quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ambientação encontro sobre a Bíblia!

A ambientação num encontro é o primeiro impacto. Não estou aqui dando um encontro pronto sobre a Bíblia, pois isso é impossível, mesmo porque cada encontro é desenvolvido de  maneira única. Sendo assim, mesmo tendo em mãos um modelo, um esqueleto de encontro, nunca  conseguiremos fazer igual. Porque se tem alguém que não é 'copião' é o Espírito Santo, Ele é sempre criativo. Por isso partilho algumas dicas sem sentimento de culpa de estar dando encontros prontos.


Só Deus cria do nada,  nós, quase sempre copiamos e damos nosso toque. Tem já algum tempo, recebi da Rosângela Tamaoki,  de Londrina, esse coração com a Bíblia. Gostei, confeccionei o meu e nesse ano dei um ar primaveril, colocando as flores de crepon, que já ensinei fazer aqui no blog. Se não viu, CLIQUE AQUI,  e veja meu tutorial( pra lá de ruim.)







Fiz as Bíblias com as caretinhas (que já são conhecidas aqui na blogosfera), para que refletissem qual Bíblia eles tem em casa. 
E olha, eles souberam definir, foram sinceros... a Bíblia que mais tem é a Bíblia suja e a desanima e esquecida (srrsrs).
Queriam levar as Bíblias pra casa. Fiz só pra expor, pois fazer 16 jogos, daria muito trabalho. Mas, to aqui pensando, podemos imprimir. Vou tentar!

Usei o papel camurça. Pra se ter uma idéia de tamanho, com uma folha fiz 04 Bíblias. Usei cartolina branca e colei camurça só na parte da frente! Dentro da Bíblia, de um lado, coloquei alguns ensinamentos básicos, tirado do Material de Dom Orani JoãoTempesta, conforme link abaixo:

Do outro lado, os dizeres de cada caretinha (Bíblia), por exemplo:
1ª Bíblia Triste : Sou a Bíblia triste, meu dono até que me lê, mas não interpreta corretamente minhas Palavras e não pratica meus ensinamentos.
2ª Bíblia Rasgada: Sou a Bíblia rasgada, dentro de mim estão escritas palavras doce como o mel, mas meu dono muito desligado, me deixa em qualquer lugar e nas mãos de quem não tem cuidado!
3ª Bíblia Suja:  sou a Bíblia Suja, sou colocada na estante como objeto de decoração. Fico lá no mesmo lugar, sempre aberta na mesma página, no mesmo salmo, pegando poeira. Ninguém me tira dali para ler e meditar  meu conteúdo! 
4ª Bíblia desanimada e esquecida: Sou a Bíblia esquecida e desanimada. Meu dono não me usa, não ame leva para o grupo de oração, para os encontros de catequese... às vezes até me leva, mas depois não me procura mais. Fico lá no canto até a próxima semana. Se esquece que sou a fonte inspiradora, luz que ilumina, Palavra que conforta, Pão que alimenta!
5ª Bíblia Feliz: sou a Bíblia Feliz, sirvo sempre que sou desejada. Meu dono me carrega com orgulho, Me lê, acredita em minhas Palavras, pois sabe que sou para os cristãos a espada.

Minha intenção com esse encontro foi de conscientizar da importância  da Palavra de Deus na vida deles, na família, no lar e levá-los a perceber qual Bíblia eles tem em casa. E eles perceberam. Achei interessante que quando cheguei na Bíblia desanimada, um catequizando gritou: "Imaculada, é essa minha Bíblia, é essa!"  
Quando chegou a vez da Bíblia Feliz, fizeram um resumo, usando aquilo que foi comentado em todas as outras, inclusive dizendo que a Bíblia Feliz é quando a  interpretamos corretamente . Em se tratando de crianças de 10, 11 anos,  fiquei muito feliz.

Ia me esquecendo, iniciamos cantando o tão conhecido refrão: "A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos a viver um mundo novo!" Enquanto cantávamos, ia se passando a Bíblia de mão em mão, até que chegasse ao coração. Lemos o Salmo 119 : "É eterna , Senhor, a tua palavra. Quero ouvir os teus preceitos. Nunca mais quero esquecê-los. Tua Palavra é uma luz que ilumina o meu caminho. Sou pequeno, mas não quero esquecer teus mandamentos. Sinto-me feliz ao ouvir tua Palavra. É um imenso tesouro para mim."

O coração, pra mostrar que a Bíblia não um livro comum, é um livro sagrado e suas Palavras tem que estar dentro do nosso coração e nos transformar numa pessoa melhor. Caso contrário será apenas um objeto de decoração, até mesmo um amuleto.

Outra dica, como  ainda não temos ambão em nossas salas de catequese, coloquei uma cadeira em cima da mesa. Esse é meu ambão. O importante, é que eles observam tudo e sabem que isso é pra se dar destaque à Palavra de Deus.

15 comentários:

  1. Imaculada me emocionei quando li sobre esse encontro que falou sobre a biblia,imaginei a biblia passando em mão e mão e cantando e refrão da musica ,que lindo que foi,sua catequese é muito rica que Deus te abençõe sempre essa sua dedicação é muito bonita quanto a biblia lá em casa ela fica na mesa,junto com nós a todo momento no café da manhã ,almoço ,janta quando não é eu é o Marcelo que pega pra ler as palvras é muito importante nas nossa vidas,então devemos deixar ela sempre esposta em livre asseso para as pessoas não esquela, se ficar bem guardada acaba sendo esquecida.um abraço Imaculada e continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Imaculada, vou tentar com o meu toque planejar um encontro assim, vamos ver se consigo, achei super criativo.
    Abraço e fica com Deus.
    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  3. Olá Imaculada,
    Gostei muito da ideia das Bíblias com as caretinhas deixando cada catequizando encontrar qual a sua Bíblia e comentar...
    Que Deus continue te iluminando!

    ResponderExcluir
  4. achei lindo se me permite vou copiar e fazer na minha turma.
    bjs
    Cristina da Sagrado

    ResponderExcluir
  5. Permito sim...podem copiar a vontade, mesmo porque eu tb copiei de alguém!! srsr Beijus povo de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Imaculada,
    Gostei muito das suas ideias! Vou aproveitá-las no próximo encontro de catequese! Ajuda bastante a refletir sobre a nossa relação com a Palavra de Deus! Parabéns!
    Rossana

    ResponderExcluir
  7. Oi Rossana, fico feliz que tenha gostado... bom encontro! beijus

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga querida do meu coração. Ficaram lindas as Bíblia, vou tentar desenhá-las em um cartaz para expor na feira bíblica da minha paróquia. Bjinhos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Que ótima sugestão Imaculada! Vou compartilhar no face e passar pros catequistas da minha paróquia. Parabéns,que Jesus continue te inspirando a nos trazer outras dicas. Obrigada. Bjuss

    ResponderExcluir
  10. Querida amei o que você escreveu sobre a Biblia muito linda e adorei o seu coração vou copia para minha paroquia amei ficou lindo para o mês da Biblia bjos... você é fantástica.... RAIMUNDA CARDOSO

    ResponderExcluir
  11. Imaculada, você tem o passo a passo do suporte para a Bíblia em formato de coração? Foi feito com isopor ou papelão?
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xanda... esse coração tem já alguns anos... Quando fiz, recortei isopor, fiz a abertura do tamanho da Bíblia e depois encapei com papel laminado (amassei o papel, para dar esse efeito)... No ano passado, reformei, recortei um outro coração, um pouco maior, colei um no outro e colei as flores de crepon, para dar um ar de novo!!
      Beijussss

      Excluir
  12. Muito bom. Parabéns! Amei!

    ResponderExcluir
  13. Muito Obrigada! Que o Espírito Santo lhe inspire cada vez mais e que todos possamos nos ajudar!

    ResponderExcluir
  14. Amei, sem dúvidas vou copiar. Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!