segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Pequenos gestos, grandes lições!

O Natal e seus ruídos externos, com suas tantas luzes,  acabam por ofuscar a LUZ principal. Na catequese, nadamos contra a maré do Natal comercial.

Como estamos formando os futuros cristãos no que diz respeito ao mistério da encarnação?

Inúmeros textos, reflexões, mensagens bonitas, com palavras profundas, tudo tentando nos colocar dentro do mistério desse tempo. Para que isso aconteça, precisamos contar com catequistas, pastores mistagogos. Não basta falar sobre o Natal e seus significados, se isso não provoca mudanças de atitudes. Como catequista, nada mais gratificante, emocionante do que VER o testemunho de crianças que estão no processo de amadurecimento da fé, mostrando com suas atitudes, em pequenos gestos, que Jesus habita em seus corações. Com certeza entenderam que não se pode celebrar o Natal, fechado no egoísmo, cego às necessidades do  próximo. Se tantas palavras bonitas se transformassem em AÇÃO,  seria Natal todo dia!

Graças as ferramentas que tecnologia  oferece, posso saber o que acontece lá numa pequena aldeia em Portugal,  num encontro de catequese, numa confraternização de Natal com os catequizandos. Tomei a liberdade de escrever sobre o testemunho da Idalina, partilhado nas redes sociais/facebook. Ela é catequista de Azoia, uma aldeia nos arredores de Leiria-Fátima/Portugal. Quando li o relato dessa catequista, fiquei imaginando o aperto pelo qual passou ao perceber que uma criança ficaria sem o agrado de Natal. Fiquei feliz, emocionada com o desfecho, com a atitude dessas duas crianças, que fizeram o Natal acontecer diante dos olhos de todos. Poderiam ter se fechado ao egoísmo, mas não, sentiram compaixão, sofrendo com a catequista e com a criança que ficaria sem o seu saquinho. Isso pra mim é Natal.



A Idalina disse bem: "o gesto altruísta destas duas crianças aqueceu-me o coração e mostraram-me um dos motivos que me faz "aqui andar". Meu coração cá ficou aquecido também e te digo mais, é por essa e por outras que "aqui continuo a andar"


Nesse mundão tomado pelo consumismo, pelo egoísmo, que possamos aprender com nossas crianças... Com certeza, o que foi trabalhado em seus encontros de catequese, essas crianças demonstraram em atitudes... Parabéns! Pequenos gestos, grandes lições!

Beijo grande Carolina, Maria. Quem dera tivéssemos muitas Marias, muitas Carolinas espalhados pelos cantos do nosso mundo! Quem dera! Nosso mundo seria muito melhor!

Um santo Natal à todos os catequistas espalhados por esse mundão!
Nossa missão: fazer Cristo conhecido, amado, seguido!
Imaculada Cintra...


Testemunho da Idalina

"Festa de Natal com a catequese. Depois da apresentação do meu grupo pedi-lhes que se mantivessem juntos para lhes entregar uma pequena "prenda de Natal". Tinha feito 14 saquinhos que fui entregando, mas para minha surpresa, quando cheguei à 14.ª criança... não havia mais sacos!!.

Como era possível se eu os tinha contado! e agora o que fazer? Podia ter-me lembrado que no transporte o saco que continha os saquinhos tinha-se tombado na mala do carro e que o 14.º saquinho poderia ter ali ficado - como mais tarde verifiquei. Mas com todo o stress que normalmente acompanha a Festa de Natal, não me lembrei e só via os olhinhos tristes da 14ª. criança! 

Foi quando uma das crianças me estende o saquinho dela, ainda por abrir e me diz "dá-lhe o meu que eu partilho o da minha irmã" - tem uma irmã gémea no grupo. E atrás de mim estava já outra menina a estender-me o saquinho dela e a dizer o mesmo - "toma, dá-lhe o meu". Aceitei o da "gémea" com a promessa que depois lhe daria outro. 

Fiquei incomodada com esta situação e mais ainda quando horas mais tarde encontrei o saquinho perdido na mala do carro, coisa que na altura me podia ter lembrado! Mas, por outro lado penso que até foi bom que tivesse acontecido: o gesto altruísta destas duas crianças aqueceu-me o coração e mostraram-me um dos motivos que me faz "aqui andar". Obrigado Carolina! Obrigado Maria!


Feliz Natal!

Idalina Gaspar

Catequese de azoia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!