quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E a catequese, como vai???



Vai bem, obrigada!
Caminhando! Indo!
Vai mal, muito mal!


Antes de responder como está sua catequese,
 como está você?
Espero esteja tudo bem e não apenas, INDO... Caminhando!!!

Agora,  se tratando de catequese, na sua diocese, na sua paróquia, qual seria sua resposta?

Na minha paróquia, posso responder que está bem!
Presunção??? 
Não, Testemunho!
Em 2009, Ano Nacional da Catequese. Ano, onde felizmente a catequese ganhou o destaque merecido, sendo alvo de reflexões, estudos, discussões, propostas. Estão lembrados disso, é claro. Estão lembrados daquela grande vela acesa, símbolo do ANC, percorrendo nossas paróquias, nossas comunidades? Lembram dos discursos, promessas, textos prontos, de que essa chama jamais deveria se apagar, que ela representava nosso desejo de mudança, de repensar nossa maneira de fazer catequese. Fomos convidados a repensar nosso chamado, nossa vocação...  Que isso, que aquilo, que patatipatata!!! Isso tudo está muito vivo  em nossa mente e coração.
Nesse mesmo ano, aproveitando que a "onda" estava a nosso favor, decidimos ousar, sentar, discutir, planejar, traçar metas, nadar para águas mais profundas. Iniciamos  não um novo caminho, mas acrescentamos, ajustamos, aprimoramos o que já fazíamos. Estamos já em 2013 e ainda estamos acertando os ponteiros, mas podemos testemunhar que valeu a pena ter dado o pontapé inicial.

Caminhando, indo! Quando perguntamos para uma pessoa: Olá, como vai você? Depois de pensar por alguns segundos, ela  responde: "Estou indo... Caminhando! ou simplesmente...  Indo!' E esse 'indo', normalmente vem acompanhado de um olhar desesperançado, desanimado, com aquela voz sem nenhum entusiasmo, isso dá uma tristeza do Jeca neh! Pois, deduzimos, sentimos que essa pessoa está em cacos, se arrastando, mas não querendo ser pessimista, não diz que está mal e nem que está tudo bem, pois estaria sendo um  otimista 'forçado', então prefere dizer que está 'INDO'.  Voltando à tristeza do Jeca,  ele tinha amarelão, anemia provocada pelos vermes. É isso, ou to fazendo confusão? (Me lembro dessa historia, porque quando nossa mãe tentava nos fazer tomar os tenebrosos "lombrigueiros", meu pai sempre nos contava a história do Jeca Tatu. E nós, sem muita opção e com medo de ficar feito ele, tomava.) Aiaiaiia, será que nossa catequese não tem apresentado sintomas de amarelão??? Um desânimo, uma vontade de nada, sem energias pra se colocar de pé e ir roçando os obstáculos com determinação, coragem, ousadia... 
Brincadeiras à parte, me alegro ao dizer  que a catequese em minha paróquia está com uma carinha mais rosada, depois de termos tomado algumas medidas, precauções,  porém,  estamos ainda muito longe da perfeição. Os vermes insistem em  aparecer, precisamos estar atentos e estar dispostos  a combatê-los. 

Infelizmente toda mudança não partiu de nosso diretório diocesano, pois não temos um. Estamos sem Bispo e nosso anterior 'não teve tempo' em seus três anos em que esteve aqui para sentar, traçar metas, elaborar  nossa ação catequética como diocese. O desejo de transformação, atualização, daquele sopro que vem derrubando tudo, reconstruindo, ainda não soprou por essas bandas... Mas, já sinto leves brisas, aos poucos as paróquias tem manifestado o desejo de conhecer essa tal catequese de inspiração catecumenal. Acho até que a chama do ANC ainda  fumega, basta um sopro, para que ela reavive. Temos uma programação enquanto equipe diocesana, com encontros de formações para catequistas ao longo do ano (geral), por foranias,   nas paróquias que desejam melhorar/transformar sua ação catequética, mas falar a mesma língua, caminhar juntos, ter essa comunhão,  mesmo que cada um no seu ritmo, isso ainda é um sonho.

Bom! Enquanto desabafo com vocês, peço confiante que Deus envie um BISPO pra nossa diocese e se não for pedir muito, que envie UM BISPO CATEQUETA, para que possamos sonhar e fazer acontecer a INICIAÇÃO CRISTÃ em nossa diocese,  indo além de palavras escritas.

Amado Deus, bem sabemos que o projeto não é nosso, mas seu, por isso, um pouco mais de paciência. Sopre, sopre bem forte por essas bandas, para que teu sopro possa despertar com desejo de mudança aqueles que estão adormecidos. Rendo graças e peço que fortaleça e dê perseverança às paróquias que vem provocando, aprimorando seu fazer catequético,  fazendo nova todas as coisas com a força do teu Santo Espírito...

A caminhada é longa e existem muitos obstáculos (dentre eles, o comodismo), mas sabendo eu, não só eu, mas o Marcelo Prestes, a Renata, a Teresinha-missões, Padre Rogério-coordenador diocesano), que somos  pequenas gotas desse grande oceano, vamos fazendo a  nossa parte, ajudando, orientando, partilhando nossa experiência na catequese em estilo catecumenal nas paróquias onde somos convidados.  Particularmente, me alegro com cada convite, com cada iniciativa por menor que seja. Nosso desejo e temos conseguido isso  onde temos ido, é que se sintam contagiados, motivados e também queiram renovar/ mudar suas práticas catequéticas.

Chega de chorumelas, estou me prepararando, pois tenho hoje e amanhã a missão de animar/orientar duas paróquias na minha cidade... Ficou ainda uma paróquia sem poder atender, infelizmente nos falta formadores que estejam dispostos a espalhar esse amor pela catequese... ESPÍRITO SANTO, vem comigo!!! Arrasa, faz novas todas as coisas! Capacita-me!

Beijusssss

*** Diante dos obstáculos, você se detem ou avança?


3 comentários:

  1. E você sempre com palavras muito sábias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vcs sempre me deixando curiosa...quem és tu??? srsrsr Beijusss

      Excluir
  2. Oi, Imaculada
    Se precisar de mim pode me ligar.
    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!