quarta-feira, 24 de abril de 2013

De carroça eu não digo, mas de fusca...

23 de abril de 2013- formação sobre Vaticano II- forania Nossa Senhora Aparecida - Diocese de Franca-SP


"Quem disse que nossa Igreja tá morta?? A nossa Igreja nunca esteve tão viva!"


Verdade Pe Alfeu, a nossa Igreja está bem viva e ficará mais viva ainda, quando essa mesma Igreja, assumir de fato como prioridade a IVC... Também fiquei feliz de ver a quantidade de pessoas que se dispuseram a ouvir sobre Vaticano II... Fiquei feliz por revê-lo, mesmo com algumas dificuldades, seguindo com sua missão...

* No final da formação, perguntei a ele:
" Olá Pe Alfeu, ouvi do senhor certa vez numa formação, uma comparação e queria te fazer uma pergunta: mesmo depois de tantos estudos, documentos, e se falando em VATICANO II, como nos pede o parágrafo 14 do decreto AD GENTES, sobre o resgate da catequese em estilo catecumenal, o sr acha que a catequese ainda está andando de carroça???"

Ele dá um largo sorriso e diz: Você se lembra disso!!! Não, a catequese não está mais andando de carroça, como à 20 anos atrás, ela progrediu, e está andando... de (pausa)... de... (pausa)!!

rsrsrsr de fusca, disse eu... srrsrsrsr Sim, de fusca, concordou ele!

Ele ressaltou que precisamos andar devagar, para não correr o risco de perder alguém pelo caminho...

Isso de certa forma, aquietou um pouquinho meu coração, porque tenho pressa das coisas... e vi que mesmo que as coisas do mundo, passem por nós, atropelando tudo, temos que ir devagar com nosso fusquinha, pois ainda tem lugares que a catequese ainda está andando de carroça...

"1965... AD GENTES nº 14: “Aqueles que receberam de Deus por meio da Igreja a fé em Cristo , sejam admitidos ao catecumenato, mediante a celebração de cerimônias litúrgicas; o catecumenato não é mera exposição de dogmas e preceitos, mas uma formação e uma aprendizagem de toda a vida cristã; prolongada de modo conveniente, por cujo meio os discípulos se unem com Cristo, seu mestre. 
Por conseguinte, sejam os catecúmenos convenientemente iniciados no mistério da salvação, na prática dos costumes evangélicos, e com ritos sagrados, a celebrar em tempo sucessivos, sejam introduzidos na vida da fé, da liturgia e da caridade do Povo de Deus.
Em seguida, libertos do poder das trevas pelos sacramentos da iniciação cristã , mortos com Cristo e com Ele sepultados e ressuscitados recebem o Espírito de adoção de filhos e celebram com todo o Povo de Deus o memorial da morte e ressurreição do Senhor.”

3 comentários:

  1. É por aí mesmo, Imaculada, temos que ter fé que já somos um fusca. Por exemplo, aqui na nossa arquidiocese, em termos de formação, estamos vendo progresso. Mas falta comunicação, a informação não chega à paróquia (ou se chegou, não foi repassada aos catequistas), a gente é que descobre por acaso o que está acontecendo (acessando os sites, ligando para uma e outra secretaria). Temos uma grande dificuldade em não termos uma coordenação para a catequese.
    Eu também queria ver tudo andar mais rápido, mas ao mesmo tempo me sinto impotente pois minha vida pessoal não permite que eu tenha mais tempo para me dedicar, então sinto que não tenho nem muito o direito de reclamar.
    Beijo grande,
    Xanda

    ResponderExcluir
  2. Com tanta gente querendo correr e em ver as coisas acontecerem... acho lindo uma carroça, muito fofo o fusca. Mas prefiro ir a pé!

    Grande abraço!

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de correr, é questão de acompanhar... a catequese tem que se atualizar, como tudo à sua volta... É nesse sentido a comparação da carroça, com os carros potentes (coisas do mundo)...Eu quero e confio que a catequese logo adquirirá um modelo mais potente... merecemos!!

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!