quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Rito de admissão - Entrada na catequese (catecumenato)

        
Rito de admissão... Rito de entrada na catequese... Rito de Instituição dos catecúmenos... Esse rito, juntamente com a entrega da Palavra  é maravilhoso. É contagiante. A assembleia percebe que algo diferente está acontecendo na catequese. Os que já passaram pela catequese, até comentam: "Na minha catequese não teve nada disso..."
Aos poucos vamos caminhando, acertando, adaptando uma coisinha aqui, outra ali...
Deixo abaixo os passos de como fazemos aqui, lembrando que a cada ano, vamos ajustando, tudo na tentativa de fazer melhor.
Você pode conhecer esse rito, na página 241 do RICA (ritual da iniciação de adultos)
Esse que demonstramos foi retirado do material que usamos: Iniciação à vida Cristã - Eucaristia- Paulinas...


CATEQUESE CATECUMENAL
(CONFORME APARECE NO LIVRO DE CATEQUESE)

RITO DE ACOLHIDA
Chegada
O presidente inicia a celebração com os que estão presentes na igreja. A procissão sai da sacristia, com os ministros.

(Catecúmenos, catequizandos, pais, padrinhos e catequistas estão na porta da Igreja, do lado de fora )

Saudação e Exortação

Faz a saudação e exortação, convidando os participantes a compreender e celebrar a entrada das crianças no período do catecumenato.

Diálogo

Aquele que preside vai a porta da igreja para acolher as crianças e seus familiares para interrogar da intenção deles em participar do catecumenato.



Quem preside: O QUE VOCÊS QUEREM SER?
A Criança: QUERO SER CRISTÃO.

Quem preside: POR QUE VOCÊS QUEREM SER CRISTÃOS?
A criança: PORQUE CREIO EM JESUS CRISTO.

Quem preside: QUE DARÁ A FÉ EM CRISTO?
A Criança: A VIDA ETERNA.

 

Quem preside: Como vocês já creem em Cristo e querem receber o Batismo(se não houver catecúmenos, omite o que está em negrito), vamos acolhê-los com muita alegria na família dos cristãos, onde cada dia vão reconhecer melhor a Cristo. Conosco, vão procurar viver como filhos e filhas de Deus, conforme Cristo nos ensinou. Devemos amar a Deus de todo o coração e amar-nos uns aos outros assim como ele nos amou.

Adesão

Quem preside: A Vida Eterna consiste em conhecermos o verdadeiro Deus e Jesus Cristo, que foi enviado por ele. Após ressuscitar dos mortos, Jesus foi constituído por Deus, Senhor da vida e de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Se vocês querem ser discípulos de Jesus e membros da Igreja, é preciso que vocês sejam instruídos em toda a verdade revelada por ele,  aprendam a ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, procurem viver segundo os preceitos do Evangelho e amem o Senhor Deus e o próximo como Cristo nos mandou fazer, dando-nos o exemplo.
Cada um de vocês está de acordo com isso?
A Criança: ESTOU.

Diálogo com os pais e a assembleia
Quem preside, voltando-se para os familiares, interroga-os com estas palavras ou outras semelhantes:
Vocês, pais, familiares e amigos, que nos apresentam agora estas crianças, estão dispostos a ajudá-las a encontrar e seguir o Cristo?
Todos: Estamos.

Quem preside: Estão dispostos a desempenhar sua parte nessa missão?
Todos: Estamos

Quem preside, interroga a todos os presentes: Para continuarem o caminho hoje iniciado, estas crianças precisam do auxílio de nossa fé e caridade. Por isso, pergunto também a vocês, seus amigos e companheiros: Estão vocês dispostos a ajudá-las a se aproximar progressivamente do Batismo?
Todos: Estamos.

Quem preside, de mãos unidas, diz:
Pai de bondade, nós vos agradecemos por estes vossos filhos e filhas, que de muitos modos inspirastes e atraístes. Eles vos procuraram e responderam, na presença desta santa assembleia, ao chamado que hoje lhes dirigistes. Por isso, Senhor Deus, nós vos louvamos e bendizemos.
Todos respondem, dizendo ou cantando:
BENDITO SEJA DEUS PARA SEMPRE.



Assinalação da fronte e dos sentidos

Quem preside: Queridos  catecúmenos e catequizandos, entrando em comunhão com nossa comunidade, vocês experimentarão nossa vida e nossa esperança em Cristo. Agora vou, com seus catequistas, assinalá-los com a cruz de Cristo. E a comunidade inteira cercará vocês de afeição e se empenhará em ajudá-los.

Quem preside faz o sinal da cruz sobre todos ao mesmo tempo, enquanto os catequistas o fazem diretamente em cada um. A fórmula é sempre dita por quem preside:

Ao assinalar a fronte:Recebe na fronte o sinal da cruz: O próprio Cristo te protege como sinal de seu amor. Aprende a conhecê-lo e a segui-lo.


Ao assinalar os ouvidos: Recebam nos ouvidos o sinal da cruz, para que vocês ouçam a voz do Senhor.


Ao assinalar os olhos:Recebam nos olhos o sinal da cruz, para que vocês vejam a glória de Deus.


Ao assinalar a boca:Recebam na boca o sinal-da-cruz, para que vocês respondam à Palavra de Deus.


Ao assinalar o peito:Recebam no peito o sinal da cruz, para que Cristo habite pela fé em seus corações.


Ao assinalar os ombros:Recebam nos ombros o sinal da cruz, para que vocês carreguem o jugo suave de Cristo.



Quem preside, sem tocar nos catecúmenos, faz o sinal da cruz sobre todos ao mesmo tempo, dizendo:
Eu marco vocês com o sinal da cruz: Em nome do Pai, e do Filho +, e do Espírito Santo para que vocês tenham a Vida Eterna.

Os Candidatos: Amém.


Pode-se cantar esta aclamação de louvor a Cristo:
Glória a ti Senhor, toda graça e louvor.
Ou: Vitória, Tu reinarás, oh Cruz, tu nos salvarás.

Quem preside diz:

Oremos.

Deus todo poderoso, que pela cruz e ressurreição de vosso Filho destes a vida ao vosso povo, concedei que estes vossos servos e servos, marcados com o sinal da cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da cruz e a manifestem por palavras e gestos. Por Cristo, Nosso Senhor. R. Amém.

Segue com a oração coleta.

LITURGIA DA PALAVRA

Entrega do Livro da Palavra de Deus:

91. Estando os catequizandos em seus lugares, quem preside dirigi-lhes uma breve alocução, mostrando a dignidade da Palavra de Deus, que é anunciada e ouvida na assembléia litúrgica.
O livro das Sagradas Escrituras é trazido em procissão, colocado respeitosamente na mesa da Palavra, podendo também ser incensado.
Segue-se a celebração da Palavra.

93. Depois da homilia, quem preside entrega aos catequizandos, com dignidade e reverência, a bíblia, com estas palavras:



Recebe o livro da Palavra de Deus.
Que ela seja luz para a tua vida.
A Criança: Amém!

Preces pelos Catecúmenos

Quem preside: Oremos por nossas queridas crianças, que agora procuram a Deus:
Leitor: Nós vos pedimos, Senhor, que aumenteis cada dia mais seu desejo de viver com Jesus.
R. Nós vos pedimos, Senhor
Leitor: Nós vos pedimos, Senhor, que elas sejam felizes na Igreja.
R. Nós vos pedimos, Senhor
Leitor: Nós vos pedimos, Senhor, a graça de perseverarem na preparação para os sacramentos.
R. Nós vos pedimos, Senhor
Leitor: Nós vos pedimos, Senhor, que vosso amor afaste de seus corações o medo e o desânimo.
R. Nós vos pedimos, Senhor
Leitor: Nós vos pedimos, Senhor, que estas crianças tenham a alegria de receber o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.
R. Nós vos pedimos, Senhor

Oração Conclusiva:
Os catequizandos se ajoelham diante de quem preside (se são muitos, ficam de joelhos no lugar em que estão). Este com as mãos estendidas sobre eles diz a seguinte oração:
Oremos.
Deus Eterno e todo-poderoso, sois o Pai de todos e criastes o homem e a mulher à vossa imagem. Acolhei com amor estes nossos queridos irmãos e irmãs e concedei-lhes que eles, renovados e pela força da Palavra de Cristo, que ouviram nesta assembléia, cheguem pela vossa graça à plena conformidade com vosso Filho Jesus. Que vive e reina para sempre.
Amém.

Segue a missa ou celebração como de costume:

liturgia eucarística.

2 comentários:

  1. Oi Imaculada, tudo bem?! Li esta postagem mais cedo... fico feliz qdo vejo q vcs estão caminhado na IVC, nós ainda estamos engatinhando, e as vezes parece um processo tão distante... Estou passando para convidar vc para participar de um sorteio que estou realizando no blog! Paz e bem pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi Imaculada! Adorei o rito proposto, ainda mais que preserva a entrada dos catecúmenos, coisa que ainda não conseguimos na nossa paróquia. Sendo assim, gostaria de perguntar se a missa não fica muito longa para o restante da assembleia? Grata.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!