sexta-feira, 21 de março de 2025

Escutar é mais do que ouvir

 


Vale repetir: ESCUTAR é muito mais do que simplesmente OUVIR.

Conforme a tradução:" Sim, escutar é mais do que ouvir, pois envolve a atenção e a compreensão do que é dito."

Trazendo essa pedagogia da arte de saber escutar para os nosso encontro catequético. Primeiro, começando pelo catequista ao se preparar para o seu encontro, lê, estuda, busca se embasar em fontes seguras na sua  pesquisa sobre o tema da semana. 

O que seria fontes seguras? Quando damos um google, é como se lançássemos uma rede ao rio, quando recolhemos, vem peixes de várias espécies, sobretudo muita sujeira, tanta que demoramos para limpar a rede e retirar aquilo que realmente presta. Não podemos confiar em tudo que nos é apresentado, precisamos ter discernimento se aquilo que estou lendo está de acordo com a doutrina católica ou se está de acordo com as orientações dada pela Igreja para a nossa catequese.  

Você sabe quando começa seu encontro catequético? Não é quando todos seus catequizandos chegam, muito menos, quando iniciamos com a oração. Nosso encontro começa quando começamos a prepará-lo, quando rezamos  pedindo a luz do Espírito Santo, quando aquilo que lemos e estudamos fala ao nosso coração, quando o texto passa a ser uma mensagem, e você descobre a essência do seu encontro. Quando o catequista se prepara, gesta o seu encontro, ele fala com propriedade, com segurança. Ele pode até usar de meios, métodos diferentes,  mas tendo em mente qual é a mensagem central que deve chegar ao coração do seu catequizando.

Infelizmente, existe muitos catequistas que não se preparam e na hora H, nos últimos 30 minutos,  acha que vai descer sobre ele um raio de luz iluminando o que ele deve falar. Se preparou, rezou, estudou, gestou seu encontro? Não!!! então, esqueça essa coisa de catequista iluminado, seu encontro será um fracasso. Seus catequizandos até podem te ouvir, mas não o escutará.

Se o catequista não sabe "escutar", provavelmente não conseguirá que seja escutado. É preciso treino, disciplina para que se aprenda a escutar.

É fácil fazer com que nossos catequizandos silencie o coração agitado para escutar o que você veio preparado para transmitir? Não é nada fácil, porém, precisamos  educá-los para isso. 

Comece por você, sem dizer uma palavra, ou alterar sua voz, vá se acalmando, se colocando  diante deles em atitude de oração, feche seus olhos e aguarde pelo silêncio. Pode demorar uns minutos até todos percebam que é chegado a hora de atentar aos que você quer falar.

Ficou claro a diferença entre ouvir e escutar?

Imaculada Cintra

 

Um comentário:

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!