terça-feira, 19 de novembro de 2013

E agora???


Dois pontos para refletirmos: 
Porque encerrar os encontros catequéticos em outubro ou em novembro???
O que oferecemos para os neo-comungantes?

Muitas e muitas paróquias encerram seus encontros no final de outubro, novembro, e em muitos lugares, a celebração da Primeira Eucaristia também acontece nesse mesmo período. Fico aqui, curiosa pra saber o que se tem programado para os neo-comungantes? Ele sabe qual é o próximo passo ou depois da celebração da primeira eucaristia, se pergunta:  E agora, proncovô?

Quando 'entramos de férias' dos encontros  no final de outubro,  novembro, perdemos a valiosa oportunidade de se trabalhar um dos tempos fortes em nossa Igreja, que é o ADVENTO e também, fazê-los entender como funciona o ano litúrgico. 

Tenho lido relatos de catequistas transparecendo uma certa tristeza por encerrar os encontros nesse período. Porém, com muito carinho, ouso dizer, se algo nos inquieta, precisamos colocar isso na mesa, dialogando, debatendo com a equipe 'pensante' da catequese. Por que não prorrogar os encontros até dezembro?

No caso dos que vão já receber o Sacramento da Eucaristia,  o ideal seria que os sacramentos acontecessem na Páscoa ou no período pascal, mas se isso é uma mudança distante da realidade de alguns, não é regra que se encerre os encontros com a celebração da Primeira Eucaristia. Pode-se e deve-se viver os encontros mistagógicos, pós-comunhão. Nesses encontros o catequista  aprofunda o significado daquilo que eles receberam, tendo a oportunidade também de escutar o que eles sentiram, o que representou pra eles aquele momento. É tempo de escutar, aprofundar, de introduzi-los no mistério. Esses encontros poderiam se estender até a segunda semana de dezembro. Tempo para dar sentido ao Natal. 

A mudança tem que começar por alguém, que seja por VOCÊ... Faça a experiência de continuar com sua turma, e depois leve ao grupo de catequistas, como foi a vivência desses encontros mistagógicos, celebrativos...

Talvez a paróquia não esteja pronta, conscientizada para grandes mudanças, porém, pequenas iniciativas, pode ser a porta para grandes mudanças...

À propósito,  COMO ESTÁ ESTRUTURADA A CATEQUESE EM SUA PARÓQUIA? TEM-SE ORGANIZADO UM PROCESSO CONTÍNUO PARA A EDUCAÇÃO DA FÉ DOS FUTUROS CRISTÃOS?

pense nisso!!! Vamos debater, trocar ideias, argumentar... e se quiserem, desabafar, soltar os leões, solte!!

Onde não se tem uma organização no processo catequético de forma continuada, acaba por acontecer aquele 'tempo ocioso", aquela brecha, o que chamamos de quebras dos sacramentos, do processo da Iniciação Cristã. Na adolescência, fase delicada em todos os sentidos, eles precisam de orientações seguras, principalmente na educação na fé.  Então, o lugar deles é nos encontros catequéticos, debatendo na turma, assuntos pertinentes à idade... se damos um tempo, uma brecha, possivelmente perderemos muitos....

"A adolescência é o período da amizade, da abertura aos outros e ao mundo. A catequese tem um papel importante para que a fé em Jesus permita fazer a experiência de uma afeição verdadeira e profunda. Se a fé acompanha o desenvolvimento da personalidade, é preciso admitir que também a amizade por Jesus tenha seu desenvolvimento na afetividade."


CONTINUE LENDO...

2 comentários:

  1. Olá Imaculada! Como estamos?
    Realmente nos preocupa dos catequistas "meia-sola" como você mesmo menciona em alguns artigos que posta, é o que está sendo passado para nossas crianças e adolescentes. Com o anseio das festas de fim de ano, férias... alguns catequistas deixam realmente o tempo advento/natal de lado.
    Aqui na nossa paróquia, a celebração da Primeira Eucaristia ainda é em dezembro, mas só para os catequizandos. Como nossa formação é de três anos de formação (pré-catequese, primeiro e segundo ano), não temos como passar desapercebido este tempo de graça. Após a Epifania, existe um tempo para recesso, até porque são férias escolares (pais levam seus filhos a passeios) e os catequistas precisam cuidar também da sua vida pessoal. Esse recesso é de 15 dias, voltando as formações.
    O que realmente preocupa é se a paróquia dá "férias" as crianças da mesma forma das férias escolares, passando até 2 meses sem nenhuma formação. Isso tem que ser avaliado e repensado.
    Lembrando que, nem todos tem o dom que gostaríamos que tivessem para se entregar de corpo e alma a causa da catequese.
    Já me desiludi demais com o "NÃO" de muitos, pois o selo pela casa do Senhor me consome.
    Abraço fraternos.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. Imaculada, muito bom o "seu alerta". Efetivamente não tivemos tempo nem de mencionar o Natal. Seguimos uma tal de "apostila " e todos ficam preocupados em terminá-la. Eu, sentindo a necessidade de minha turma dei prioridade a outros temas extra apostila. resultado, me atrasei com ela e me senti "cobrada". Mas eu tenho certeza que dei o melhor de mim e abordei aquilo que era da vivência e necessidade de meus catequizandos. Mas sempre há a cobrança, principalmente pq pagaram pela apostila. Eu tenho horror a ficar presa a manuais.
    Muitas já encerrram seus encontros. Eu , ainda vou fazer o encerramento nesta próxima terça feira.
    Mas sinto que ficou faltando conversar sobre esse período tão bonito da liturgia: epifania.
    Vc tem razão. Alguem tem que se manifestar e tentar mudar essa programação. Vamos ver na próxima assembleia.
    Ah, desculpe mas vou fazer mais um "pedidozinho': Fiz com minha turma uma avaliação de nossos encontros e estou pedindo a participação de amigos. Vc é muito boa com as palavras e sempre tem uma boa opinião sobre tudo. Passe lá no "evangelizarepreciso e veja o texto : "Minha avaliação dos encontros de catequese" O que aprendemos? o que vamos levar para a vida?
    Desde já agradeço. Bom domingo Fk com Deus.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!