quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Testemunho

O que desejo com a promoção de aniversário do blog
é : PROVOCAR/ANIMAR/QUESTIONAR/PROPOR qualquer mudança, iniciativa, por menor que seja.
já temos alguns projetos:
* prometo não contar tanto somente com o Espírito Santo e fazer também a minha parte, me dedicando mais e preparando encontros melhores para meus catequisandos..
* quero estudar bastante para melhorar muito como ser humano e catequista
* uma catequese dinâmica, que desperte dentro do coração de nossos catequizandos o amor que Deus tem por nós. Fazer com que minha catequese dê frutos, passando as crianças a missão de também evangelizar, levando a luz de Deus a família, escola, comunidade.
*QUERO ESTUDAR MUITO,QUERO DAR O MELHOR DE MIM NA CATEQUESE. ESTAMOS COM UM PROJETO NOVO, PARA CONVIDAR AS CRIANÇAS PARA A CATEQUESE, NO INÍCIO DO ANO LETIVO NAS ESCOLAS, VAMOS VISITÁ-LAS E CONVIDAR PARA A CATEQUESE, ONDE MUITAS AINDA NÃO SABEM DAS INSCRIÇÕES. VAMOS TAMBÉM TRABALHAR JUNTO COM A PASTORAL FAMILIAR , COM OS PAIS E FAMÍLIA DOS CATEQUIZANDOS NOVOS E OS QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO.
* em 2012 eu quero de fato ser Catequista. Essa palavra significa muito pra mim e eu ultimamente não tenho honrado a mesma. Quero estudar o Catecismo e a Bíblia e ser um testemunho vivo do Deus que habita em nós. Se conseguir isso, já serei uma grande pescadora.
* desejo para 2012 e pedir a Deus que Ele me permita continuar esta missão de estar catequista por mais este ano que se inicia pois amo D+++++
* teremos o nosso local próprio, e até uma capela para nossos momentos de oração.
* pretendo lutar para que nossa catequese em 2012 só inicie quando esta estiver organizada
* continuarei fazendo ano que vem, são os encontros de "Gestos Concretos".
Resumindo:
- Preparar melhor os encontros
- Estudar/formar-se
- Catequese dinâmica/missionária
- Visita às famílias dos catequizandos/ ir em busca...
- Ser de fato catequista
- Perseverar na missão
- Momentos de oração/espiritualidade
- Planejar/organizar
- Gestos Concretos

Que legal, quer presente melhor que esse? Quero sim! srsr
Quero a participação de mais catequistas... Muitos parabeniaram-me, mas não colocaram o seu projeto... não entrará no sorteio, to avisando! srsr Vou aguardar mais um tempo. Quem ainda não participou, já tem várias dicas... E aí, o que você pode fazer para melhorar seus encontros, sua catequese no geral??? Vamos lá, aguardo sua resposta...

Ah!! Se eu pudesse SONHAR para os outros, sonharia que cada catequista em 2012, visitasse cada família de seus catequizandos. Vejam abaixo, o testemunho da Cris , vejam se não vale a pena! Cris, obrigada pelo texto! Não preciso nem dizer o quanto fiquei feliz quando li isso!!

O que eu pretendo fazer fazer para melhorar minha catequese?

"Bom, o que eu quero fazer para melhorar minha catequese é sair da sala da catequese, fazer o êxodo, ir ao encontro das famílias dos catequizandos, visitá-los, conhecer a realidade dos meus pequenos. Fiz uma experiência maravilhosa numa dessas visitas. Eu sabia que a criança tinha uma família carente e ao chegar na casa, logo do portão, já fui percebendo o quão pobre aquela família era. Um barraco, higiene precária; roupas velhas jogadas pelo quintal; galinha andando pela sala. Sentamos no sofá, eu e o Sanderson, o catequista que me ajuda nos encontros, e começamos a conversar com o pai da nossa catequizanda. Ele parece uma figura saída do cinema. Um homem simples, humilde, sábio e...poeta. Ele nos contou que escreve teatro e estava preparando para filmar um curta-metragem que tinha escrito. Imagine a minha surpresa! Nunca ia imaginar que naquela casa vivia um artista! Ele olhou para o barraco e nos disse que aquele lugar era o castelo dele; as filhas, suas princesas; e sua mulher, a rainha. Quando a rainha daquela família chegou, eu fui abraçá-la. Ela me olhou e disse com um sorriso: "Eu sou feliz". Não contive as lágrimas. Chorei. Não pense que chorei de pena deles. Eu chorei porque acreditei naquela família, acreditei que havia (e há) felicidade ali. Eu chorei e choro sempre que falo nesta história... Porque eu já sabia que dinheiro não traz felicidade... Eu chorei porque sempre soube que queria fazer parte disto que chamam de amor, de família, de homem e mulher dividindo a mesma casa, e deste amor nascer filhos. Em nenhum momento eu senti pena deles, porque vi amor, amor. Naquela família, o pão pode ser escasso, mas o amor não. Não estou elogiando a pobreza de jeito nenhum. Aquela família merece uma casa arrumada e mesa farta todos os dias. Sabemos bem que sem comida o corpo morre, e sem amor nós estamos arruinamos, apesar de continuarmos vivos. Muita gente, apesar de morar em verdadeiros castelos, é infeliz. Saí daquela visita uma pessoa melhor, uma catequista mais cristã, um ser humano mais humano. .

Passada a emoção que este encontrou me causou, eu cheguei a conclusão que não basta conhecer a realidade em que vivem meus catequizandos. O segundo passo que preciso dar na minha catequese, é encontrar meios de ajudar as famílias. É preciso chegar até as famílias, porque a catequese necessita passar pelos pais. Está aí meu propósito de 2012 para a catequese."

Cris Menezes* Catequista feliz/CATEQUIZANDO FELIZ

( Texto que escrevi especialmente para o blog Sou catequista de IVC, para participar da promoção de aniversário.. )

5 comentários:

  1. É incrível né, a cada ano que passa sinto a obrigação de me aprofundar mais em minha fé, buscar novas formações... Como amo o que eu faço. Sei que sou um grãozinho de areia em meio a imensidão do oceano que é Jesus, mas é esse oceano que me faz seguir em frente. Amo minha catequese, e em 2012 com a ajuda de Jesus Cristo quero levá-la a outros ventos tbm. Senhor, a qualquer lugar pode me enviar.

    ResponderExcluir
  2. amiga...como posso escrever meu projeto (quero tudo que a maior parte das catequistas querem), mas.....sabe né? Preciso muito ganhar essa assinatura rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Imaculada! Eu que agradeço. A sua pergunta me fez refletir muito e escrever esta experiência foi revivê-la... E como me fez bem isso. Agradeço a Deus a oportunidade de partilhar e aprender com você e com todo o grupo. Que o Ano Novo renove nossas esperanças de uma catequese melhor, um mundo melhor! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ainda sou estagiaria como catequista, embora meu estagio foi muito curto, tive a oportunidade que muitos gostariam de ter...minha mestre foi a Imaculada, e pude aprender muito! Não sei o que me espera na minha jornada deste ano, mas estou com muita disposição e espero para 2012 poder passar o que aprendi; e uma das coisas que acho muito importante é a interação com as familias dos catequisandos, pois muitas vezes a catequese tem que começar pelos pais. Mas para melhorar minha catequese, sei que depende de mim, da minha perseverança, dinamismo, muita oração, humildade, buscar sempre novos conhecimentos. E uma coisa muito importante que aprendi na catequese da capelinha é a união e partilha dos catequistas, isso enriquece muito todos os catequistas. Enfim, tenho tudo para aprender e como já disse sou apenas estagiaria, e agora vou continuar meu estágio a distância, né Imaculada!! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carina, vc não imagina minha alegria ao te ler... Tenho certeza absoluta que será uma excelente catequista... Que Deus te mostre onde deverás servir... Ele já está providenciando tudo e cuidando de ti!!
    Quanto ao ser Mestre, temos um que é Jesus...É por Ele, só por Ele que estou nessa missão e farei de tudo que estiver ao meu alcance para ajudar quem de mim precisar...
    Beijos amada! Cresceremos juntas, sempre!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!