quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Palavra e método, combinam entre si!

"Como seria um modelo de catequese para você que se diz catequista da Iniciação Cristã...mostre uma maneira atrativa de anunciar Jesus fora da bíblia??? Jesus quando falava as pessoas ficavam paralisadas, admiradas e se enchiam do Espirito Santo. Porque hoje as pessoas inventam tantas coisas, se você for chamado é seu coração quem vai despertar e não as dinâmicas. Anuncie Jesus, deixe Jesus falar nos evangelhos, deixe o povo ruminar e o resto ele fará"

Bom dia amado catequista (imagino que seja catequista)... Seja bem vindo ao meu blog!

Me senti impelida a dar uma resposta aos seus comentários na postagem blás blás catequéticos. Concordo plenamente com você quando destaca a importância do uso da Palavra de Deus nos encontros. Todo tema seja ele qual for deve estar fundamentado na Palavra de Deus. Você usa de exemplo nosso catequista mestre Jesus. Realmente Ele fazia arder corações quando  lia e explicava as escrituras e isso também deve acontecer quando o catequista cheio do Espírito Santo proclama, explica, partilha a Palavra de Deus nos encontros.

Vem a segunda parte onde discordo com você quando diz: " Porque hoje as pessoas inventam tantas coisas". Toda catequese deveria se inspirar na metodologia, pedagogia do próprio Cristo não é mesmo? O que me diz quando Jesus usa de parábolas para chegar mais facilmente ao coração das pessoas? Como que você imagina Jesus desenvolvendo essas parábolas? Inerte? Paralisado num canto? Quais expressões ele
usava? Quando  perdoa a pecadora, ele só fala ou ele vai lá, ajeita um lugar no chão, toca com o dedo! Isso não seria uma maneira dinâmica de evangelizar, de tocar os corações daqueles que a queria apedrejar?

A metodologia são caminhos que usamos para passar uma mensagem. E não existe um único caminho para se chegar a um determinado lugar.
Se um catequista se preocupa mais com dinâmicas e não se forma para discorrer corretamente o texto bíblico, está errado. Existem catequistas enrolão, que dá voltas, faz muito oba oba e não chega ao coração, pois não tem profundidade, intimidade com a Palavra. Mas, quando você pega um catequista que a mensagem bíblica está dentro do coração e ele sabe usar de meios para transmiti-la, sabe contar uma parábola para fixar a mensagem principal, meu amado, como é mais gostoso participar de um encontro assim.

Esse jeito de fazer catequese que você descreve pode surtir efeito numa catequese com adultos, pois com crianças, adolescente e jovens ela não é muito bem aceita. E olha, até mesmo os adultos gostam de uma catequese mais dinâmica. Tem tempo pra tudo dentro de um encontro. Tempo de acolher, tempo do lúdico, de sorrir, e porque não brincar, tempo do ouvir, partilhar, traçar caminhos e compromissos.

SER CATEQUISTA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É antes de tudo ter feito a experiência do encontro com Cristo, ser apaixonado por ele, mas tanto, tanto, que esse amor transborda e ele precisa dividir isso com alguém, senão, morre de amor. srrsrsrs E esse catequista mistagogo, contagia,  usa de meios, gestos, celebrações para chegar ao coração, para fazer com que seus catequizandos mergulhem no mistério.

Bem, espero ter esclarecido um pouco sobre a postagem "blás, blás catequéticos"... Não basta catequistas cheios de blás blás, precisamos hoje de catequistas mistagogos. Catequistas que querem se formar para melhor servir.

Palavra e método, combinam entre si. Uma não exclui a outra (Pe Antonio Francisco Lelo)

Grande abraço e podemos continuar essa prosa, se quiser!!
Imaculada Cintra
Catequista em constante estado de feitura!!

2 comentários:

  1. Concordo com você, Imaculada! Jesus nosso Mestre em tudo... o Rei também das dinâmicas! Lembrei agora da passagem que diz a Pedro para andar sobre as águas...quando era para despertar uma verdadeira conversão, Jesus não poupava recursos! Obrigada pelo post como sempre motivador e esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. Olá! A paz de Jesus! Imaculada concordo plenamente com a sua colocação. Como catequista me espelho na forma evangelizadora de Jesus Cristo e tenho Nele meu referencial para fazer catequese. Como você bem disse, Jesus também utilizava de métodos para tocar as pessoas e para cada grupo de pessoas Ele tinha uma maneira especial de tocar, acolher, curar, ensinar. Como catequista de crianças, fico imaginando a abordagem Dele quando pediu: “Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus.” Imagino quanto colo e carinho Ele ofereceu para estas crianças. O fazer catequese de fato, não nos permite “inventar tantas coisas” como a pessoa citou, mas nos permite, assim como Jesus, utilizar métodos que ajudem a proporcionar às pessoas uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Um grande abraço. Fique com Deus.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!