quinta-feira, 2 de junho de 2016

O tempo passou, será que alguma coisa mudou?




Escrevi esse desabafo em 2013, e hoje relendo, me pergunto: Será que alguma coisa mudou naquela paróquia? Tai, vou procurar saber!!!

"Poderia estar planejando meu final de semana, mas sabe, de verdade o que queria estar planejando? Uma manifestação catequética... Catequistas com suas faixas, latas na mão, de frente à casa paroquial, debaixo da janela do pároco, gritando, exigindo o apoio do padre... quem sabe até uma greve catequética, não reivindicando aumento de salário, pois nosso patrão é bem generoso, mas reivindicando coisas básicas e essenciais para a catequese, necessidades que vão muito além do espaço físico... Muitas vezes o catequista, o coordenador precisa da segurança do sacerdote ao lado, apoiando, pensando, elaborando um plano de ação para o agir catequético... Isso é o mínimo que eles podem querer... Em muitos lugares, a catequese está jogada às traças... Ela ainda acontece porque existem um grupo de catequistas que tem certeza de seu chamado e fazem sua parte... Um grupo onde mesmo passando por todas as necessidades, ainda tem um brilho no olhar quando falam da catequese...

É doloroso pra mim ouvir da boca de um catequista: "Aqui, nossa catequese parece um bairro que está começando, e que não tem nada, não tem energia elétrica, água encanada, asfalto... Aqui não passa nada, nem ônibus chega, estamos abandonados..."

Isso é triste e eu não posso e não vou ficar calada, nem estagnada no meu canto. Em pleno 2013(estamos em 2016, será que alguma coisa mudou?)as coisas não podem continuar assim, que me desculpem, mas nossos padres, a maioria deles, precisam avaliar sua vocação sacerdotal e sair do comodismo e começar a arregaçar as mangas para trabalhar...

Não dá mais pra empurrar com a barriga... Caraca!!!!!!!
Desabafo!

Indignação!
Revolta!
Tristeza!
Inquietação!

Sinto tudo isso e muito mais nesse momento!"

Um comentário:

  1. Interessante que este problema que você relatou na sua comunidade também tem a ver com a minha comunidade, e olha que estamos em localidades diferentes: São Paulo- Brasília, vivemos em realidades sociais/culturais/religiosas muitas vezes distintas. Mas tenho esperança que podemos mudar esta situação! Como? Juntos! Catequistas Unidos em frente! :) abçs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!