quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O padre não é bom da cabeça

Isso aconteceu em Portugal, porém, achei oportuno a leitura para que possamos refletir alguns pontos interessantes! Você que me lê, na paróquia onde atua, existem pais  que querem os sacramentos para os filhos como se fosse uma mercadoria, com compra e entrega rápida? Existem paróquias que caminham como bem quer, sem obediência às orientações diocesanas(quando tem orientação)?
A religião com facilidades, se não for assim, não serve. O padre coitado é tido como louco!! Imagina exigir três anos de caminhada até a eucaristia. É meus caros, acho que não é só Brasil(há exceções) que não se entende que a catequese  está à serviço da Iniciação Cristã. Que essa caminhada é um processo de amadurecimento na fé e que os sacramentos acontecem no decorrer dessa caminhada, mas  não é a meta de todo processo. A meta é formar cristãos! (Imaculada Cintra)
"O senhor estava ao telefone a convidar um amigo para a festa do seu filho que ia fazer a primeira comunhão no dia tal. Eu estava numa mesa ao lado à espera que me entregassem o carro após a mudança do vidro que se partira vá-se lá saber como. O senhor esperava também o seu carro por motivo idêntico, quando, para ocupar o tempo, efectuou a chamada que ouvi como se fosse para mim. O que ele não sabia é que eu era padre e que o padre a que se havia de referir o conhecia bastante bem.

O padre não é bom da cabeça, dizia. Olha que ele exige três anos para fazer a primeira comunhão. São de facto três os anos estipulados pela Conferência episcopal portuguesa e pelo itinerário da Catequese. Para mostrar ainda mais a força da decisão que tomara, queixava-se que o padre, que não é bom da cabeça, dizia que com mais de três faltas o miúdo seria retido na catequese. Onde já se viu! Exclamava.

O padre é doido por exigir estas coisas. E depois encontrou uma catequista ali ao lado, pareceu-me que numa paróquia bem ao lado, que aceitou o miúdo para fazer a primeira comunhão, e em dois meses vai conseguir fazer catequese de três anos. Grande catequista. E ainda diz o senhor que o filho, afinal, até gosta daquilo, e já sabe tudo. Como se fosse uma questão de saber.

Estava o filho contente e o pai mais que contente, porque afinal o seu filho querido ia fazer uma festa linda. Aquela festa que provavelmente irá fazer poucas vezes na vida. Porque comungar deveria ser sempre uma festa. E vai ter casa cheia com almoço bem melhorado.

Tal pai, tal catequista, que nunca devem ter ouvido a Jesus dizer que se o quisessem seguir, até teriam de deixar pai e mãe!"
Fonte:http://eupadre.blogspot.com.br/2016/08/o-padre-nao-e-bom-da-cabeca.html 

Um comentário:

  1. Pelo ABC da Catequese de Portugal parece que são 10 anos de Catequese, pois falam em 8º ano,9º ano... Seria o problema só em algumas Dioceses, como nós aqui?

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!