sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sou Catequista... Será mesmo???

O catequista precisa criar o hábito da leitura. Precisa estudar. Ao desenvolver um tema, ele precisa ter clareza, convicção, senão, correrá o risco de passar de forma superficial verdades de fé, formando cristãos que não sabem o que professam.
 Saímos a pouco do Ano da Fé, com a pergunta: "O que cremos? Será que cremos?
Se pararmos pra pensar, que nós catequistas, somos o único Evangelho que muitos catequizandos leem, veremos que nossa responsabilidade é grandiosa, sendo assim, não dá pra se fazer de qualquer jeito.
Como catequistas, não podemos nos contentar com aquela pequena ajuda, pincelada que o tais 'manuais' de catequese, oferece. Aquilo é pouco, ou quase nada. É preciso estudar, aprofundar, ruminar,interiorizar. 
Existe um material que o Catequista precisa ter ao seu lado, ao preparar certos temas, o CIC (catecismo da Igreja Católica). E pasme, poucos tem.  
Porque nos deparamos com tantos catequistas inseguros? O medo é irmão gêmeo da insegurança e acontece pela falta de conhecimento, de intimidade com aquilo que vai desenvolver.
Aceitou ser catequista, então, SEJA de fato um.
Se forme para bem formar.
Dói na alma escutar de catequistas: "Não gosto de ler!"
Quem não lê, não abre seus horizontes, a mente, não tem argumentos. Nunca será um bom catequista.
E tem uma pergunta inquietante que li em certo lugar:
'Que catequistas precisamos para os tempos atuais???'
Certamente, não é um, que não gosta de estudar, de ler, de participar de formações.

Quando o catequista não pode adquirir o que é necessário para se formar,( porque é um absurdo o preço de bons livros, um disparate, nem parece que estão à serviço da evangelização...) a Paróquia precisa dar essa assistência, oferecendo materiais, livros, documentos, o CIC,  revistas que auxilie o catequista em suas buscas. Entre outras coisas, é pra isso que serve o dízimo que devolvemos.
Porém, quase nada muda, porque ninguém reclama, argumenta, propõe...
E nossa catequese caminha assim, se arrastando.
Fui chata neh!
Mas, precisamos tomar consciência de nosso chamado, de  nosso ministério!
Neh brinquedo não!!!

Creio no Espírito Santo


Às vezes é bom contar uma anedota para nos ajudar a pensar em coisa séria. Por isso, vamos lembrar aqui aquela estória das duas mulheres que discutiam sobre o era mais importante: se a lua ou o sol. Uma dizia que o sol era indispensável para nossa vida. A outra, porém, achava que a lua era mais importante. E dava a seguinte explicação: >> O sol faz claro na hora em que a gente menos precisa, isto é, durante o dia, quando tudo está claro, Ao passo que a lua é indispensável porque nos ilumina na hora em que mais precisamos, isto é, à noite, quando tudo está escuro>>.

Assim como aquela mulher achava que a lua era mais necessária que o sol, existe também muita gente querendo dispensar a ação do Espírito Santo em sua vida religiosa, substituindo-O por outras devoções ou até superstições. Contudo o Espírito Santo é o SOL em nossa vida cristã. Se Ele faltar, fica tudo escuro. Então começamos a dar  mais importância pra a 'lua' e a outras coisas mais. Esquecemos que é o próprio sol que ilumina também a lua. Jesus veio ao mundo e se fez o 'caminho' que nos leva ao pai, mas veio ao mundo e se fez o 'caminho' que nos leva ao pai, mas é o Espírito Santo que ilumina esse 'caminho' para podermos andar na direção de Deus: << Ninguém poderá dizer com convicção JESUS É O SENHOR, a não ser movido pelo Espírito Santo>> (ICor 12,3). Quando, em nossa Profissão de Fé, dizermos << Creio no Espírito Santo>>>, não estamos apenas admitindo a existência de algo distante, mas da Vida de Deus em nós, mais íntima que o ar que respiramos.

Existem várias obras que explica o Credo, como por exemplo esse:


A QUEM IREMOS SENHOR?
Explicação do Credo para adultos
Pe Luiz Cechinato
Editora Vozes

10 comentários:

  1. Imaculada este é o meu maior sonho com a catequese - ver catequistas comprometido...
    Catequista que ama o que faz, tem zelo com a catequese, é comprometido com o Reino, seu testemunho é fundamental ... testemunha Cristo com a própria vida, e não se pode testemunhar, se não O sentimos, ou O conhecemos, a partir daí, ele sente a necessidade, de revelar e de anunciar Jesus Cristo. Neste sentido a catequese pode dar um passo importante: deixar de ser uma catequese passiva e receptora de conhecimentos para se tornar uma catequese impulsionadora, que ecoa na vida do catequizando , e ecoar, é fazer nova outra pessoa - fazer com que esta se torne um cristão de verdade e que também com sua vida faça ecoar Cristo a outras pessoas. CATEQUISTA COMPROMETIDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica,feliz por ver seu comentário...Ei, vamos colocar esse seu blog pra frente!! Porque parou?? Beijo grande!!

      Excluir
  2. E por falar em leitura... cadê o sorteio dos livros do fim do ano? Hehehe
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amadinha, to em falta neh...mas, estou esperando o DVD e o livro chegar... já fiz o pedido...Semana que vem sorteio, sem falta!! Fique na torcida!! Beijus Xanda

      Excluir
  3. Assino embaixo. Aqui na minha paróquia não podemos reclamar da falta de livros,pois temos bastante e quando precisamos de algum basta pedir para a coordenadora que ela compra. Mas, nem todos se interessam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta essa sede por parte de muitos... é uma pena!! Mas, que bom que na sua paróquia, os que querem, tem onde buscar... beijo grande

      Excluir
  4. Oi Imaculada! Voce não foi chata não... precisamos bater nesta tecla... e de post em post conseguiremos despertar essa necessidade no coração de muitos catequistas! Se Deus quiser! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vamos insistir... se despertarmos alguns, já fico feliz!! Bjus pra vc tb Cláudia!!

      Excluir
  5. Oi Imaculada, claro que vc não foi chata é apura verdade, uma pessoa que não gosta de ler não pode ser um bom catequista, para termos segurança precisamos estar interada do assunto, e a consequencia alem de uma boa catequese é para nós mesmos , crescimento espiritual e pessoal, hoje me acho uma pessoa muito mais desenvolvida. Dilza
    tambem estou anciosa pelo sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, fico feliz com sua colocação e com seu testemunho... Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre!!

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!