segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Partilhando

Como foi gratificante receber o email da catequista Regiane de São Paulo. Fiquei feliz em conhecer mais uma de minhas seguidoras e também por saber que essa troca de experiências que faço aqui no blog, mesmo que simples tem ajudado alguém... Feliz de ver a garra dessa catequista que mesmo sendo uma iniciante, teve essa visão de mudança, planejou e foi atrás daquilo que acreditava...
Deixo o espaço aberto para que ela coloque quais foram essas propostas de mudanças. Quem sabe será uma luz para outras pessoas.

Respondendo à pergunta da Regiane, nós tivemos sim algumas formações para colocar a catequese estilo catecumenal. Mas, atropelamos um pouco, pois primeiro decidimos, mudamos o material, toda estrutura da catequese, a formação foi o segundo passo. O primeiro material que chegou em nossas mãos, foi a coleção "água e espírito", elaborado pelo núcleo de catequese Paulinas, coordenado pelo Padre Antonio Francisco Lelo, com a participação de três catequistas experientes: Abadias Aparecida Pereira, Erenice Jesus de Souza e Sandra Alves Silva. Contendo o livro do catequista, do catequizando e da família. Esse material existe para todas as etapas...

Tivemos uma formação com a Erenice, depois numa outra ocasião, trouxemos o Padre Lelo, onde ele trabalhou um pouquinho sobre esse jeito de fazer catequese, inspirado no seu livro: CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL,  estudamos também o estudo 97.
Tivemos uma formação com Padre Marcelo Max  a qual denominamos: Encontro iniciático com Catequistas... Com uma explicação, espiritualidade e prática de todos os ritos do RICA... Foi maravilhosa!

Mas, estamos aprendendo mesmo é fazendo, errando e corrigindo a cada ano... Em agosto iniciamos nossa terceira turma da catequese em estilo catecumenal e ainda temos muitas dúvidas, mas é nítido algumas coisas: A catequese está mais dinâmica, funcionando como um etinerário, um processo contínuo, sem quebras... As famílias tem valorizado, se aproximado mais...Os catequistas tem buscado mais sua formação... O mais importante e essencial para que essa mudança se concretizasse foi a presença do nosso pároco que saiu recentemente, mas o outro que ficou está dando continuidade... Esse processo sem a presença do pároco fica meio complicado, pois que tem várias celebrações/ritos.


Quais os primeiros passos que uma paróquia deve dar, quando decide colocar a catequese em estilo catecumenal?
 * mudar a data da celebração dos sacramentos, Eucaristia e Crisma, pois esse método valoriza os tempos fortes que são quaresma, páscoa, pentecostes... E eu sei que a maioria das paróquias as Primeira Eucaristias acontecem no final do ano...
* formação aos catequistas de como fazer o querigma, para que visitem as famílias, anunciando Jesus como nosso Salvador, vivo e ressuscitado em nosso meio...
*Ter uma formação mesmo que básica sobre Iniciação Cristã/catequese em estilo catecumenal

Vamos nos falando!
Regiane, amei receber seu email, ele muito me alegrou!!

"Boa Noite, Imaculada!

Meu nome é Regiane, tenho 21 anos, sou catequista de 1ª Eucarístia a 2 anos. Sou da Paróquia São João Gualberto, em São Paulo, SP. Venho aqui, primeiramente para agradecer a você. Pois o seu blog tem sido minha grande fonte de inspiração e um grande incentivo para o grupo de catequistas da minha paróquia. Vou contar para você um pouquinho da minha história de catequista para que você possa entender.

Eu comecei como catequista, timidamente, a apenas 2 anos. Estes poucos anos foram os mais maravilhosos da minha vida e os de maior transformação e aprendizado pessoal. Foi durante este tempo também que vi Deus me transformar de catequista iniciante a coordenadora da pastoral de catequese. Deus sempre nos surpreende, não é mesmo? Durante minha caminhada como catequista fui sentindo uma necessidade interior de que a forma de darmos catequese precisava mudar.

 Desta forma, fui pesquisando, me informando, rezando e com o tempo fui modificando algumas coisas em minha turma. Essas modificações foram determinantes para minha turma de catequese. Mas, não é por isso que eu te escrevo.

Durante o tempo que fui mudando eu fui também elaborando uma nova proposta de catequese, que evangelizasse de fato e convertesse o coração de cada criança. Com a proposta mais ou menos montada fui mostrar para o pároco e acabei descobrindo que tratava-se de um modelo bem semelhante à da catequese catecumenal. O padre gostou e pediu que apresentasse às outras catequistas para buscarmos mudanças. Apresentei e o grupo concordou que precisávamos mudar, sabíamos mais o menos o que, mas não como. Pensávamos que precisaríamos nos unir à pastoral do crisma e de batismo para dar sustentação a transformação que a nossa catequese de 1ª Eucarístia sofreria. O problema era que nem eu, nem elas sabiam como fazê-lo. Foi aí que em uma das minhas pesquisas por blogs acabei encontrando o seu.

Você não imagina quanto eu dei graças e louvores a Deus por nos mostrar o seu blog. O trabalho que você faz é justamente o que o padre e nós queremos fazer na nossa paróquia e não sabíamos como. O testemunho de vocês nos inspirou e deu esperança.

Ainda estamos começando, não sabemos exatamente aonde vai dar, mas temos fé que será o melhor para nossas crianças e jovens.

Gostaria de saber de você mais informações sobre o seu trabalho. Vocês usam algum livro ou apostila? Que tipo de formação vocês tem para estruturar uma pastoral assim?

Muito obrigada!
Deus te abençoe!"

Regiane.
São Paulo - SP.

Um comentário:

  1. Que maravilha Imaculada! Como é bom nos sentir úteis para os nossos irmãos de caminhada!
    Realmente, o estilo catecumenal de catequese é muito interessante. Temos tido algumas propostas para inserção deste método na nossa Arquidiocese, porém, ainda está tudo muito tímido...

    Obrigada por sempre compartilhar conosco todo este conteúdo seu e do seu blog.

    Beijo,
    Layse

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!