terça-feira, 5 de junho de 2012

A catequese não é estéril...

No domingo da Santíssima Trindade, aconteceu um novo pentecostes aqui na minha paróquia. Mais de 200 crismandos foram ungidos com o Óleo Santo. Eu sempre gosto de participar da celebração do crisma, para acompanhar os catequizandos que caminham com a gente desde pequeninos. É uma alegria que não consigo explicar. Alguns entraram aos sete anos e permaneceram firmes.

Essa menina(da foto abaixo) que está sendo crismada, me emocionou, pois acompanho ela e seus irmãos desde pequenos. Tem uma história de vida não muito alegre. A responsável por eles é a avó. Dos três, ela foi a única que perseverou. Antes de iniciar a celebração fui até ela para um abraço, quando  me disse: "Imaculada, eu vou continuar, viu!!!" Parece que estava selando um compromisso comigo.
Ela disse isso, porque tempos atrás nos encontramos numa missa,  me assustei ao ver que estava uma mulher formada, quase não a reconheci. Então, conversamos sobre a catequese e eu disse da importância de permanecer na comunidade, de nos ajudar na catequese ou em outra pastoral.
Então, quando ouvi dela: "Eu vou continuar!", vi que tinha guardado no coração nossa conversa, mesmo que rápida.
Esses recém crismados, precisam de um direcionamento, de alguém que os conduza, pois formação eles receberam. Muitos, como no caso dessa menina, estão na catequese desde seus 07 anos de idade. Oito anos de caminhada. 
Agora, crismados, permanecem na catequese com os encontros mistagógicos até final de junho,  depois mais um encontro com o grupão e depois só aguardar pelos frutos, que um dia virão!


Nós, temos a mania  de achar que nossa catequese não produz frutos. Acho que ficamos tão afixados com aquela coisa de atingir em massa, que não enxergamos o que acontece à nossa volta. Temos exemplos lindos de agentes pastorais, que são frutos de uma boa catequese. Esses dois salmistas abaixo, foram catequizandos nossos, atuantes, disponíveis, ungidos, catequistas, perseverantes... E casos como esses, temos muitos em nossas comunidades... Então, meus caros, nossa catequese PODE e DEVE melhorar em muitas coisas, mas ela não é e nem nunca foi estéril.


Essa foi a primeira Crisma de nosso novo pároco, Frei Silvestre. A primeira de muitas que virão!
Seja bem vindo caro Frei Silvestre. Bom serviço e força,  porque essa nossa "Capelinha" não é mole não!!!

Louvado seja a Trindade Santa, que nos permite viver momentos tão agraciados como esses...
Louvado seja  nosso Bispo, que tão bem conduziu todos os passos...
Louvado seja a coordenação  que preparou tudo com tanto zelo. Se algo saiu errada, ninguém percebeu, foi tudo muito lindo!
Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito santo!
Como era no princípio, agora e sempre.
Amém!



Um comentário:

  1. Oi querida Imaculada!!

    Lindas fotos,como é lindo ver tantos jovens dizendo seu sim a Deus!!

    Beijão!
    Abraço Fraterno e Abençoado dia!!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!