terça-feira, 15 de outubro de 2013

Crismei, e agora!!??

Com a Palavra, Paulo Roberto Faria...
 Ele não "faria", este jovem faz a diferença!!
Obrigada pelo texto, por sua colaboração, por esse grito tão necessário.
 Infelizmente,  nossa grande dificuldade é fazer  de nossos crismados, pessoas atuantes na comunidade...
 Uma grande maioria ainda vê a crisma como término de um curso ( DEMORÔ pra acaba neh!!)
 Porém, não sejamos de todo pessimistas, temos exemplos de jovens  sedentos, que querem contribuir, querem colocar seus dons à serviço!!
Entenderam que A Crisma não é o fim da caminhada, mas, um IMPULSO MISSIONÁRIO.

Crismei, e AGORA?
Quando terminamos o ensino médio temos em mente o que iremos fazer, seja uma faculdade, um curso técnico, ou até mesmo trabalhar, sempre temos alguma expectativa do que fazer, afinal, nós não queremos ficar parados.

E quando terminamos a Crisma, o que fazer? Ficar em casa e deixar guardado todo o tesouro (conhecimento) que foi adquirido no tempo de formação, ou colocar tudo isso em ação e partilha?

Uma vez que o jovem foi confirmando na fé e recebeu o Espírito Santo no sacramento da Crisma , saiba que, o CRISMADO tem por MISSÃO mostrar ao mundo os dons e frutos do Espírito Santo; ignorar, ocultar e desprezar estes dons e frutos é uma forma de ingratidão a Deus e é também um meio de não edificar a Igreja de Cristo.

Sim, para que a Igreja permaneça na sua missão de evangelizar, eu preciso partilhar os dons que Deus me concede, preciso me colocar a serviço e disposição, a Crisma é este convite, durante o período formativo o catequista dá ao crismando um “alimento” espiritual e doutrinário, e quando termina o jovem é convidado e partilhar este alimento.

Mas como partilhar este “alimento”?
Esta é a maior riqueza da Igreja, a diversidade de carismas, movimentos e pastorais com os quais podemos partilhar, seja num grupo de jovens, numa pastoral catequética, seja na liturgia, ou nas milhares de opções que a Igreja tem para que cada leigo (a) se coloque neste serviço de evangelização.

Jovem, é preciso sair da Crisma com o ardente desejo de levar este Espírito Santo aos demais, anunciar Jesus e o Evangelho. A Crisma não é o fim da caminhada, mas, um IMPULSO MISSIONÁRIO.

O Bispo ao conferir o sacramento no fundo diz a cada um: Querido Jovem, ide e anunciai, ide em missão, vos sois adultos na fé, ensinai a doutrina aos demais, amai a Igreja, amai a Cristo, fiquem na Igreja, fiquem com Cristo.

Se você já recebeu o sacramento, mas se afastou da Igreja, volte, pois precisamos muito de você, procure em sua paróquia a realidade que mais se aproxima de você, tenho certeza que achará algo para exercer sua juventude.·.

Se você ainda está no período formativo, já comece a pensar para onde ir quando a crisma encerrar, a Igreja conta com a sua disponibilidade.
Não enterre este tesouro é tempo de partilha, e mais feliz é aquele que partilha com o irmão.

Estamos juntos na missão!

Paulo Roberto Costa Faria – Catequista de Iniciação à Vida Cristã( etapa crisma) – Paróquia São João Batista -Diocese de Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!