terça-feira, 28 de agosto de 2018

Ambientação para encontro sobre a Bíblia...

Fiz essa postagem alguns anos atrás, estou republicando...

Ontem nosso encontro de catequese foi sobre a Bíblia, estamos dando uma atenção especial nesse mês de setembro. Comecei nosso encontro de uma maneira celebrativa. Coloquei em prática a sugestão da Rosangela de Londrina, confeccionei meu coração.  Usei uma folha de isopor, usando duas fica melhor ainda, o azul, usei o papel ondulado, que pode ser substituído por TNT, no coração, usei papel laminado, amassei para dar um efeito legal e para fixar usei  taxinhas.  Dependendo da espessura do isopor, pode se usar alfinete de costura. Foi  fácil e rápido. As vezes olhamos as coisas e achamos complicado, mas quando nos dispomos a fazer, a coisa sai. Cada catequizando antes de ler, se dirigia  frente a Palavra, fazia a "vênia", se posicionava e lia sua passagem bíblica. Aproveitando desse momento, para explicar como devemos nos comportar diante do santíssimo e também em que momentos fazemos a vênia dentro da Igreja, ou nas celebrações. Porque é horrível, você ver adultos que passam de frente ao altar sem nenhum gesto de respeito.
"Genuflexão: é um gesto usado somente para o Santíssimo Sacramento, quando se entra e sai da igreja, como também depois de aberto o Sacrário e antes de fechá-lo. Tal gesto significa adoração e respeito pelo Corpo do Senhor. Existem duas formas de genuflexão: com um dos joelhos (o direito) quando o Santíssimo não está exposto e com os dois joelhos quando o Santíssimo está exposto no ostensório.
Vênia: é uma pequena inclinação com o corpo feita para o altar ou para a cruz, cujo significado é de reverência e solenidade. "

Enfim, nosso encontro foi super gostoso, terminamos comendo bolacha de água e sal com o mel. Eles adoraram.  Em alguns encontros, você sai igual uma cana saida do engenho,  outros saimos frustrados, se sentindo o pior dos catequistas, outros você sai contente, porque conseguiu passar a mensagem de uma forma tranquila. Assim foi nosso encontro dessa quarta. Pena que faltaram cinco catequizandos. No geral, estou feliz, pois  estão se desenvolvendo  bem, são  participativos e interessados.



SUGESTÕES:
- Fazer um coração grande de isopor (2 folhas de isopor grossa), para ser colocado dentro dele uma Bíblia aberta.
PAINEL - forrar com TNT azul marinho , assim dará destaque ao coração (vermelho)`
Poderá ser colocado a frase: BÍBLIA NA MÃO, NO CORAÇÃO E PÉS NA MISSÃO.

3. Caso queira complementar esse painel, poderá ser colocado vários objetos com
as respectivas citações bíblicas , que demonstram o que é a Palavra de Deus:

a. Vidro de mel
"Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca."
(Salmo 119-103)




b. Espada
“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” Hb. 4, 12.

c. Vela/ lamparina/Lâmpada -
“TUA PALAVRA, SENHOR, É LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS E LUZ PARA O MEU CAMINHO.” (Salmo 119,105)


d. Balança - símbolo da justiça

“TODA ESCRITURA É INSPIRADA POR D EUS E É ÚTIL PARA ENSINAR, PARA REFUTAR, PARA CORRIGIR, PARA EDUCAR NA JUSTIÇA, A FIM DE QUE O HOMEM DE DEUS SEJA PERFEITO, PREPARADO PARA TODA BOA OBRA.” (2 Tm 3, ,16-17)



e. Rocha

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mt. 7, 24-26

f. Semente - A Palavra de Deus é como a semente. Aquela que cai em terra boa representa aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão frutos na perseverança. (Lc. 8,11-15)

g. Martelo – A minha Palavra é como o martelo que esmiúça a pedra. (Jr. 23,29) Ou A Palavra de Deus é como um martelo: quebra a rocha do coração endurecido pelo pecado.








h. Água – Desça como chuva meu ensinamento e minha Palavra se espalhe como orvalho; como chuvisco sobre a relva macia e aguaceiro em grama verdejante (Dt. 32,2)



i. Tesoura: a Palavra de Deus é como uma tesoura: poda e elimina os vestígios do mal em nós.



j. Pão: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mt. 4,4)

5 comentários:

  1. Amei a ideia. Vou tentar fazer com meus catequizandos.

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde! Me chamo Ediziene, sou catequista de 1ª Eucarisita, visito sempre seu blog que é bem proveitoso me salva bastante me dando dicas de encontros, dinâmicas entre outros. Parabéns pelo carinho e a dedicação que tens pela catequese. Gostaria de saber se é possível vc me mandar alguns materias pra mim trabalhar com meus pequenos, aí vai meu e-mail edizienefreitas@hotmail.com Ficarei eternamente grata!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,Imaculada!òtimas sugestões.Irei fazer o da Bíblia amanhã em meu encontro.Que Deus continue te abençoando .

    ResponderExcluir
  4. Amei sua sugestão da bíblia... vou tentar fazer amanhã com meus catequizandos. Obrigada! Que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!