quinta-feira, 7 de junho de 2012

Partilhando...


No encontro de ontem, falamos sobre a solenidade de Corpus Christi. Sobre a mesa fiz um cálice com um tecido amarelo, e a hóstia, com um tecido branco. Em volta, coloquei imagens diversas: pessoas sorrindo, famílias reunidas, jovens alegres, crianças estudando, idosos, mendigos, prostituição, drogados, médicos, pessoas trabalhando, negros, índios, pessoas portadoras de deficiências...

("Feriadão" à vista, inicia as conversas...)
- Acredita, Imaculada, que a professora marcou uma prova bem depois do feriado?
- Na sexta, você vai ter aula na sexta?
- Não, emendamos... a prova será na segunda.
- Que bom, assim você terá muito tempo pra estudar.
- Bom nada, é feriado...(pensei comigo, será que sabem que "feriado" é esse? E que não se trata de um feriado, mas sim Dia Santo)
Valorizo muito esses momentos em que eles estão chegando, essas conversas informais, ora comigo, ora com os colegas. Nosso encontro está marcado para 18h30, sempre inicio por volta das 18h50... Com isso, vou observando o comportamento do grupo, as conversas que rolam, os brinquedos que exibem... Quando  me coloco em atitude de oração, fecho os olhos, todos vão se ajeitando, fazendo silêncio...É lindo escutar aquele silêncio que vai se fazendo gradativamente... Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo... Vinde Espírito Santo, enchei os corações...
Procuro colocá-los dentro do assunto, interagindo...
- O que veem sobre a mesa?
- Uma taça? (ainda não era essa resposta que queria, meu olhar continua percorrendo a cada um)
- Um cálice?
- Isso, um cálice. (falamos sobre o cálice, pra que serve, onde é usado)
- Tem imagens de pessoas alegres e situações ruins também.(uso sempre de imagens, então, eles ficam já tentando desvendar o tema do encontro pelas imagens...)
Começamos nossa conversa sobre Corpus Christi...
- Vocês sabem que amanhã, quinta-feira, é  "feriado" neh!((queria que alguém tivesse discordado: Não é feriado, é dia de Corpus Christi...falamos sobre a quinta feira santa, onde foi instituído a Eucaristia, o porque se celebra hoje a festa de corpus Christi numa quinta feira...de como e porque começou essa festa)
- Sim, vamos pro rancho cedinho (gritou um) grgrgrgr...
- Alguém aqui, que não vai sempre pro rancho nesse dia,  já participou de uma missa, lá praça da catedral, onde as ruas são enfeitadas? ( pouquíssimos participaram... Graças a Deus, nem todos vão pro rancho, alguns sabem alguma coisa... assim, não começo do nada.) 
- O que podemos observar naqueles desenhos, que materiais são usados, que tipo de imagem são retratados?
- Eucaristia, pomba, cruz, flores, nossa senhora...
- Isso mesmo, usam também  o tema da CF e outros símbolos. Certo, e depois, o que acontece? Jesus passa por esse lindo tapete, abençoando todo mundo, nossa cidade, os cristãos e os não cristãos, os andarilos, as crianças de ruas, o negro, o branco, o rico, o pobre, os marginalizados, os justos, os injustos também. É uma grande manifestação pública para que todos reconheçam a presença de Cristo na Eucaristia. É momento de gritar pra todo mundo ouvir, que Ele está vivo e caminha no meio do povo. É momento de fazer nossa cidade, nossas famílias acordarem para a   certeza da presença real de Jesus na Eucaristia. Por isso, temos essas imagens aqui sobre a mesa, ao redor da Eucaristia, representando todos as pessoas de nossa cidade...

-Amanhã, é dia Santo, que deveria ser guardado por todos os que se dizem católicos. Podemos ir para rancho sim, mas, depois da celebração.

Sugestão: Esse encontro, nos lugares que é possível, deveria ser encerrado diante do Santíssimo. Já que explicamos sobre o sacrário, esse lugar onde se deposita as partículas consagradas. Lugar de respeito, oração, adoração... Lugar onde todo joelho deveria se dobrar... Pois estamos diante do Soberano Rei, nosso único Senhor e Salvador...

No final, eles precisavam descobrir na passagem Bíblica de Mateus 25,31-46, quais as pessoas de quem devemos cuidar como se fossem o próprio Jesus. (Essa idéia e a das imagens, peguei no blog da nossa querida unida, Késia, do Jardim da Boa Nova.
Foi mais ou menos assim meu encontro... Semana que vem, a catequese será para os pais. As crianças estão dispensadas. Que o Espírito Santo vá desde agora preparando cada pai, cada mãe, para esse encontro.

Tenham todos um lindo dia e lembrem-se: ELE CAMINHA CONOSCO, NÃO ESTAMOS SOZINHOS!

Um comentário:

  1. Oi, Imaculada, tudo bem?
    Li sua partilha e não poderia deixar de comentar. Pois é disso que eu gosto. trocar experiências. Gosto de encontros de catequese bem assim onde pode-se falar e deixar falar de modo produtivo e objetivo. Ler esse tipo de partilha gera idéias para encontros futuros e a gente pode adaptar conforme a realidade. Valeu!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!