domingo, 2 de julho de 2017

IX SULÃO BÍBLICO CATEQUÉTICO

“COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ

O Sulão Bíblico-Catequético é uma oportunidade de reconhecer a caminhada catequética a fim de organizar e intensificar a iniciação à vida cristã nas diversas dioceses do sul do país.

A preparação do IX Sulão começou em junho de 2015. A “Lumem” – equipe de coordenação do Sulão, elaborou 12 cartas catequéticas. A ideia das cartas foi inspirada na prática do discípulo missionário Paulo. As cartas do apóstolo saem do coração. São bilhetes pastorais ou catequeses mistagógicas, ou seja, revelam sua íntima relação com o Cristo Ressuscitado.

Todas as dioceses do sul do Brasil receberam essas cartas. Vamos, abaixo, citar os temas das cartas, uma breve reflexão do tema e seu texto bíblico inspirador.

Nos dias 16 a 18 de junho de 2017 acontece em Florianópolis (SC) o IX Sulão Bíblico-Catequético da CNBB, com o tema “Comunicação no processo de Iniciação à Vida Cristã” e lema “Senhor, todos te procuram” (Mt 1,37). Esse evento reúne os cinco regionais do sul do Brasil (Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4 e Oeste 1).
  • 1ª Carta – Tema: Acolher Jesus que está entre nós e em cada um de nós. Apresenta-se nesta carta a atitude comunicadora de Jesus: a proximidade das pessoas.. Meditar: Lc 19,1-10.
  • 2ª Carta – Tema: Encantar-se por Jesus, deixando-se alcançar por Ele sem resistências e reservas. Jesus nos chama para um encontro pessoal e íntimo. Quem o encontrou fez a experiência vital fascinante e fez-se amigo de Jesus. Meditar: Jo 1,35-49.
  • 3ª Carta – Tema: A diversidade deve ser sempre conciliada com a ajuda do Espírito Santo. Jesus dialogava, respondia às perguntas, propunha questionamentos, se expressava em palavras e ações. O diálogo é o caminho da revelação de Deus. Meditar: Mc 7,31-35.
  • 4ª Carta – Tema: Escutar e aceitar a palavra é optar pela fé. Escutar é uma atitude comunicadora que revela a importância do outro, a abertura da mente, a sensibilidade e ternura a Deus.Meditar: Lc 7,1-10.
  • 5ª Carta – Tema: Conhecer a Jesus Cristo pelas verdades reveladas da fé é nossa alegria. Reforça que o seguimento de Jesus exige maior conhecimento dos conteúdos da fé em nossa vida. É necessário conhecer melhor a Palavra e a Liturgia. Meditar: Jo 4,1-30.
  • 6ª Carta – Tema: Vivenciar o Mistério para fazer progredir a fé cristã. Vivenciar é experimentar a dinâmica do plano de Deus, praticar a fé na comunidade e cultivar a espiritualidade missionária. Meditar: Mt 19,16-22.
  • 7ª Carta – Tema: “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos” (1 Jo 1,3). Jesus comunica sua vida em gestos concretos de partilha. Sua vida é partilhada entre os mais necessitados. Jesus é dom oferecido por todos. Meditar: Lc 24.13-35.
  • 8ª Carta – Tema: Com o coração aquecido, reconhecer Jesus Cristo na celebração da vida e da fé. O celebrar é uma atitude comunicadora de Jesus. Celebrar é encontrar-se, é envolver-se. Meditar: Mt 18,23-35.
  • 9ª Carta – Tema: Experimentar na comunidade a graça de ter sido escolhido e revestido do homem novo. Comungar da vida de Jesus, dos sentimentos de Jesus, do livro da Palavra, da Cruz e da beleza do mandato missionário do Senhor. Meditar: Lc 10,38-42.
  • 10ª Carta – Tema: Recuperar o espírito contemplativo que permita redescobrir que somos depositários de um bem que humaniza. Convite à atitude contemplativa e orante de quem deseja permanecer ao lado dele e anunciá-lo. Meditar: Mt 5,13-16.
  • 11ª Carta – Tema: Permanecer em Cristo e na comunidade, vivendo o discipulado missionário. A atitude de Jesus que queremos destacar é a perseverança. A perseverança é própria de quem acolhe, assume e vive com Jesus. Meditar: 2Tm 3,14-17.
  • 12ª Carta – Tema: Sair em missão, na certeza de que Jesus caminha à nossa frente e nos espera no coração do irmão. A saída missionária enche o coração do missionário de alegria. Ide e fazei eco da vida de Jesus e sua Palavra. Meditar: Lc 24,29.
O conjunto das cartas compõe o subsídio de estudos do IX Sulão.Ao apresentamos as ideias centrais das cartas queremos estimular que em nossa caminhada arquidiocesana de reflexão e formação renasçam lideranças que comuniquem a alegria de ser cristão. Quem encontra Cristo, anuncia Cristo!
  • Cada coordenação de catequese paroquial receberá um livro com a coletânea das 12 cartas.
  • Cada carta traz uma palavra-chave que indica os gestos e atitudes comunicadoras assumidas por Jesus: Acolher, Encontrar, Dialogar, Escutar, Conhecer, Vivenciar, Partilhar, Celebrar, Comungar, Contemplar, Perseverar,  Anunciar.
O que contém cada carta?
  • Uma página de abertura com a imagem e a mensagem central da carta;
  • a carta;
  • provocações para reflexão;
  • Leitura Orante de uma das atitudes de Jesus (Lendo e orando a Palavra).
O que fazer com esse livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!