"Ainda que toda a comunidade cristã seja responsável pela catequese, e ainda que todos os seus membros devam dar testemunho da fé, somente alguns recebem o mandato eclesial de ser catequistas. Juntamente com a missão originária que tem os genitores em relação a seus filhos, a Igreja confere oficialmente, a determinados membros do povo de Deus, especificamente chamados, a delicada missão de transmitir a fé, no seio da comunidade" (Diretório Geral de Catequese, n.221)
Vamos refletir um pouquinho sobre esse "chamado" tão especial, exigente e delicado, que é o do catequista.
Já parou pra pensar que meio a uma multidão, você foi escolhido!
Meio a tantas pessoas graduadas, doutoradas nisso, naquilo, você foi escolhido!
Você que tem uma família pra cuidar, uma profissão exigente, e foi escolhido!
Você com tantas mazelas, problemas pra resolver, e mesmo assim foi escolhido!
AH, eu poderia enumerar aqui várias situações, mas quero me deter nessa: ELE TE ESCOLHEU MEIO A UMA MULTIDÃO, e sabe porque? Porque ele vê a sua essência.
Acredito que assim como eu, muitos questionaram a Deus o porque desse chamado e até elencaram vários motivos para não aceitar. Esquivando-se, joga a bola para o outro, até indicando pessoas que você acha, estejam mais qualificadas para o tal chamado. Esse querer se esquivar, é próprio do ser humano, foi assim desde nossos patriarcas. Se lembra da reação de Moisés quando foi escolhido?
Isso acontece, pois, não temos consciência de que o chamado, embora aconteça através de pessoas "normais", quem nos chama é o próprio Deus.
Vamos então nos deter àqueles que tem esse discernimento, se Deus nos chama é com ele que fizemos um compromisso ao aceitar. O padre, o coordenador pode nos chatear em alguns momentos, mas não desisto, porque sei a quem sirvo.
Tenho 30 anos de catequese, poderia encher esse post de quantas chateações, decepções já passei. Pensei em desistir? SImmm, várias vezes, mas o eco do chamado sempre foi mais forte e cá estou batendo esse papo contigo. Não deixe Deus na mão por coisas mundanas, secundárias. Reze e prossiga. Jesus, sempre esteve ao lado dos errantes/ vacilantes/pecadores/pessoas temperamentais e nunca cogitou em abandonar a missão que lhe foi confiada.
Sei, e entendo que existem períodos que por diferentes situações, precisamos dar um tempo da catequese, mas, o triste é perceber que muitos se acomodam nesse "dar um tempo" e nunca mais voltam. E a catequese, sempre carente de catequistas comprometidos.
O diretório da catequese no número citado, deixa claro que a nossa missão é DELICADA. Acho até que ele foi delicado demais, pois nossa missão é pra lá de delicado, é exigente demais, nos suga a tal ponto de muitas vezes nos sentir como um bagaço de cana, mas que passando novamente pela moenda, ainda sai um pouco de caldo doce.
Termino aqui essa reflexão com uma frase:
A messe é grande e precisa do seu generoso SIM!
Imaculada Cintra
Catequista em constante estado de feitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!