terça-feira, 20 de março de 2018

Caminhando a passos lentos, mas caminhando...

Aos poucos vamos tomando consciência  do que consiste a "Iniciação à Vida Cristã" tão falada ultimamente.  Palavras como : processo, itinerário, vivência, querigma, mistagogia,  experiência de fé, vão ganhando sentido. Devagarinho, vamos entendendo que nós catequistas,  não estamos à frente de um cursinho que oferece 'sacramentos', com direito a diplomas e tudo.  OU será que um jovem quando chega na crisma ainda se sente como aquele jovem no dia de sua formatura que joga suas cartolas para o alto, como que dizendo: enfim, formados!!!

Opa, mas, o diploma não faz do formando um profissional. Vejam, ou melhor, leiam e tragam para a nossa realidade na catequese, começando pelo título. "Lembranças" de recebimento de sacramento não faz do catequizando um iniciado. 

Diploma não faz profissional! 

Você conhece Itzchak Perlman? Ele é um dos maiores violinistas da atualidade. Assisti a uma entrevista com ele num canal estrangeiro e uma das perguntas inevitáveis do jornalista foi: “Qual o segredo para se tornar um bom instrumentista?”

A resposta de Perlman: “O segredo para ser bom em qualquer instrumento é: praticar, praticar e praticar. Um iniciante terá de levar cerca de 2500 horas, à razão de 7 horas ao dia, para dar os primeiros passos. Depois, outras 15.000 horas para se tornar impressionante. Este será, com certeza, um ótimo começo! Mas a grandeza só vem de treinar com incrível afinco.”

A resposta de Perlman é impressionante. Uma pessoa que acaba de conseguir um diploma universitário é profissional? Na melhor das hipóteses, ela será apenas e tão somente iniciante. Falta a prática. E isto, só se consegue com um dia a dia focado no desenvolvimento de competências que a faculdade não procede. 

Ainda assim, seria só o começo. Sucesso? Estaria bem longe ainda. Diploma, MBA, pós-graduação não são garantia alguma de profissionalismo. Menos ainda num mundo onde a indústria do curso superior tornou-se, em vários casos, um negócio do tipo “pagou, passou”. O verdadeiro profissional está acima do diploma. Ele tem desempenho comprovado. (fonte)
Vamos guardar alguns textos do documento 107 da cnbb

Iniciação Cristã significa imersão em uma nova realidade. (n 88)
Ela se desenvolve dentro do dinamismo trinitário: os três sacramentos da iniciação, em uma unidade indissolúvel, expressam a unidade da obra trinitária na iniciação cristã: no Batismo assumimos a condição de filhos do Pai, a Crisma nos unge com unção do Espírito e a Eucaristia nos alimenta com o próprio Cristo, o Filho.(n 91)

Esse processo iniciático realiza-se na Igreja e pela mediação da Igreja. Acolhe  e acompanha os que querem realizar o caminho da fé, oferece-lhes os fundamentos da vida cristã e, principalmente, os incorpora a Cristo.(n 93)

É importante compreender bem essa dimensão eclesial do processo de iniciação, que se desdobra em uma formação continuada. As pessoas são iniciadas no Mistério de Cristo e na vida da Igreja. Não é como um curso que termina em festa de formatura, nem se trata de mera devoção particular.
Quem é iniciado na Igreja, assume os compromissos da missão a que ela se dedica.(n.94)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!