A formação catequética de inspiração catecumenal possui dois elementos que se interconectam e são fundamentais ao processo do "tornar-se cristão".
A formação sistemática da fé e a celebração das etapas de iniciação da fé. Estas duas realidades - formação e liturgia são os instrumentos do Espírito de Deus para suscitar a fé e formar discípulos.
A grande contribuição do Concílio Vaticano II foi resgatar a liturgia catecumenal da catequese. Para aqueles que ainda não foram iniciados em nenhum sacramento, a liturgia catecumenal vai introduzindo os catecúmenos na participação do Mistério Pascal de Cristo até sua plenitude iniciática na Vigilia Pascal.
Além disto introduz o catecúmeno no Ano Litúrgico onde a Igreja celebra os Mistérios de Nossa Salvação. Que mais? É onde também o catequizando vai aprendendo a experiência de viver e celebrar em comunidade.
Se alguém achar que a liturgia catequética não é importante, fale então diretamente com o Espírito Santo, pois foi Ele que inspirou a restauração do estilo catecumenal através do Concilio!
As celebrações litúrgicas do processo catequético fazem parte fundamental da formação. São nestas celebrações que o catequizando vai, processualmente, deixando-se tocar pelo Mistério Pascal de Cristo; é onde se realiza o encontro mistagógico com a Palavra que foi anunciada na catequese. Catequese sem liturgia catecumenal é como falar sobre um banquete e não levar as pessoas a saboreá-lo!
Já que os pais não tem fé suficiente para formar os filhos....delegando-os à comunidade....no mínimo deveriam oferecer a oportunidade de uma formação completa....catequese: formação e liturgia.
Marcelo Prestes
Franca-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!