nossa vida sacramental a sério, não como obrigação, mas por amor a Jesus!(Cláudia Pinheiro)

Não se assustem, pois que temos muitos e muitos catequistas atuando e que não foram iniciados, por isso a pergunta: Que tipo de catequistas precisamos para que a IVC aconteça? Quantas vezes, com nossas atitudes, damos provas de que não fomos devidamente iniciados. Falo por mim, minha briga por minha conversão é diária. Pergunto-me sempre: "Uma pessoa que fez sua adesão por Cristo agiria dessa forma?" (Imaculada)

Um catequista não iniciado! Como ele pode ajudar alguém nesta iniciação à Vida Cristã se ele não percorreu bem o caminho? (Cris Menezes)

Pois é! (Imaculada)

A Iniciação à Vida Cristã é uma iniciação ao mistério de Jesus. Depois de iniciados, temos um longo caminho de muito aprendizado, de erros, de falhas, acertos, de oração, de Eucaristia. Faz parte do nosso processo de conversão. O que pode acontecer é uma iniciação que foi feita às pressas, por obrigação, que foi mal feita. É por isso que a proposta do Rica é uma revolução se comparado como fazemos catequese hoje! Depois de iniciados, os catequizandos vão continuar sendo acompanhados, vão vivenciar o mistério, fazer a experiência com Jesus, é a etapa da mistagogia! Gosto de pensar na conversão como um processo. Sempre penso na frase de um religioso:"Quando achar que encontrou Deus, não pare de procurá-lo."(Cris Menezes)

2 comentários:

  1. Começamos bem! Irei repostar este diálogo.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga!!!

    Passando aqui para fazer uma visitinha!!! Que Deus lhe conserve sempre no caminho do anuncio do Evangelho!!!

    Um forte e fraterno abraço!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!