quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Você sabe o que é um dogma?

Hoje, a Igreja celebra o dogma da Imaculada Conceição. Em minha cidade é feriado, pois é ela é nossa padroeira. Meu niver deveria ser hoje, mas não é. Carrego esse nome, por devoção de meus pais. E digo que é um nome  difícil de se carregar.
Mas, o que é um Dogma?  Acho interessante, o catequista saber sobre isso.  O que seria o dogma da Imaculada Conceição?

Festa da Imaculada

A Igreja Católica celebra a Imaculada Conceição de Maria. Para os católicos, essa verdade foi proclamada como Dogma de fé pelo Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854. Convém compreendê-la nas palavras da Bula papal Ineffabilis Deus: "A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis." À proclamação desse dogma, segue-se uma palavra de advertência do Papa a quem o negar: "Portanto, se alguém (que Deus não permita!) deliberadamente entende de pensar diversamente de quanto por Nós foi definido, conheça e saiba que está condenado pelo seu próprio juízo, que naufragou na fé, que se separou da unidade da Igreja, e que, além disso, incorreu por si, 'ipso facto', nas penas estabelecidas pelas leis contra aquele que ousa manifestar oralmente ou por escrito, ou de qualquer outro modo externo, os erros que pensa no seu coração. (...) Ninguém, portanto, se permita infringir este texto da Nossa declaração, proclamação e definição, nem contrariá-lo e contravir-lhe. E, se alguém tivesse a ousadia de tentá-lo, saiba que incorre na indignação de Deus onipotente e dos bem-aventurados Pedro e Paulo, seus apóstolos." Por isso, a piedade popular que, na tradição católica, sempre exprimiu sua fé nessa verdade, manifesta-a na forma mais simples e mais profunda de sua invocação: "Ó Maria, concebida sem pecado original, rogai por nós que recorremos a vós."

Um dogma de fé, em princípio e de fato, não é uma verdade de compreensão simples porque a natureza do seu conteúdo não é objeto de investigação da razão; porém, mesmo não alcançando a sua compreensão, a razão humana nunca vai encontrar contradição no seu conteúdo. "Esta verdade de fé não é fácil de entender! No entanto, é símbolo do amor supremo de Deus que deseja fazer 'amizade' com o homem. Após o pecado, de fato, Deus prometeu colocar inimizade entre a mulher e o mal (representado pela serpente), e os seus descendentes. Com a vinda de Cristo essa promessa se realizou. A Mãe do Messias não poderia nunca ter sido a amiga da serpente. E para a missão de mãe do Salvador, Deus lhe concedeu uma graça antecipada em vista de toda a obra de Cristo salvador e redentor que graças ao sim de Maria estava prestes a acontecer. (...) Assim, a celebração deste dogma, como todos os dogmas marianos, quer exaltar primeiramente a Cristo. É útil para melhor compreender o verdadeiro caráter da obra de nossa redenção: a universalidade e a potência mediadora de Cristo."

Nos dogmas da Conceição Imaculada de Maria, da sua Virgindade, da sua Maternidade divina e da sua Assunção sobressaem, antes de tudo, o poder e o amor de Deus, mas, ao mesmo tempo, evidenciam-se as virtudes com as quais Deus a distinguiu, na sua condição de Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa do Espírito Santo, como rezam os fiéis católicos. O beato João Paulo II, no seu rico magistério mariano, que é uma transparência de sua devoção filial, ensinou: "As virtudes dela estão em consonância com a concepção de Jesus, com a sua responsabilidade para fazer crescer em 'santidade e graça' aquela criança, com seu caminho de fé que progredia no seguimento de Cristo, até o momento da cruz e a alegria da ressurreição. Maria é a mulher rica de virtudes, porque é plenamente 'mulher', ou seja, é aquela que viveu plenamente a vida humana."

A cada ano, a celebração da Imaculada Conceição é um tempo de graça, alegria e festa para os fiéis católicos.
***
Dom Genival Saraiva
Bispo de Palmares - PE


7 comentários:

  1. Sempre bom aprender com você querida. Você é a catequistas dos catequistas, sempre aprendemos com você rsrsrsrs. Vou te perguntar uma coisa que queria perguntar tempos atrás rsrsr. Vi em seu blog, lá na foto com você de papai noel escrito MARANATHA, o significa? Eu não sei.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  2. Maranata ou Maranatha - O senhor vem... ou Vem Senhor!

    Porisso usamos muito essa palavra nesse tempo do advento: Maranata, Vem Senhor Jesus!

    Aquele que veio e sempre virá!
    Beijos amigão!!

    ResponderExcluir
  3. Imaculada pela primeira vez tenho que discordar de vc... o nome mais difícil (de uma doce maneira) de se carregar é o meu... rs
    Cláudia de Jesus!

    rsrrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oii, passei para te desejar uma boa viagem, vá e volte na Santa Proteção de Jesus vc e sua família.
    Um grande abraço... E Te amamos demaaais minha amiga. Ah! E que, Nossa Senhora da IMACULADA Conceição derrame suas bençãos sobre todos vcs.

    ResponderExcluir
  5. Ok. Cláudia, concordo com sua discordância... Vou tirar o "mais"... Agora, ser ´sem mácula... aiaiaiaiaiai... Não é difícil, é impossível!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. rsrs estava só brincando com voce.
    Só nossa mãezinha mesmo para ser sem mácula... a escolhida entre todas as mulheres.
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhh sim, agora aprendi catequista nota mil. rsrsrs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!