quinta-feira, 3 de abril de 2014

Novos Campos... Catequese com adultos!

Depois de 18 anos, trabalhando com catequizandos em idade infantil (coisa que amo e valorizo), estou acompanhando com uma catequista experiente,  uma turma com adultos. Quero saber passo a passo, como caminha a catequese com adultos em minha paróquia. Só  saberei, colocando a mão na massa.

Se digo que SOU CATEQUISTA DE IVC, preciso ser uma catequista flex, com abertura para novos campos, novas experiências.

Só falamos com propriedade,  sobre aquilo que fazemos  experiência. Como falar com desenvoltura sobre a IVC com adultos, se  não vi acontecer, se nunca acompanhei um processo com eles?  E também, quer saber,   estava me sentindo acomodada.  A catequese em idade infantil, é minha zona de conforto, meu buraco. Estava  me sentindo a verdadeira sapinha do buraco (lembram dessa fábula neh). Porém, estou sempre sendo cutucada e convidada a sair do buraco. Saio, confiante que descobrirei coisas lindas  do lado de fora, nessa nova etapa que estou iniciando. E pretendo partilhar tudinho com vocês as maravilhas que for encontrando pelo caminho nessa minha empreitada.

De início, o  projeto era montar uma turma só com  pais de nossos catequizandos,  que  não havia concluído sua Iniciação Cristã, num trabalho paralelo com os filhos.  Porém, devido a grande procura pela IVC com adultos na paróquia ,  mais de 90 inscritos, nossa turma ficou mesclada, o que não deixa de ser uma riqueza. Não sabemos ao certo, desses mais de 90, quantos tem filhos no processo catequético.

A largada foi dada e vejo que será uma benção. Precisamos propor, sem impor. Muitos foram chamados, nem todos responderam SIM. Acredito piamente, que cada pessoa tem  o seu momento.

Tem um mês que iniciamos nossos encontros com os adultos e já vi que vou amar trabalhar com eles.   Em poucos encontros, tem sido lindo acompanhar o processo de conversão de cada um, perceber a sede, o desejo no olhar, nas palavras desses adultos. Estamos vivenciando nesses primeiros encontros, o QUERIGMA através dos evangelhos. Lindo de viver!

Daqui  duas semanas, acontecerá a celebração de admissão desses candidatos. Celebração onde responderão de livre espontânea vontade, se querem de fato, tornar-se cristãos. Depois disso, prosseguiremos com os que querem, com o  catecumenato,  tempo das catequeses.

Nossa turma (19 pessoas) é composta por jovens, mães e também famílias inteiras: pai, mãe, filhos, percorrendo juntos esse caminho de amadurecimento na fé. Temos até um recém nascido, o pequeno Gabriel, que com apenas 11 dias, participou nessa semana, de seu primeiro encontro catequético,  com sua mãe, pai e irmã. Foi emocionante ser testemunha dessa cena. Dentre eles, alguns serão batizados, outros terão seu primeiro encontro com Cristo Eucarístico e serão crismados, outros só crismados.  E no decorrer da caminhada, teremos alguns casamentos. Será com certeza, uma caminhada de grande aprendizado pra todos nós.

Porém, nossa grande missão, é fazê-los entender no que consiste ser uma pessoa iniciada na fé. 

* Nesse um mês trabalhando com adultos, foi tempo suficiente para constatar que,  trabalhar com a idade infantil/adolescente,  é a etapa mais desgastante, pois exige mais do  catequista em todos os sentidos. Por isso,  tiro o chapéu, reverencio  aqueles que se dedicam a iniciar na fé catequizandos na idade infantil e adolescentes. 

Com crianças, adolescentes, jovens ou adultos, vou seguindo, obediente, sendo instrumento onde Deus me enviar.

>>>> Pra quem não conhece a fábula do sapo do buraco ou sapinho sapeca, leia aqui... http://imaculadacintra.blogspot.com.br/2014/02/ei-catequistas-que-sapos-temos-sido.html


3 comentários:

  1. Que Deus ilumine esses seus novos "saltos". E traga sempre pra gente as suas novas descobertas e experiências.
    Queria partilhar com você que estou muito animada, chegaram novos catequistas para nos ajudar, cheios de gás, e estamos finalmente planejando o início da pré-catequese e da perseverança na nossa paróquia, além de muitas outras mudanças. Em breve, espero implantar também a catequese com adultos, vamos com um passo de cada vez.

    Um forte abraço,
    Xanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xanda, feliz por vc menina...Deus é contigo...e sonha junto com vc...avante, quero saber das novidades, me deixe à par... Beijus...Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Olá Imaculada, sabe sempre quando estou navegando e encontro bons artigos na área da evangelização, me lembro de vc, talvez porque já tive um blog... e sei como é legal tbém a gente reproduzir ás vezes bons e até antigos textos para que mais pessoas tenham a chance de ler... Então quero partilhar o que achei, a partir de um texto de Dom Orlando Brandes que li, fiquei impressionada com o dom de escrever desse pastor e fui pesquisando outros, muito bons, especialmente um, até antigo de 2006: Religião e Modernidade. Com certeza muitas coisas te servirão, até mesmo nos novos campos, pois com os adultos, temos essa possibilidade, de junto com eles avançarmos para águas mais profundas... bjos Cátia

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!