terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Quero ser um catequista protagonista!

Quer????
Que bom! Pois o que mais precisamos é de catequistas protagonistas... Mas, o que vem a ser um catequista protagonista?

*Selecionei alguns significados da palavra protagonista: aquele que se destaca num processo, pessoa que desempenha o papel principal, lutador principal, ator principal, principal pessoa numa determinada ação, responsável por determinadas ações...
  
Muito bem, acho que ficou claro neh! 
Porém,  quando falo do protagonismo do catequista,   não quero dizer que ele é o mais importante. O protagonismo do catequista não está no destaque, na importância de sua pessoa. Catequista não é um título, não é um cargo, uma função, catequista é uma ATITUDE.
Ele se destaca por sua experiência/ testemunho de fé, amor e esperança.
Quer dizer que o catequista protagonista terá uma grande contribuição para o desenrolar da trama/história, do processo catequético, da Iniciação cristã de seus catequizandos.
É aquele que luta, que está pronto para assumir o desafio,  que mantém a caminhada, o processo, os encontros vivos, é um ser em ação permanente.

O catequista protagonista assume com responsabilidade seu chamado, não desiste na primeira dificuldade, não passa para frente um problema de sua turma para que o coordenador ou o padre resolva. Ele toma as rédeas, se orienta,  enfrenta.
O catequista protagonista ama o que faz e procura se qualificar cada vez mais, tem mente aberta para o novo, para possíveis mudanças.
Enfim, o catequista assume seu papel como protagonista quando de fato se descobre vocacionado. 
PORQUE atuar como ator coadjuvante, se podemos ser protagonista com AQUELE que é o protagonista por excelência: O Espírito Santo. 

"O senhor não fez alarde da sua condição divina, sendo isto uma característica de toda vocação cristã. Quem for chamado por Deus não se pavoneia, nem sente ter subido de categoria. Quem foi chamado não deve correr atrás de reconhecimento. Deve estar configurado com aquele que o chamou."
*Apontamento da formação com Pe Paulo Gil 

 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista no processo da catequese. A alma de todo método está no carisma do catequista, na sua sólida espiritualidade, em seu transparente testemunho de vida, no seu amor aos catequizandos, na sua competência quanto ao conteúdo, ao método e à linguagem. O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, das pessoas entre si e com a comunidade” (CNBB, Diretório Nacional de Catequese, n. 172).

3 comentários:

  1. Ah Imaculada, o que a nossa fé nos faz viver, não é mesmo?
    Não dá pra ser cristão sozinho, por isso no meio do caminho enfrentamos tantas pedras... Eu, honestamente, não consigo entender como alguém se aproxima da Catequese sem o coração aberto. Dizem: quero evangelizar mas não quero me doar... Como assim?
    Tem muitos que colocam pouco dos seus dons a serviço para que ninguém perceba que são bons o suficientes para assumirem compromissos maiores.
    Senhor, se meu coração sofre com tudo isso, imagina o Seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA querida ju, que bom seu contato, seu recadinho... E que palavras acertadas as suas,,,pura realidade! Como pode? Acho que porque muitos ainda não tem consciência do que consiste a vocação de ser catequista... Mas, vamos fazendo nossa parte, destilando nosso amor, nossa peixão pela catequese, assim, vamos ajudando a muitos se descobrirem vocacionados e protagonistas... beijo grande!

      Excluir
  2. Gostei desta reflexão. Catequista não pode ser figurante, tem que ser firme, forte, saber se posicionar, saber resolver os conflitos, saber ser flexível e caminhar junto com o catequizando na fé. Obrigada por compartilhar textos tão bons, que contribuem para nossa formação como catequistas de IVC. Um abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!