quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Encontro: O reino de Deus chegou!

Algumas pinceladas de como foi esse encontro.
Material de apoio: Iniciação à vida cristã - Eucaristia - Paulinas


Meu objetivo com a ambientação é que ela introduza o catequizando na mensagem principal do encontro. Vão se acostumando, chegam, observam, alguns fazem perguntas, outros já se atrevem a passar o que diz aquela ambientação. Impressionante como isso facilita a condução do tema.
Como esse foi um encontro realizado na primeira semana de setembro, usei da ambientação com a Bíblia.


 O que mais despertou a curiosidade foi a Bíblia acorrentada.

 "Mas porque você colocou essas correntes?"


Vou aguçando a curiosidade deles.

 "Além da Bíblia acorrentada, o que mais vocês estão vendo?"
¨Galhos secos, vela apagada, pano preto, corações partidos, manchetes, imagens tristes"




(Procurei trabalhar bem nossa realidade, usando de imagens de revistas e principalmente de manchetes de nosso jornal local)




O que mais?
"Uma vela acesa, flores, a Bíblia aberta, tecido branco, corações inteiros, pessoas felizes, algumas ajudando os outros..."

(Procurei valorizar esse lado positivo, até pra mostrar que o bem predomina sobre o mal)



Fiquei encantada quando foram explicando o significado de toda ambientação sem mesmo ter trabalhado o tema com eles..

Leitura Bíblica: Lc 4,14-21
Leia, releia versículo.

Questione sobre o projeto de vida de Jesus: "Para quem ele foi enviado? Quem são estas pessoas? Como elas viviam?" E quanto a nós? Diante de nossa realidade, qual é nossa missão? Nós a assumimos de fato?

Vimos no encontro anterior o que significa seguir Jesus - - o que é ser um discípulo - Ter esse encontro, se colocar a caminho - falar de Jesus para outras pessoas, imitar suas ações.

Observem a ambientação em silêncio.


O centro da mensagem de Jesus é o anuncio do Reino de Deus - com ele inicia um novo tempo.
O que entendem por Reino? O que é um Rei? Existem reis ou rainhas, princesas, príncipes hoje em dia? Em que países?
(Eles são antenados e atualizados, sabem dar as respostas)

Nos evangelhos, muitas vezes encontramos referência ao Reino de Deus. O que seria esse Reino de Deus? Quem é esse Rei? Qual sua maneira de reinar? Em que o reino de Deus se difere dos reinos do mundo?
Jesus veio inaugurar o Reino de Deus que é justiça, paz e alegria no espírito Santo (Rm 14,17)

Reflita um pouquinho sobre essa parte do pai nosso: "Venha a nós o vosso Reino...!" O Reino de Deus acontece entre nós quando são respeitados os direitos de cada um. 



Frase para memorizar/montar em grupo: Amem-se /uns/ aos/ outros/ assim /como/ eu/ amei /vocês!

Musimensagem: Seja luz - anjos de resgate

Nosso gesto concreto: Trazer algo para partilhar com os mais necessitados.

Gosto de atividades em grupo, estamos introduzindo eles na vida comunitária e é no pequeno grupo que vão aprendendo isso. Vamos descobrindo também os que tem espírito de liderança.



.




5 comentários:

  1. Parabéns pelo seu belo trabalho, que o Espírito Santo continue derramando discernimento e luz sobre você, para que o trabalho e a missão nunca parem. Ser catequista não é fácil, são diversas as provações, por muitas vezes dentro do próprio ambiente, mas isso são tentações, que são superadas pelo amor ao ministério. Que a obra nunca pare, e que através da evangelização, não apenas das crianças, mas de todos, o Reino de Deus seja divulgado e vivido por todos. Paz e Bem!

    facebook.com/raneerantonioalmeida

    ResponderExcluir
  2. Tá! Não concordo com a foto dos ex- presidentes,porque estou vendo isto hoje, quem eu coloco ali nos dias de hoje?Dá um nó na cabecinha da criançada,
    porque na minha que leio tudo dos dois lados da poítica já estou com um nó faz tempo!

    ResponderExcluir
  3. Imaculada grata por tantas dicas úteis! Vou usar muito do que vi aqui no encontro de amanhã, fazendo adaptações pois minha turma é de Crisma.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!