segunda-feira, 4 de maio de 2020

Encontro de catequese EAD??

Olá amigos catequistas!
Que transtorno tem causado essa pandemia, não é mesmo?
Tudo praticamente parado. Na evangelização, muitas iniciativas para que a Palavra de Deus chegue às pessoas. Quantas Lives,  transmissões ao vivo com missas, orações, palavras de esperança. Está bonito de ver quantos sacerdotes despertaram para o uso dessa ferramenta e isso de uma certa forma tem nos alimentado espiritualmente. 

Tenho recebido várias mensagens de catequistas pedindo orientações, sugestões de como fazer acontecer os encontros de catequese nesse tempo de distanciamento social. Tenho visto algumas partilhas por parte de alguns catequistas. A maioria das escolas retomaram as aulas online, pois tem um conteúdo a ser cumprido. 

E a catequese? Vou partilhar o que trago no meu coração e de maneira alguma coloco como sendo  "verdade absoluta". Se estamos batendo na tecla de que catequese não é aula, que não passamos conteúdo, que se trata de um 'encontro" com a pessoa de Jesus, acredito que seja difícil virtualmente fazer isso acontecer, sem  olhar nos olhos, tocar, fazer nosso corpo vibrar ao falar de Jesus. Podemos sim, passar algumas orientações, como por exemplo pedir aos pais que pratiquem as orações com seus filhos.

Agora, ter a preocupação de fazer acontecer uma programação/temas, acho um  tanto quanto escolar. Eu, Imaculada Cintra, não senti o desejo de fazer catequese online. A catequese não pode parar?? Acredito que toda família tem se apegado mais em Deus, tem rezado mais, tem ficado mais unida e no tempo certo, voltaremos com nossos encontros tete a tete. 

Programação?? Claro, que sofrerá alterações. E o que não sofrerá alteração nesse nosso mundão depois que a pandemia passar?

Posso estar errada e mudar de opinião caso isso se estenda, mas, por questão de meses, prefiro esperar e olhar no olho de cada catequizando e poder ouvir da boca deles o quanto Deus se fez presente em seus lares. Com certeza, voltarão mais amadurecidos na fé e não foi pelo fato de passar o "conteúdo" pela internet, mas por fazer a experiência de fé nesse momento tão difícil que estamos passando.

Espero com fé e confiança poder em breve retornar à comunidade, aos nossos encontros, participar da missa, receber Jesus na eucaristia, quanta falta nos faz!!!

Jesus, esperamos em vós!







5 comentários:

  1. Catequese é também: "Explicação oral, metódica, dos mistérios da fé e das coisas religiosas em geral." Virtualmente para esta nova geração é possível fazer isso até de forma mais tranquila que a presencial. Claro que nem todos conseguem...mas é UMA ALTERNATIVA para auxiliar com certeza. Catequese por vídeo, online entre outras são ferramentes de inestimável valor.

    ResponderExcluir
  2. Imaculada, pensei que estava errada em pensar desta forma, meu coração ñ pedia este tipo de catequese. Considero sim que o olhar vale muito mais. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a sua opinião, o que tenho feito é mantido contato com todos na medida do possível perguntando como estão para que não percamos esse vínculo de amizade e através do whatsapp passando horários de missas, evangelho dominical, e mensagens de fé.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Imaculada gostei do seu blog, e também da sua colocação sobre a catequese no EAD das Paulinas.

    ResponderExcluir
  5. No momento dessa postagem, pensava o mesmo, porém mudei de ideia no segundo semestre. E hoje com dificuldade em lidar com as ferramentas tecnologicas, estou ministrando encontros on line sem a preocupação em seguir qualquer q seja roteiros e cronogramas para turmas de 1ª etapa. um abraço e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!