quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos... Opa! alto lá!! Não é bem assim!!!


"Imaculada, que livro você pode me indicar?
Gosto quando ouço isso, pois vejo que existe por parte de muitos catequistas, um certo zelo pela formação. Bom seria se todo catequista tomasse consciência de que precisa ler, estudar, correr atrás de sua capacitação. E por falar em capacitação, existe uma frase que caiu no gosto dos catequistas que diz o seguinte:"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos". Essa frase não é um versículo bíblico e pode ser uma catástrofe se tomada ao pé da letra, por catequistas acomodados. Uma coisa que poucos sabem é que a frase original, cujo autor é nada mais, nada menos que Albert Einstein é a seguinte: "Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança"

Mutilaram a frase, que diga-se de passagem é profunda, omitindo a segunda parte e justamente a parte que nos diz respeito, jogando a batata quente pra  Deus. Que coisa cômoda neh!  Fomos escolhidos, chamados, mas precisamos nos esforçar,  ter vontade, correr atrás, estar em movimento. Fique esperando a capacitação, a formação cair do céu pra ver!!!

Escolhidos e amados, sejamos perseverantes em nossa missão, façamos com amor e com certeza nos tornaremos cada dia MAIS CAPACITADOS, fortalecendo diariamente esse SIM tão exigente e gratificante.


A dica de leitura pra hoje é o livro abaixo, um estudo sobre o Símbolo/Credo. Acho até que já indiquei essa obra por aqui. Muito bom! Precisamos saber dar razões de nossa fé e pra isso precisamos estar afinados naquilo que professamos... Ah! E não se esqueça que o CIC é um material que todo catequista precisa ter em mãos. 


A fé é um dom, mas podemos cultivar esse dom e fazê-lo crescer. Tem várias maneiras de fazê-lo crescer, com certeza esse tempo em que passamos com nossos catequizandos/catecúmenos no processo de Iniciação Cristã, é tempo oportuno. Por isso dizemos que é um processo de amadurecimento na fé. 


DEUS EXISTE????
A fé não é apenas admitir que Deus existe, mas aceitar esse Deus que existe.

"Conta-se que certa vez um ateu disse a um árabe: Como podes crer na existência de Deus, se não O vês? Então o árabe respondeu: Quando vejo na areia o rastro de um leão, eu digo: Por aqui passou um leão! Não vejo a fera, mas tenho certeza de sua existência por causa do sinal que deixou na areia. Da mesma maneira, vejo na natureza o vestígio de um ser superior a quem chamamos DEUS"

Dizem que o filósofo Balmes 'trazia no bolso' a prova da existência de Deus. E, quando lhe perguntavam, ele tirava o relógio e dizia: "Será que um mecanismo tão perfeito deste se fez por si mesmo? Pois bem, se um pequeno relógio exige que uma pessoa inteligente o tenha feito, quanto mais a maravilhosa natureza, com toda essa belíssima ordem e grandeza"

E durante a revolução francesa, um ateu disse a um camponês: " Nós vamos fechar as Igrejas e acabar com a crença em Deus".  E o camponês lhe respondeu: " Então apaguem o sol e tirem as estrelas do céu, porque o firmamento nos fala da existência de Deus."

* DO LIVRO: A quem iremos, Senhor?

Explicação do Credo para adultos - Pe Luiz Cechinato - Editora Vozes..


Um comentário:

  1. Imaculada, que coisa mais linda!!! Vou comprar esse livro, com certeza irei!!!!
    Com tantos desafios aqui na minha Paróquia, tanta gente saindo da catequese, virando as costas, torcendo pra dar errado que só realmente a crença num Deus imensamente maior que tudo isso pra ver esta Igreja maravilhosa dar tantos frutos.
    As crianças por aqui não param de chegar e a gente tem se desdobrado para atendê-los, ao invés de 1 turma imprensada com 40 crianças, fazemos 2 horários com 20 e cada um se desdobra pra dar 2 encontros de 1 hora apenas... É o que Deus quer e o que iremos fazer!
    Por muito tempo me preocupei com aqueles catequistas que realmente não querem fazer a sua parte na missão, hoje em dia me preocupo com quem vira as costas porque a catequese não é como eles querem... Shekinah, minha irmã... Já vemos o joio sendo separado do trigo.
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!