sexta-feira, 5 de abril de 2013

A mistagogia é o tempero que faz a catequese não ser uma mera instrução religiosa.

A Primeira Eucaristia aconteceu na Páscoa, até final de junho, vivenciaremos os encontros mistagógicos, com nossos catequizandos... O processo catequético continua até a Crisma, sem interrupção (temos as férias de julho, em agosto, voltam com outros catequistas- aqui pelas experiências, achamos melhor que o catequizando não permaneça todo processo com o mesmo catequista)
Mistagogia...Encontros mistagógicos... Somos catequistas  mistagogos?
 Vejamos:


A mistagogia é o tempero que faz a catequese não ser uma mera instrução religiosa.
(Pe. Roberto Nentwig)

Mistagogia é um termo grego que significa “conduzir ao mistério”. Assim, o catequista mistagogo é um instrumento que facilita o encontro dos seus catequizandos com o mistério divino.

Catequista místico e mistagogo, portanto, é aquele que está totalmente envolvido numa experiência fascinante de Cristo, sente-se amado por ele, "curte" ser cristão e vocacionado com paixão e alegria e comunica aos outros,  especialmente aos seus catequizandos, a grandeza da sua experiência. Ele já respondeu para si mesmo quem é Jesus em sua vida, que sentido tem ser cristão; ele já construiu sua identidade na comunidade-igreja e no mundo, e por isso mesmo é capaz de partilhar com os outros, tornar-se missionário e profeta da boa-nova. "O espírito de uma pessoa é o profundo e dinâmico de seu próprio ser, suas motivações maiores e últimas, seu ideal, sua utopia, sua paixão, a mística pela qual vive e luta e com a qual contagia" (Dom Pedro Casaldáliga)

Então quando digo que estamos vivendo os encontros mistagógicos, quero dizer que tenho esse tempo para poder conduzir meus catequizandos ao mistério dos sacramentos que eles receberam, a confissão, a Primeira Eucaristia. Tempo de aprofundar, celebrar...

Até pouco tempo,  o catequista encerrava seu compromisso com a turma no domingo seguinte à primeira eucaristia, com a missa dos néos-comungantes. Fazíamos até festa de despedida, com bolo e tudo. Embora, houvesse um trabalho de uma catequese continuada,  não tínhamos esse tempo para aprofundar aquilo que receberam, o que facilitava a evasão de muitos...

Esse tempo que passamos juntos após o recebimento do sacramento da Eucaristia, é  oportunidade de amadurecimento... 

Nosso primeiro encontro mistagógico, acontece na próxima semana ao domingo que fizeram sua Primeira Eucaristia. Não tem tempo de descanso  aliás, descansar de que? Nos cansamos de ficar próximos do Senhor? Nos cansamos de ouvir sua Palavra? Nos cansamos de ouvir falar quem foi esse Jesus que passou por tudo por amor a cada um de nós?

O tema do primeiro encontro mistagógico  é providencial, oportuno: "O espírito continua a missão de Cristo"
Um tema dentro do tempo litúrgico, por isso a riqueza de fazer acontecer os sacramento nesse tempo forte, na páscoa... 

DESTAQUES DESSE ENCONTRO

*A efusão do Espírito Santo que se deu na tarde de Páscoa, como fruto da morte e ressurreição do Senhor.
Jesus não nos deixa orfãos - Ele prometeu que o Espírito permaneceria com seus discípulos e com cada um de nós.
Temos a missão de continuar a missão de Cristo, iluminados por esse Espírito.
* Ambientação - Cristo ressuscitado, Espírito santo, Eucaristia - cor vermelha: lembra fogo que queima, aquece, ilumina, renova... Assim é a ação do Espírito em nós. Ele age e marca para sempre nossa vida.

PARA CELEBRAR
Jesus é chamado de Cristo, o ungido. Na bíblia, as pessoas são consagradas com o óleo que é sobre elas derramado, sinal do espírito que age e marca para sempre sua vida. O óleo é perfumado, porque exala o bom odor de Cristo, o ungido do Pai.
* Aqui ressaltamos a importância do sacramento da crisma, da importância deles continuarem no processo até que se tornem amadurecidos na fé... Que os sacramentos não é ponto final, mas sim, ponto de partida...

DINÂMICA DA UVA
Falar do espírito Santo, pode parecer tarefa fácil, mas fazê-los entender a ação dele, não é tão simples assim... Gosto dessa dinâmica...
Tenha em mãos um lindo e saboroso cacho de uvas... Faça a maior propaganda, quanto ao sabor, procedência, textura... Depois de vender bem o produto, coloque uma na sua boca, saboreie, deixe-os perceber o quanto ela está gostosa, que de fato 'essa' é uma uva diferente, enfim, deixe-os com água na boca... Pergunte, quem quer experimentar, não force... Partilhe... Pergunte, se gostaram e se ficaram com vontade de experimentar, enquanto você descrevia... Conclua, dizendo que assim é a ação do espírito Santo, que eles tem que querer experimentar, que ninguém pode fazer isso por eles...tem que ser um desejo profundo que brote do coração...Não posso obrigá-los, por isso perguntei quem queria...

No final, ao som da música: incendeia minha alma, pedi que escrevessem pra mim a experiência da ação do espírito santo, tanto na confissão, quanto na Primeira Eucaristia...

Vejam as preciosidades:

" Quando eu fiz a confissão me senti mais livre, minha alma limpa. Quando recebi a Primeira Eucaristia, percebi que fiquei mais perto de Deus, me senti protegido e mais perto do espírito santo"

"Emoção por causa da 1ª Comunhão. Achei bonito a emoção da Imaculada, fiquei com dó dela. Tocou no meu coração na hora que eu tomei a hóstia e achei bonito na hora que acendemos a vela"

"Aliviado, alegre, livre, limpo, do lado de Deus (toquei nele)"

"Eu senti que me livrei de um grande peso das minhas costas e senti o Espírito Santo."

"Eu mudei muito, parece que quando eu passei pelo padre, quando estava coma hóstia na boca, eu tive uma sensação boa que eu não sei explicar"

"Senti melhor ao comungar, ao confessar me senti mais leve"

A primeira confissão foi um alívio para mim e para minha alma. A primeira Eucaristia foi mais que a chegada de Jesus na minha vida, por isso eu agradeço a Jesus, muito obrigado pela minha primeira Eucaristia"

"Eu senti emoção, confiança"

"Depois da confissão, me senti mais tranquila e leve e na comunhão, apesar de ter ficado nervosa, é uma sensação muito boa, me senti muito feliz, porque eu sempre quis tomar a minha primeira comunhão. Parece que estou mais calma e paciente."

"Tranquilidade, emoção, felicidade, paz, esperança, ansiedade, livre dos pecados"

"Emoção,muita emoção
Ansiedade-medo
Felicidade
Livre dos pecados
Vergonha(confissão)

"Eu senti a presença de Jesus Cristo em mim  e na minha frente, me dando a Eucaristia"


* o manual que usamos aqui é : INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - EUCARISTIA - 
Núcleo de catequese paulinas - NUCAP



3 comentários:

  1. Nossa!!!
    Pudi sentir a emoção em cada palavra deles!!!
    Imagino pra você quanto foi maravilhoso e gratificante !!
    Ainda vou ser sua catequizanda... (na verdade já sou faz tempo)
    Beijos amadinha de Deus!
    Silvanety Martins

    ResponderExcluir
  2. CHOREI LENDO...MUITO LEGAL SUA DINAMICA DE TRABALHO

    ResponderExcluir
  3. CHOREI LENDO...MUITO LEGAL SUA DINAMICA DE TRABALHO

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!