Muitos catequistas entram em contato comigo, pedindo dinâmicas para fazer na catequese. E nem sempre consigo atender. Bem que eu gostaria de ser uma espécie de 'google', para conseguir ajudar a todos, mas a coisa não é tão simples assim. Mas, vamos conversar um pouquinho sobre essa busca por dinâmicas.
A dinâmica é uma ferramenta que podemos usar para dar um toque especial em nossos encontros, porém ela precisa ser pensada, casada com o tema. Ela reforça, amarra, dá um impulso para que a mensagem central do encontro fique reforçada, porém, a dinâmica não pode ser o centro do encontro. Para se chegar numa determinada dinâmica, o encontro tem que estar muito claro e definido no coração do catequista, por isso digo que não é tão simples assim, indicar dinâmicas.
O catequista não precisa se frustrar por não fazer dinâmicas em todo encontro e nem é aconselhável, para que não fique a catequese vista como oba-oba. O catequista pode dinamizar seus encontros de várias formas, como por exemplo:
Usando de uma dinâmica própria para o tema;
Usando de uma dinâmica própria para o tema;
Contando história/parábola que conclua sua fala;
Pode usar de imagens de revistas ou impressas, o que chamamos de fototeca.A imagem fala;
Mudando a disposição da sala. Nada de rotina, a mesa no mesmo lugar, com a mesma toalha, com a mesma vela, com a mesma Bíblia, com a mesma flor de plástico, com o mesmo santinho... Cadê a expectativa, o surpreender?
Pense os encontros, de forma que se sentem não só individualmente com lugares marcados, mas também em duplas ou grupos;
Sentem-se no chão, sem se preocupar se vai sujar a roupa ou não;
(Me lembro que uma vez ,estávamos sentados no chão e de repente minhas pernas começaram a formigar, naturalmente me virei de bruços e deitei-me no chão, isso sem dizer uma só palavra. E todos foram repetindo meu gesto, sem alarde... O encontro seguiu normalmente e foi prazeroso!)
Outro dia, inicie com uma música, introduzindo-os no tema do dia;
Noutro, faça uma procissão com a Bíblia;
Marque uma visita numa casa de repouso, faça um gesto concreto, leve um lanche, materiais de higiene;
Programe, organize um dia de lazer, para jogos, brincadeiras para extravasar as energias... Atividades assim criam uma proximidade sem igual!
Enfim, o mais importante do encontro, é que cada encontro seja um encontro com o sagrado... Que cada encontro tenha um gostinho de quero mais...Que cada encontro seja espaço, oportunidade de crescimento para o catequizando e para o catequista.
Se o catequista quer um encontro dinâmico, ele terá, pois o Espírito Santo é muito criativo, mas não é incherido, só atua se for requisitado...
Beijo grande, como eu disse no início, isso aqui é uma conversa, já falei demais, agora é sua vez... Faça isso no espaço comentários...
Deixo abaixo um link onde poderão encontrar mileuma dinâmicas... é só vasculhar!!! Esse vasculhar toma tempo, mas faz parte da preparação do Catequista!!
https://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/ind.htm
Tem algumas dinâmicas aqui no meu blog, vá na barra lateral em MARCADORES, procure por DINÂMICAS...
Tem algumas dinâmicas aqui no meu blog, vá na barra lateral em MARCADORES, procure por DINÂMICAS...
Oi Imaculada, ri muito com seu comentário lá no blog.
ResponderExcluirNão estou sumida não, sempre visito este canto de aprendizado.
Até mais e Deus te guarde!