quarta-feira, 30 de março de 2016

Rito do Éfeta, isto é, abre-te!

Rito com os catequizandos e catecúmenos de 10 anos aproximadamente, que passaram pelo pré-catecumenato/ querigma e estão no tempo do catecumenato.

Esse rito deve ser feito num ambiente tranquilo que favoreça a escuta, tendo como destaque o Ambão/mesa da Palavra e o altar/mesa Eucarística, reforçando a igual dignidade das duas mesas...
'A liturgia da Palavra e a Eucarística estão tão intimamente ligadas entre si que instituem um só ato de culto'

O fato de estarmos reunidos para acolher a Palavra de Deus requer algumas atitudes para que nos comuniquemos com os sinais que a liturgia oferece. Devemos nos colocar em atitude de escuta, porque é o próprio Cristo quem anuncia na força de seu Espírito.



 



Éfeta, isso é, abre-te, a fim de proclamares o que ouviste para louvor e glória de Deus...





.



Passagens proclamadas:
Is 55,10-11
Hb 4,12-13
Mc 7,31-37
'ÉFeta, que quer dizer: 'abre-te' (Mc 7,34). Ele continua também hoje a gritar o se "éfeta" a tanta gente que não enxerga, não ouve, não fala. E muitas vezes não enxerga a beleza de Deus, não ouve a Palavra de Deus a Palavra de Deus, não fala a língua de Deus"( Cativados por Cristo, catequese com adultos/Paulinas p.70)

Oremos:
Por todos nós que ouvimos a Palavra, em especial por nossos catequizandos para que estejam dispostos a obedecer a Deus desde o coração, cujos ouvidos foram abertos pela graça de Deus para seguir a sua Palavra.

O rito do Éfeta na íntegra, você encontra no livro Iniciação à Vida Cristã - Eucaristia, da Paulinas, na página 131 ou clicando no link a seguir>>>http://www.imaculadacintra.blogspot.com.br/2012/03/efeta-o-que-e-isso.html#links

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!