quarta-feira, 13 de abril de 2016

Papa Francisco fala sobre o tema da multiplicação dos pães

Compaixão, partilha, Eucaristia: este o caminho que Jesus nos indica neste Evangelho” – sublinhou o Papa Francisco, neste domingo ao meio-dia, na Praça de São Pedro, comentando a liturgia deste dia, com o episódio da multiplicação dos pães, segundo São Mateus…

“Perante a multidão que o assedia e – por assim dizer – não o deixa em paz, Jesus não reage com irritação, mas sente compaixão… Ele sabe que as pessoas não o procuram por curiosidade, mas por necessidade… Jesus ensina-nos a colocar as necessidades dos pobres acima das nossas. As nossas exigências, embora legítimas, nunca serão tão urgentes como as dos pobres, que não têm o necessário para viver”.

No que diz respeito à partilha, “é útil confrontar a reacção dos discípulos perante aquelas pessoas cansadas e cheias de fome com a de Jesus”...
“Duas reações diferentes, que reflectem duas lógicas opostas. Jesus raciocina segundo a lógica de Deus, que é a da partilha”.
Se tivesse mandado embora as pessoas, muitos teriam ficado sem comer… Assim, aqueles poucos pães e peixes, partilhados e abençoados por Deus, bastaram para toda a gente… Mas não se trata de magia!
“Atenção: não é magia, é um sinal! Um sinal que convida a ter fé em Deus, Pai providente, que não nos deixa faltar o pão nosso de cada dia, se o soubermos partilhar como irmãos!”

Finalmente, a terceira mensagem deste Evangelho, segundo o Papa Francisco, é que este prodígio dos pães preanuncia a Eucaristia, como se vê desde logo no gesto de Jesus, que “recitou a bênção” antes de partir o pão e o distribuir pela multidão. É o mesmo gesto que Jesus faz na Última Ceia, quando instituir o memorial perpétuo do seu Sacrifício redentor. Na Eucaristia Jesus… dá o pão da vida eterna, dá-se a Si mesmo, oferecendo-se ao Pai por nosso amor.

Recapitulando, o Papa recordou de novo que “partilha – comunhão – Eucaristia” constitui o caminho que Jesus nos indica neste Evangelho: caminho que nos leva a enfrentar com fraternidade as necessidades deste mundo, mas nos conduz para além deste mundo…

Acessando nesse  link vc pode ouvir a fala do papa sobre esse assunto. 
FONTE;http://pt.radiovaticana.va/storico/2014/08/03/papa_ao_angelus_-_compaix%C3%A3o,_partilha,_eucaristia_a_mensagem_deste/por-817295 

2 comentários:

  1. Tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebestes, e vos será concedido. (Mc 11,24).
    Imaculada Cintra, me chamo Isabel Alegria, sou catequista e coordenadora da Pastoral da catequese da paróquia São Sebastião em Manaus-AM, fico feliz em encontrar pessoas assim como vc, seguidora de Jesus, amada, tudo que peço em oração é sabedoria para que nós catequistas, possamos levar sua palavra aos nossos irmãos e com eles aprendermos a conhecermos mais e mais esse caminho de Jesus, até chegarmos a vida eterna, Jesus Cristo é o "Centro". Um abraço minha irmã, parabéns pela iniciativa da criação do do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel...que bom receber seu recadinho e como esse gesto de vc parar, escrever essas palavras me alegrou...Isso me motiva a continuar com ele...Que o Santo Espírito nos mantenha firme nessa caminhada sempre!! Grande beijo caé do interior de São Paulo...

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!