domingo, 3 de abril de 2016

Dinâmica do barco

republicando...

Reforçando o valor da Eucaristia...

Olá Luísa...
Obrigada pelas palavras carinhosas.Fico feliz que tenha encontrado meu blog e mais feliz ainda que tenha gostado. Entre, sente e fique à vontade, a casa é nossa. Tem muito do meu amor pela catequese  por aqui.

Desejo que o 'encontrão' de v0cês seja maravilhoso, com copiosas bençãos. Envie pra mim, fotos para que eu possa publicar aqui. É legal essa partilha de encontros assim.

Veja a dinâmica que você quer. Já usei dela em várias ocasiões, com meus catequizandos, pais, casais, jovens. Basta fazer algumas adaptações de acordo com a idade e ocasião.
O exemplo abaixo trabalhei com casais...


Dinâmica: SUA VIDA É COMO UM BARCO

Primeiro somos chamados por Deus à vida. Depois fomos chamados para construir uma família. Esta nossa  vida familiar vamos representar como um barco(vida) que navega em alto mar(mundo)

 E lá estamos nós, navegando, navegando e nem sempre navegamos em águas calmas, por vezes o mar se encontra agitado, de tal forma que as ondas nos atingem, entrando dentro desse barco... 

De repente você percebe que  o barco pesa pelo lado direito...
O que está acontecendo com nosso barco? Não vamos permitir que ele se afunde!
A falta de diálogo, inveja, ambição, drogas, más companhias, bebidas, televisão com todo tipo de informações, computador, redes sociais, inveja, desemprego...
Vamos retirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)

Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que agora é o outro lado

que está pesado Precisamos tirar mais alguma coisa deste barco: Egoísmo, infidelidade-divórcio, doenças, ciúmes em excesso, impaciência, desamor, mentira, falta de oração..(Cortar a ponta do lado esquerdo do barco)


Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta pra cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível)

Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa)


Está é a camisa do Cristão, somos atletas de Cristo, e como bom atleta que somos temos que usar, suar muito essa camisa para que nosso time sempre vença (colocar alguma coisa sobre o nosso dever de ser cristão)sair do nosso comodismo, participar da comunidade, das missas, quem as de alguma pastoral, da catequese, dos encontros com os pais, dos sacramentos... confissão, eucaristia...ajudar os mais necessitados...


Depois de suarmos esta camisa, nós podemos ter certeza disto (Abrir a camisa e mostrar a cruz sinal da certeza da nossa Salvação)
Só conseguiremos esta salvação se assumirmos a proposta de Cristo (Olhando através da cruz podemos ver nosso próximo e entender suas necessidades)

Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não deixando que nosso barco afunde. Temos que nos alimentar, e aqui está o único e verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes (Esta pontinha do barco que guardamos - mostrar e
perguntar o que é, resposta: eucaristia - está é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade).
 

Obs.: Os quatro pedaços de papel que retiramos da ponta do barco são os remos. Nós usamos dois remos e os outros dois remos são de Jesus que está sempre em toda nossa caminhada nos ajudando.

(leitura Mt 8, 23 - 2)

4 comentários:

  1. Muito obrigada pela sua atenção Imaculada, e pode deixar que te mando sim as fotos desse "encontrão", mando para o seu email, e vou ficar muito feliz em saber que eu, meus colegas catequistas e minhas crianças estaremos fazendo parte de um blog chique e lindo como o seu, e quando vc postar vou falar pra eles acessarem para verem, adorei ter vc como colega de catequese, espero que continue, um grande abraço, paz e bem pra vc e sua família e quando vier a Uberaba visitar sua filhota venha com tempo e nos faça uma visita me avisa antes, bjssssss.
    Luísa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa... Pretendo ficar uns dias com minha filha em Uberaba, já que ela não terá férias... Apesar de ser férias da catequese, poderíamos marcar um dia com os catequistas para partilharmos um pouquinho sobre catequese... O que acha??? Eu devo ir na segunda quinzena de julho... Aguardo as fotos, com informações de como aconteceu o encontrão...ok

      Excluir
  2. Olá Imaculada, saudações catequéticas, rsrss.
    Olha estava revendo uma matéria que vc postou no blog do Pe. Vanildo de Paiva sobre a Iniciação Cristã e me impactou muito uma coisa que na época que li, nem me chamou atenção: no nº 3 Inspiração Catecumenal, ítem "b" CRISTO COMO CENTRO E REFERÊNCIA DA CATEQUESE!
    Será que qdo vc voltar das férias, gostaria de sugerir que se pudesse falar mais detalhadamente deste parágrafo...
    bjos, fica na paz. Cátia

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii vou fazer com os meus catequizandos. Mtooo obrigada Deus te abençoe sempre e ricamente

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!