quinta-feira, 26 de julho de 2012

Em cada dificuldade, uma possibilidade...

Olá amados!! Estou tão ausente do meu cantinho neh! Saudade grande! As responsabilidades aumentam, consequentemente, precisamos dividir as atenções, o tempo.

Apesar de  acharmos que já fazemos muito,  Deus não nos deixa estacionar. Acho que  para não nos tornarmos pessoas acomodadas, feito o "sapo do buraco". Lembram dessa parábola? Se não, clique AQUI e ouça...

Na verdade, as vezes dá uma vontade de ser sapo do buraco, ficar quietinha no nosso mundinho, contando só aquelas poucas estrelinhas que podemos contemplar do nosso buraco.

Eu, não nasci pra ser sapo do buraco, e não é porque eu não queira, é porque não me deixam.Aliás, ninguém nasceu, precisamos ser sapos sapecas, sempre aprontando maravilhas em prol de nossa catequese.

Então, quando iniciei com esse blog, fiz dele uma extensão do meu amor pela catequese. Ele tem muito de mim, aqui coloco minhas angustias, alegrias, conquistas, teimosias, projetos, anseios... Conheci pessoas encantadoras através dele e ainda conhecerei muitas que por aqui chegarem(destaco aqui o grupo dos catequistas unidos, do qual faço parte com muito carinho). Fui amada e querida por muitos, não por todos (nem eu esperava isso). Através do "IVC", fui convidada a colaborar com o "catequese e Biblia" , logo em seguida, indicada para organizar a rede de blogs do meu regional, o Sul1.


Vocês tem noção do que é isso? Nem eu! Estou descobrindo agora meu regional. Só sei que ele é enorme e consequentemente tem muito trabalho. Mas, o pontapé inicial foi dado. Participando da Escola de atualização catequética e também da assembleia do meu Regional, tive a oportunidade de divulgar o projeto da rede de blogs aos coordenadores diocesanos, padres, religiosas.  E para minha alegria, foi bem aceito. Lá mesmo foram criados vários blogs, outros estão a caminho.

Disse sim a esse trabalho, pois eu mesma encontrava dificuldades em ter acesso às informações dos eventos do meu regional. E dizem que em toda dificuldade, está uma possibilidade. E essa rede de blogs, é a possibilidade de se fazer acontecer de forma dinâmica, eficaz, organizada a comunicação da Animação Bíblico-Catequética em nosso Regional, em nossas dioceses, em nossas paróquias. Jesus se vivesse hoje, com certeza seria um internauta dos bons. Usaria dessa ferramenta, o blog para espalhar o AMOR de seu Pai, nosso Pai até os confins da terra.

Parece contraditório dizer "se Jesus vivesse", porque ele está vivo e presente e com certeza está à frente desse projeto da rede de blogs. Pois um projeto assim, antes de ser humano, é obra do Espírito Santo. Se meu nome foi cogitado para ser o agente de comunicação do meu Regional, isso tem o dedinho de Deus e como   sempre, não me sinto capacitada, porém,  estou disposta a aprender, fazendo.

Esse falatório todo só pra dizer, que minha ausência do "IVC" é por um bem maior. Até que tudo se ajeite e eu me acostume com mais esse movimento na minha caminhada, não postarei com a mesma frequência. Conto com as orações de vocês! 

À propósito, você sabe  qual é o seu Regional ?
Como ele está organizado?
Você tem acesso aos eventos que acontecem?
Sente falta de uma comunicação eficaz?

um pincelada do que vem a ser essa rede de blogs...
"Uma rede de blog interligando as paróquias as dioceses, as dioceses ao regional e o regional ao Nacional (Catequese e Bíblia)com a finalidade de divulgar todas as atividades da catequese em nível de regional e nacional. A construção do blog do regional com o objetivo de articular uma rede de blog divulgando todos os trabalhos catequéticos desenvolvidos nas paróquias, das comissões diocesanas e do regional, assim como ficar conectados a uma rede de blog do regional. Incentivar as paróquias a construirem seu blogger Catequético tendo como objetivo divulgar as atividades catequéticas e ficar ligada a rede de blog de sua diocese." (Joseilton Luz)

Passem por lá, e dê uma espiada no nosso blog e vejam a Paródia, "VIDA DE CATEQUETES", resultado de alguns catequistas arteiros do nosso Regional. Beijo grandão pra todos!


9 comentários:

  1. Oi Imaculada quanto mais o tempo passa mais te admiro, pela tua capacidade e pela tua disponibilidade a Serviço do Senhor!
    Fico todos os dias esperando um novo post teu, pois a cada dia aprendo mais com você.
    Quanto a minha regional é a Sul II, e não sei como esta organizada ainda, mas fiquei curiosa vu procurar saber.

    Abraços, que o Espírito Santo te ilumine.

    Ilze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilze, puxa, que delicia receber um comentário assim. Sabe que me incomoda muito ficar sem postar, mas menina tá um turbilhão de coisas na minha cabeça, que não to conseguindo parar para escrever... Mas, vamos seguindo como dá!! Vc é do Paraná... legal, se aticei sua curiosidade...
      Beijusss

      Excluir
  2. IMACULADA ACHEI O MÁXIMO , VIDA DE CATEQUETES,AH E JÁ ENCONTREI O BLOG DA MINHA REGIONAL, BOTUCATU.NOSSA QUANTO TRABALHO VEM POR AÍ HEIM?BEIJUS E UM ABENÇOADO FIM DE SEMANA PARA TI.

    ResponderExcluir
  3. Imaculada minha querida!!! Os blogs estão "bombando" hein... Parabns pelo seu trabalho e por seu empenho, Deus sempre sabe com que contar não é mesmo?!?!?!

    Obrigado por sua dedicação e carinho com a nossa catequese!!!

    Inté o Simpósio hein...

    Bruno Caricatti - Diocese de Itapetininga

    ResponderExcluir
  4. Imaculada, obrigado pela mensagem e pelo carinho!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Você disse que se Jesus estivesse aqui ele seria um internauta dos bons; concordo sim, mas com certeza começaria seu trabalho em sua paróquia, depois na diocese e assim por diante.
    O que você está fazendo pela sua diocese? Já criou o blog de lá? E o processo catecumenal, está a todo vapor?
    É muito bonito fazer coisas para a CNBB, para o seu regional, faz bem pro EGO...cuidado com o ORGULHO e a VAIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! A paz! de verdade, a paz!
      Começar um trabalho na minha paróquia?? Vc conhece o trabalho que desenvolvo na paróquia? Te convido a vir conhecer e quem sabe nos ajudar, pois somos uma equipe, não faço nada sozinha... aqui o que não falta é trabalho...
      Diocese?? Dou minha contribuição no que posso...
      Quando ao blog de minha diocese, está quase pronto! Acredito que daqui uns dois dias ele estará na rede de blogs. Estou até pensando em criar o da minha paróquia, pra poder unir ainda mais nossos catequistas... Não é legal isso? Mas,calma, que isso não é pipoca, mas devagar, chegamos lá... Cheguei tem só uma semana...
      Quanto ao processo catecumenal na minha diocese, infelizmente ainda não está a todo vapor... As paróquias aos poucos estão tomando consciência e muitas já estão também no processo... Me encho de entusiasmo a cada conquista. E isso não é orgulho, nem vaidade, é alegria mesmo... Alegria de servir... Aliás, essa é a verdadeira felicidade... Não importa se vc está à serviço na CNBB, no regional, na diocese, na paróquia, na comunidade de base, na zona rural... O importante é servir onde Deus te chama.
      Que Deus nos conduza sempre e me use onde achar que deve...
      Se quiser saber de mais alguma coisa, fique a vontade! Sou toda ouvidos!
      Imaculada Cintra - Catequista por paixão, decisão, convicção e vocação...
      Beijusss

      Excluir
  6. Parabéns Imaculada!
    Fique tranquila que se você foi escolhida pelo regional e pelo nacional é porque conhecemos os seu trabalho de base e queremos nos enriquecer com sua presença e participação.
    Importante é trabalharmos pelo Reino... assim saberemos reconhecer os aplausos e também as vaias como sinal de que ESTAMOS TRABALHANDO!
    BJS COM CARINHO
    Maria Cecília Rover: assessora nacional da Comissão Bíblico-Catequética

    ResponderExcluir
  7. Verdade Cecília... que venham as vaias ... Obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!