quinta-feira, 12 de julho de 2012

Catequese como iniciação cristã e de inspiração catecumenal

Olá amados meus!
Saudade grande de escrever pra vocês. Faz um tempinho que não publico nada  de útil, não tenho conseguido me dedicar à leitura e se não leio, não consigo escrever . São os problemas nossos de cada dia, que as vezes nos envolve completamente.  Mas, vamos lá, não percamos o pouco tempo que temos. Já é do conhecimento da maioria dos catequistas espalhados por esse imenso Brasil que nossa catequese está passando por uma transformação.Ou melhor,  as propostas estão aí. Já não é um bicho de sete cabeças, quando ouvimos falar em: catequese estilo catecumenal, Iniciação à Vida Cristã, RICA...

Eu, particularmente não me sinto segura para palestrar sobre esse tema,  tenho muito que aprender. Mas, estou correndo atrás. Acho lindo os grandes catequetas, que com toda habilidade com as palavras, mesmo sem nunca ter acompanhado uma turma de catecúmenos/catequizandos,  faz com que  chegue até nós preciosas orientações, através das publicações, livros, sites...

Vejo que o envolvimento e comprometimento por parte dos catequistas é de fundamental importância para o aperfeiçoamento dos documentos e estudos escritos, pois é ele quem está em contato direto, fazendo acontecer  todo processo catequético. Enfim, é o catequista quem coloca em prática toda teoria. 

Deixo pra vocês esse rico material escrito por Padre Luiz Alves de Lima para a revista "Catequese", Nº 117 - janeiro-Março 2007, pg 14.
Leia com atenção!
Um beijo grande à todos
Imaculada Cintra


O importantíssimo papel da catequese nos primeiros séculos, juntamente com a liturgia, era a iniciação dos cristãos nos grandes mistérios da fé por meio de um sério e profundo catecumenato. Ao longo da história esta função foi absorvida pelas famílias já convertidas e pela sociedade, assim chamada de cristã: foram os longos séculos do catecumenato social. De fato: quem iniciava na fé eram as famílias e de certo modo a sociedade e todo o clima cultural da civilização cristã que se criou. Neste contexto a catequese permanecia apenas com a função doutrinal. Aliás, dentro do grande processo do catecumenato primitivo, a "catequese" era justamente o momento do aprofundamento, do estudo, da ampliação dos conhecimentos... Mas esta "catequese doutrinal" era envolvida por toda uma sequências de práticas rituais, litúrgicas, orantes e por intensos exercícios de conversão acompanhados pessoalmente por membros da comunidade cristã!

Acontece que, com o advento da cristandade, a catequese reduziu-se ao puro elemento doutrinal, perdendo toda aquela prática mistagógica da qual estava revestida inicialmente e que, ao longo dos séculos, foi absorvida pela família e pela sociedade cristã. Superando este conceito restrito de catequese, com características quase que exclusivamente doutrinais, o DNC assume a dimensão catecumenal como inspiradora de toda catequese: mais do que a tradicional dimensão racional ou doutrinal da fé, a catequese torna-se experiencial, celebrativa, orante. Dá importância aos símbolos e aos progressivos e graduais passos na fé, assumindo assim as características de um processo iniciático (iniciação aos mistérios da fé). Neste sentido, também seguindo as propostas do DGC, o DNC brasileiro assume a proposta de retomada do catecumenato batismal dos inícios do cristianismo como modelo de toda e qualquer catequese.

Tal dimensão catecumenal e iniciática da catequese não é apenas para catecúmenos, ou seja, para adultos, jovens ou crianças que se preparam para o batismo, mas também para catequizandos, ou seja, batizados adultos, jovens e crianças que necessitam de uma maior re-iniciação á fé ou mesmo necessitam completar a própria iniciação. A figura do catequista, nesta perspectiva, mais do que o tradicional pedagogo(que conduz a criança e o adulto ao pleno desenvolvimento), deverá ser um mistagogo, ou seja, aquele que inicia, introduz catecúmenos e catequizandos nos grandes mistérios da fé. 

A metodologia para a iniciação aos mistérios da fé deverá ser não mais apenas a instrução doutrinal, mas sobretudo o processo catecumenal. O Rito de Iniciação Cristã de Adultos, livro litúrgico que traz o roteiro e os conteúdos rituais do processo de iniciação de adulto, é reproposto como paradigma da dimensão catecumenal da qual a catequese deve se revestir. Assim, ao longo de todo o DNC é proposta a parceria com liturgia. É necessário retornar á união íntima que no cristianismo primitivo havia entre catequese e liturgia. Essas duas dimensões da pastoral eclesial, que durante séculos estiveram separadas, precisam voltar a se reunir  no esforço conjunto de proporcional uma séria e profunda iniciação cristã aos nossos destinatários ou interlocutores. Tal consciência , já presente entre catequetas e liturgistas, cresceu sobremaneira ao longo da redação do DNC e, de certa maneira, permeou todo o texto...


5 comentários:

  1. Que bom ver uma postagem sua, e por sinal super importante né? Acho que o Brasil todo deveria andar juntos na evangelização, as vezes acho a catequese tão diferente a cada cantinho do nosso país.

    Uma observação: Troque brasil, por Brasil tá? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi amado... nuss, na correria deixei nosso BRASIL, no minúsculo... Imagina, somo Brasil, em maísculo... assim seremos na catequese... Devagarinho, chegamos lá...Cada um no seu passo... Beijus...

    ResponderExcluir
  3. Não é necessário escrever muitop para insentivar as pessoas, catequistas, basta ser apaixonado pela catequese, pelo Reino. Este novo jeito de fazer catequese deixa tranasparecer esta paixão

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga... vim aqui matar um pouquinho a saudade.
    meu filho está com dengue há 10 dias e espero que amanhã tenha alta, pois as plaquetas começaram a subir...graças a Deus! e nesses dias ficou lá em casa, por isso já sabe que o computador ficou de uso exclusivo com ele, né?
    quanto a este assunto que postou, eu fico até triste de ler, pois acho que vou acabar desistindo de tentar implantar o estilo catecumenal na minha paróquia, lá uma andorinha só não está conseguindo fazer verão não... snif... mas ao menos sei que estou fazendo minha parte e levando tudo o que aprendo nos cursos, palestras e internet para compartilhar com os colegas catequistas e pedindo a Deus que um dia a gente consiga fazer o que a Igreja nos pede, né? tenha um lindo e abençoado final de semana!!! bjs, te amoooooo!!!

    ResponderExcluir
  5. NOSSSA AMEI TER ENCONTRADO ESSA POSTAGEM POIS SERVE DE MUITO INCENTIVO PARA DA A CATEQUESE PARA MEUS CATEQUISANDO!!!BEIJOS PAULA

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!