quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A união com meus colegas catequistas me faz ser mais criativa!

Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: 

"Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um. 

Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as idéias, cada um vai embora com duas."


Quando posto minhas experiências catequéticas, sempre recebo comentários positivos sobre minha criatividade. Quero ter um dedinho de prosa sobre isso. De fato, eu durmo e acordo pensando meus encontros, de modo que se torne mais atrativo, mistagógicos, menos cansativos. Tenho o desejo que meus catequizandos sejam sempre surpreendidos. Tudo é pensando. A ambientação que fala por si só, as cores litúrgicas, a disposição das cadeiras, parábolas, músicas, imagens, dinâmicas... Uso o espaço que tenho de maneiras diferentes, um dia uso o centro, outro dia um canto da sala, enfim, uso todos os cantos. Dependendo do encontro, sentamos no chão, até deitamos. Nos reunimos em grupos. Quem tem seus encontros durante o dia, pode usar a sombra de uma árvore, uma praça. Enfim, o Espírito Santo é bem dinâmico e só espera a oportunidade de encontrar corações dóceis para atuar.

A gente vai aprimorando nosso fazer catequético com o passar do tempo. Tenho 20 anos de catequese. Já fiz coisas que até Deus duvida, mas sei que tudo serviu para meu amadurecimento.

Agora, quero chegar no ponto "X" dessa minha postagem. As ideias, sugestões que compartilho são respostas de um trabalho em equipe. Já tem algum tempo que em minha paróquia (na matriz), os catequistas que trabalham com a iniciação eucarística tem tido o zelo de se reunir toda segunda-feira para preparar o encontro semanal. Nesse encontro, trocamos experiências,  ideias. Isso não quer dizer que fazemos os encontros idênticos, pois isso é impossível devido à diversidade das turmas, mas procuramos seguir uma linha de ação. Se algum catequista em seu preparo particular tiver uma inspiração que não foi partilhada no grupo, isso não impede que ele a coloque em prática.

Por isso me veio à mente esse ditado chinês, pois a  maior fonte de formação de um catequista está nessa união com outros catequistas, sem falar que isso orienta os que estão chegando. Como é bom, rimos, brincamos, falamos mais que um bando de maritacas. Saímos desses encontros  animados, motivados, sonhando como será o encontro da semana.

Temos tido uma adesão de quase todos os catequistas e isso conseguimos com o tempo. Além desse encontro, temos um grupo no whatsapp para complementar, partilhar alguma ideia que vá surgindo, acertar alguns detalhes, dividir a alegria vividas nos encontros.

É isso aí!! Catequista que se prepara unido, permanece unido e nossa catequese fica mais fortalecida. Se me preparo sozinha tenho só a minha ideia, se me preparo em grupo, tenho várias!

Beijo grande!
E você, como acontece em sua paróquia?
Partilhe conosco!
Imaculada Cintra!

Um comentário:

  1. Oi, Imaculada. Tive a feliz oportunidade de conhecê-la no Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, realizado em novembro de 2014, em São Caetano do Sul e agora também a feliz oportunidade de conhecer seu blog. Ainda não explorei tudo que você postou, mas já estou amando e sentindo que será uma fonte para nosso trabalho aqui em Pelotas, onde estamos começando essa caminhada. Abraço e parabéns pelo excelente conteúdo do seu blog: é um presente para todos nós catequistas. Luciana Chimendes, Pelotas, RS.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!