sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Celebre comigo e concorra!


Dia 15 de dezembro,
meu blog completou dois anos. Quero celebrar essa data com você que foi presença diária aqui nesse nosso espaço.  Obrigada por sua companhia, carinho,  amizade, cumplicidade, partilha. Faço o blog com alegria, com prazer, não como fardo ou obrigação e faço imaginando  que seja útil.
Até quando? Não sei, de verdade, não sei quais são os planos de Deus. Enquanto eu sentir vontade, inspiração, disposição, estarei poraqui.
Agora, estava aqui pensando que aniversário, sem festa, sem presente é muito chato neh. Porisso, vou presentear um catequista  com a asssinatura da revista ecoando, tal como fiz no niver de um ano. Sou assinante dessa revista desde o começo e gosto muito.
Você poderá participar, deixando aqui um comentário ou por email(iccintra@hotmail.com), respondendo o seguinte:
O que posso/pretendo fazer para melhorar minha catequese em 2012?
Fácil! Mas, pense em algo concreto,  lute por isso, mesmo que seja uma coisinha simples. Quando chegamos ao final de ano, sempre avaliamos nosso fazer catequético e sabemos bem em que podemos melhorar ou quem sabe inovar...
Vamos lá, não quero ninguém de fora! Quem sabe, eu  consiga mais alguns brindes para enriquecer nosso sorteio. Está dada a largada!  Sirva-se de um pedaço de bolo!
Quero ganhar um presente de cada um de vocês... O que?
Reze uma Ave-Maria por mim, para que eu continue sendo instrumento de evangelização nesse meio, através do blog "Sou catequista de IVC". Só isso! Viu que fácil!
beijus e até breve!

*******************

Partilho com vocês, a resposta "texto" do Jonathan, nos mostrando uma maneira diferente de fazer catequese, com encontros na prática. Catequese, também é ação  e deve sair do espaço de quatro paredes... Deixo aqui o testemunho desse catequista que faz com amor...

Oba!!! Adoro promoções, ainda mais quando é para comemorar algo tão importante, que nem o seu blog.

Bom, respondendo a pergunta...
"Levarei para ano que vem algo que nunca tinha feito nos meus encontros, achava verdadeira bobagem, e que fiz este ano e decidi nunca mais deixar meus encontros órfãos dessa nova forma que encontrei para os encontros de catequese. O que continuarei fazendo ano que vem, são os encontros de "Gestos Concretos".

Foi até engraçado. Durante todo ano, eu desesperado procurando alguma coisa que mexesse com os meus pequenos (Imaculada, você sabe muito bem, pois te pedi socorro várias vezes rsrsrs), e nada eu descobria. Eu pulava, dançava, fazia dinâmicas, contava histórias, cantava, me vestia disso e daquilo, e nada funcionava 100% com minha turma de 30 catequisandos e desses30, 25 super hiperativos e agitados.
Sempre acontecia o contrário, meus encontros as vezes colocava os pequenos mais agitados ainda.

O tempo foi passando, e eu criando e preparando "N" coisas, e foi preciso o último encontro acontecer para eu perceber o que estava precisando para evangelizar bem minha turminha. Minha turma precisava de ver, fazer e sentir, para que Jesus tocasse-os profundamente, pois só vendo, sentindo, e fazendo o bem, que minha turma pode perceber que Jesus era presente na vida deles, que Jesus oferecia só coisas boas pra eles, oferecia saúde e eles reclamava, oferecia família e eles não a viam, oferecia a igreja através do catequista e da comunidade e eles faziam de cegos, surdos e mudos.

Com esse último encontro que levei-os a ASAPAC, eu vivi realidades que nem eu imaginava presenciar, com este 1 mês que durou a Campanha "Catequese e ASAPAC, eu vi as crianças comovidas e dispostas a ajudarem ao próximo, mostrando total amor pelo irmão, as famílias aproximaram mais da catequese oferecendo ajuda, solidariedade, e muitos pais me conheceram, pois a realidade era tão triste que tinha pais que nem sabia quem era o catequista do filho.

Vi que os encontros com gestos concretos, não só ajuda os necessitados de cura, de pobreza, como curam interiormente os necessitados como também enriquece a fé dos que são pobres de fé, e crença a Deus. As vezes para nos tornarmos seres humanos mais humanos, precisamos de ver, e sentir, para crer que Deus age em nossa vida constantemente, e basta a nós agradece-lo com um gesto concreto, ou seja, agradecer ajudando e amando o nosso próximo.

2012 será o ano em que irei apostar mais nos gestos concretos, pois creio que aquele que faz o bem a primeira vez, nunca mais irá deixar de praticá-lo."


Esta é minha resposta Imaculada que acabou virando um texto rsrsrs, mas foram grandes conquistas e graças que recebi com essa experiencia que presenciei, teve um "anjinho" que virou pra mim e disse: Jonathan ano que vem se nossa turma comportar nós vamos poder voltar aqui (ASAPAC)? Eu ri, e o que respondi é que sim, que sempre iremos ser bons filhos de Deus e só assim podemos ajudar nossos irmãos.
E esta foi minha experiencia e que quero fazer não só ano que vem como fazer sempre, já estou até planejando rsrsrs.
Imaculada, Um grande abraço.
ʝѳɳɑtɦɑɳ Cʀuz


http://www.blogjonathancruz.blogspot.com/

24 comentários:

  1. Parabéns pelo 2 anos de blog! Estarei rezando para que ele tenha muitos e muitos anos de vida, pois será minha grande fonte de trabalho na minha proxima jornada, que eu ainda não sei como será, mas Deus sabe! Peço a Deus e a Nossa Senhora que continue te ilumindando, pois esse blog é uma GRANDE forma de evangelização! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Já mandei minha resposta por email, FELIZ ANIVERSÁRIO, e que esse seja o segundo de muitos, e muitos anos de maravilhas.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela data especial. Este blog é uma benção de Deus para nós catequistas, que sempre estamos buscando subsídios para planejar nossos encontros de catequese.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga querida do meu coração, vc já está pedindo voto antes de eu colocar a enquete? rs
    que legal, sinal de que está participando mesmo e tem grandes chances de ganhar, pois é muito querida e seu carisma é único!
    quanto à sua promoção, eu vou responder tb, mas não precisa me mandar a revista pq a minha paróquia tb assina e eu recebo, valeu?
    eu pretendo realmente ser uma catequista melhor em 2012, pois neste ano que passou eu deixei muito a desejar, casa de ferreiro espeto de pau..., pois tem tanto encontro bacana nos meus blogs e muitas vezes fui com a cara e a coragem para os meus encontros de catequese, prometo não contar tanto somente com o Espírito Santo e fazer também a minha parte, me dedicando mais e preparando encontros melhores para meus catequisandos... beijos e boa sorte, vou lá colocar a enquete agora... fica com Deus amigaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Que Deus continue te iluminando, principalmente para que eu possa usufruir bastante. Linda, não posso ter muita "pretensão", mas quero estudar bastante para melhorar muito como ser humano e catequista, parabéns Shenia.

    ResponderExcluir
  6. Oii, parabéns e que Deus a faça instrumento sempre. "Em 2012 quero continuar fazendo uma catequese dinâmica, que desperte dentro do coração de nossos catequizandos o amor que Deus tem por nós. Fazer com que minha catequese dê frutos, passando as crianças a missão de também evangelizar, levando a luz de Deus a família, escola, comunidade. "Deixai vir a mim meus pequeninos" disse Jesus, e esse Jesus está presente em cada um de nós.
    Enfim quero que a catequese seja sempre guiada pela força do Espirito Santo que fala em mim todos os encontros.

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS AMIGA POR MAIS ESTE ANINHO DESTE BLOG MARAVILHOSO,QUE DEUS TE ABENÇOE E TE ILUMINE COM MUITOS E MUITOS POST, QUE SEMPRE NOS ENSINAM E AJUDAM EM NOSSOS ENCONTROS E EM NOSSO DIA-A-DIA.
    NESTE ANO DE 2012 QUERO ESTUDAR MUITO,QUERO DAR O MELHOR DE MIM NA CATEQUESE. ESTAMOS COM UM PROJETO NOVO, PARA CONVIDAR AS CRIANÇAS PARA A CATEQUESE, NO INÍCIO DO ANO LETIVO NAS ESCOLAS, VAMOS VISITÁ-LAS E CONVIDAR PARA A CATEQUESE, ONDE MUITAS AINDA NÃO SABEM DAS INSCRIÇÕES. VAMOS TAMBÉM TRABALHAR JUNTO COM A PASTORAL FAMILIAR , COM OS PAIS E FAMÍLIA DOS CATEQUIZANDOS NOVOS E OS QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO.E COM O APOIO DO NOSSO PÁROCO TENHO CERTEZA QUE SERÁ UM ANO MELHOR NA CATEQUESE.BEIJUS E ABRAÇOS TAMANHO DO MUNDO PARA TI.

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS!! Querida amiga continue sendo luz, continue a levar a LUZ!! Obstáculos existem para serem confrontados, contornados e prá nos fortalecer. Sempre e acima de tudo, Deus está conosco e seu Reino não terá fim. Sei que seu sim sempre ressoará em nosso meio, enquanto caminhares firme de mãos dadas com nosso Deus e Senhor!! Que Deus continue a derramar bençãos sobre você e que caminhes sempre guiada pelo seu Santo Espírito. Abraços repleto de carinho e de admiração.

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida amiga!!! Saudadesss!
    Bem, esse bolo eu jamais ia perder e em nossas orações está seu trabalho de evangelização dentro e fora da rede mundial.

    Bem, em 2012 eu quero de fato ser Catequista. Essa palavra significa muito pra mim e eu ultimamente não tenho honrado a mesma.

    Quero estudar o Catecismo e a Bíblia e ser um testemunho vivo do Deus que habita em nós. Se conseguir isso, já serei uma grande pescadora.

    Um grande beijo.

    Clécia

    ResponderExcluir
  10. Amada mesmo atrasada,(PC com defeito)parabéns pelos dois anos e que eles se multipliquem cada dia mais,pois você é uma pessoa com uma espiritualidade incrível e pode ter certeza que você nos passa isso através dos seus post,e o meu desejo para 2012 e pedir a Deus que Ele me permita continuar esta missão de estar catequista por mais este ano que se inicia pois amo D+++++ o que faço e o faço com verdadeiro amor, e que o Espirito Santo de Deus nos ilumine para sermos dignos de cumprir a missão.

    ResponderExcluir
  11. Este ano novo promete muito em termos de catequese na nossa comunidade, parece que teremos o nosso local próprio, e até uma capela para nossos momentos de oração. Quanto a mim, recebi o convite para ser assessor ca catequese em nível paroquial e quero muito melhorar os encontros, e buscar a participação das famílias, pois tenho certeza que sem esta ligação tudo é mais complicado. E vou contando com o apoio de todos, sempre buscando sugestões com nossos catequistas. O melhor de tudo é que temos sempre a esperança que podemos melhorar(humildade sempre). Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Imaculada,
    Tudo bem?
    Quanto tempo, né?
    Olha, a catequese aqui na minha paróquia não anda nada bem. Tivemos todo o ano de 2011 praticamente envolvidas somente com os encontros semanais. Formação permanente e específica, encontros com pais, visitas às famílias, etc ficaram a desejar. Mais eu pretendo lutar para que nossa catequese em 2012 só inicie quando esta estiver organizada. Primeira coisa é dar uma olhadinha em nossa equipe. Pensar em uma nova coordenação. Coisa que o nosso pároco disse que vai fazer. É isso. Eu tenho a esperança de que no ano de 2012 nossa catequese vai caminhar, ORGANIZADA.
    Tô dentro do sorteio, né?


    Abraço fraterno,
    Glícia
    Passos-MG

    ResponderExcluir
  13. Querida, vim aqui testemunhar algo... Hoje na reunião do conselho, eu estava representando a Pascom e o padre me chamou pra integrar a equipe de coordenação. Eu aceitei, pensando na missão que assumi há quase 16 anos e pensando na responsabilidade que devo ter com a minha vocação.
    Vim escreve aqui, pois havia dito há poucos dias o quanto precisava ser melhor pra receber este título que tenho: Catequista.

    Será um ano difícil: trabalho, estágio, estudos, mas eu quero colaborar. Que Deus me ajude, já que o chamado veio Dele, hehe.
    Beijos,
    Clécia

    ResponderExcluir
  14. Clécia querida, fico feliz! Você tem muito pra dar, um potencial muito grande, será útil demais, vc vai ver!! Voc~e disse que queria e Deus está te dando a oportunidade de ser...rsrsrs Temos que ter cuidado com o que dizemos, Ele está sempre atento, e não perde tempo!!
    Fiquei tão feliz, de vc vir aqui me contar isso, senti de verdade a emoção da partilha!! Torço sempre por ti!!
    Beijão pra vc e toda sua família! Um Natal abençoado!!

    ResponderExcluir
  15. Querida Imaculada Cintra...
    Paz e Bem!
    Que S. Francisco e Santa Clara de Assis, continue te abençoando por muitos anos. Obrigado por patilhar tamanha sabedoria conosco nestes dois anos abençoados.
    Eis que partilho com vocês o que eu gostaria de fazer para melhorar a minha catequese em 2012!!!

    Gostaria muito de viver uma experiência com os catequizandos em 2012. A ideia partiu deles mesmo, quando neste ano, decidimos montar juntos, um encontro, num ambiente lindo, em meio a natureza. Partilhamos um belo momento com as famílias neste lugar. Foram momentos intensos de oração, reflexão e compromisso.
    Para 2012 queremos tentar expandir esta ideia convidando outras turmas, também de outras paróquias. Vamos tentar criar o

    "Acampamento da Catequese"

    Um casal de pais, já ofereceu ajuda. Seria dois dias de encontro, em meio a mãe natureza: Um lugar com uma Capelinha muito acolhedora, bem pequenina, para as orações matinais e noturnas, cheias de almofadas espalhadas pelo chão... Muito verde, quartos, quadra, som dos pássaros e um silêncio acolhedor. Pretendo sentar com outras catequistas, para organizarmos cada detalhe. Para que eles tenham um verdadeiro encontro com Jesus...
    (E como Deus fala naquele lugar)

    Peço orações para que este projeto se idealize...
    Com muito carinho, agradeço a TI, Jesus, por sempre estar presente em meus momentos de evangelização! Conte sempre comigo!
    Um Natal repleto de paz e Bem a todos! E um beijo carinhoso e doce da Elaine Catequista!
    "Continuemos Unidos em 2012 e sempre!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Ano novo é tempo de renovação , tempo de mudança e na catequese não pode ser diferente, fazer diferente mudar as coisas que não derão certo ou não fizemos em 2011, em nossa comunidade queremos animar mais e deixar as missas da catequese com a "carinha" dos catequizandos! Programar uma formação de catequistas logo no início do ano!
    E se Deus quiser tudo dara certo, pois é ELE quem conduz nosso tabalho missíonário, somos instrumentos nas mãos do Criador!

    Parabéns Imaculada pelo Blog!

    Paz e Bem!


    Thabatha Santos

    ResponderExcluir
  17. A paz!

    Para poder fazer o melhor tenho que rezar muito para que Deus de sabedoria necessaria e sempre me manter informada de todas os documentos da Nossa Igreja.

    bjos no coração!Maria da Penha L.Antunes (sorocaba)

    ResponderExcluir
  18. "Bom, o que eu quero fazer para melhorar minha catequese é sair da sala da catequese, fazer o êxodo, ir ao encontro das famílias dos catequizandos, visitá-los, conhecer a realidade dos meus pequenos.
    Cris Menezes - Catequizando feliz

    ResponderExcluir
  19. Olá querida Imaculada, como diz o ditado: "Antes tarde do que nunca". rsrsr

    Feliz Aniversário!!! Que Deus continue abençoando voce e esse seu espaço fantástico, que ajuda na evangelização e conversão de todos que tem o prazer e privilégio de passar por aqui.

    Agora respondendo pergunta do post. Pretendo em 2012 planejar e seguir o planejamento... continuar a trabalhar os gestos concretos que foi a parte mais frutuosa em 2011. Esse ano também trabalharei pela primeira vez com a Infância Missionária. E também preciso me programar para assumir 1 hora na Adoração Perpétua, que aqui em nossa paróquia temos o privilégio de ter. Pretendo também continuar com os Catequistas Unidos se for da vontade de Deus e de vocês também...rs
    É isso!

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  20. Olá, amiga Imaculada!
    Eu também quero participar desta promoção abençoada.
    Em 2012 pretendo voltar a catequizar crianças, que é a minha verdadeira vocação. Nos últimos anos, estou na Pastoral do Batismo, que também gosto muito, mas ainda acho que a catequese infantil é o meu doce caminho.
    Parabéns pelo aniversário do seu blog, este espaço iluminado, que amo visitar!
    Que Deus a abençoe grandemente!
    Abraços fraternos,
    Angela

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem? Aqui em minha Pároquia vamos começar com projeto de catequese novo,no 1º semestre os encontros serão com os pais e os filhos e o padre quem irá dar.Nós os catequistas vamos ter formação quinzenais. Sendo assim pra esse ano pretendo participar com afinco das formações,já estou estudando alguns documentos em casa, estou com muita sede de aprender para poder evangelizar com segurança.
    Parabéns pelo seu blog você nos ensina muito.Beijos... Rosemary

    ResponderExcluir
  22. Imaculada, sempre estou atenta ao seu blog. Acredito sim que ele e um meio de evangelizar , e nos catequistas temos sempre que estar aprendendo, somando experiencias, dividindo experiencias aperfeiçoando a nossa missão. Para 2012 quero tudo diferente inclusive já começei ontem ficamos eu ( Silvânia ) e Ariane preparando todos os nossos encontros para 2012 , tivemos juntas muitas ideias que quero compartilhar com todas aqui no seu blog e também quero sugestões de como e feito nas outras paroquias, pois acredito que todos aqui queremos divulgar e evengelizar a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo. Então acredito que eu e a Ariane já começamos a nos organizar coisa que o ano passado da minha parte deixei muito a desejar, mas reconhece o meu erro e já estou na linha de novo.Estamos focadas este ano na Biblia e na participação dos pais. Não que nos outros anos não tivemos focados neles , ams este ano iremos dar uma enfase maior e de uma forma "melhor" ( espero que sim). Somos eu ( Silvânia ) e a Ariane catequistas da pré-catequese da Paroquia Santos Anjos da Guarda de Belo Horizonte Minas Gerais uai..

    ResponderExcluir
  23. Oi lindona,parabéns pelo aniversário do seu lindo blog!Acabei de mandar minha frase,como disse a Cláudinha antes tarde do que nunca rsrs!Deus te abençoe que Nossa Senhora esteja sempre te amparando,que o Espírito Santo te ilumine sempre....Parabéns....beijos no teu core lindãooo Paty♥

    ResponderExcluir
  24. Querida Imaculada, parabéns pelos 2 anos de amor, Deus te Abençoe.

    Bom, sei que preciso melhorar todos os dias, pois a cada dia tenho que buscar e buscar...

    Pretendo continuar seguindo o exemplo do Mestre Jesus, estar sempre atenta a descobrir as qualidades e habilidades dos catequizandos, continuar fazendo estudo da Palavra diariamente.

    E este ano, vou tentar fazer mais atividades fora da sala, as crianças gostam muito.

    Abraço Fraterno!!

    Sueli - Pãozinho do Céu

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!