quinta-feira, 14 de junho de 2012

Partilhando...



Fiquei muito feliz com meu encontro de ontem. Não foi um encontro como todos os outros. Foi o dia de catequese com os pais. Estamos com 17 famílias, compareceram 15. Os dois que faltaram, um foi porque a mãe tinha acabado de dar a luz a mais uma cristãzinha. A outra, porque estava fazendo aniversário... Ausências justificadas. Quase 100% de presença... Eba!!!!! Sai radiante daquele encontro. (em off...catequista é bicho bobo neh!)

Entreguei os convites, mesmo assim liguei pra cada um. Vejo que esse contato direto é muito importante, mesmo porque um "bilhetinho" quase nunca chega nas mãos dos pais. Rezei, entreguei cada família ao Espírito Santo, para que Ele fosse aquecendo os corações. Quando eles chegaram, o ambiente estava todo preparado. Uma hora de encontro.

O material que usamos, prevê um encontro com a família, sempre termina uma unidade do livro. Nesse encontro, os pais recebem uma catequese sobre os temas trabalhados com os filhos. Todos tem o livro da família. Ao passar o que trabalhamos com os filhos, eles estão sendo catequizados. E digo uma coisa, os pais querem catequese. Muitos ficam encantados de ver como a maneira de desenvolver os encontros estão diferentes de quando eles fizeram a catequese. Muitos, tem consciência de que o conteúdo não mudou, mas a maneira como está sendo trabalhado.

Esse trabalho, todo catequista pode realizar, independente da idade. Erramos quando imaginamos que o acompanhamento da família é necessária somente aos pequenos. Os pais precisam ter consciência de que nós apenas os ajudamos, que eles serão os protagonistas na formação cristã dos filhos, sempre. Porisso, é importante aproveitar do itinerário catequético para iniciar também a família.


Esses encontros deveriam constar na programação, uma vez a cada dois meses, um encontro com a família. Encontros para evangelizar. No final, com cinco minutos, você passa rapidamente os recadinhos de praxe. Nada de perder o precioso tempo que temos para evangelizar, reclamando desse ou daquele catequizando. O catequista sabe muito bem quais são os catequizandos que precisam ser lapidados... Isso vai acontecendo no decorrer dos encontros... Quando o catequizando "danadinho" vê que você está dando créditos pra ele, sem essa coisa de ficar contando pra mãe suas atitudes, ele muda. Em casos extremos, recorramos aos pais.

Avaliando o encontro de ontem, só senti não ter mais tempo para conversas informais, pois já estava sendo quase que expulsa da sala, pela equipe de outra pastoral. Complicado neh! Enfim, nada é perfeito!

Abaixo deixo para vocês um pequeno texto de Dom Hilário. Esse bispo alimenta um blog, onde encontrei belas catequeses sobre os mandamentos. Seria interessante a leitura por parte dos catequistas. Passe por lá! Fico feliz de ter um espaço onde eu posso partilhar minhas alegrias, decepções, projetos. E nada disso, teria sentido, sem você que me lê... Lembrando que esse espaço é aberto a quem quiser partilhar. Quando dividimos, fazemos multiplicar...

Uma quinta abençoada!
Beijussss mil!

*****
Os deveres dos pais para com seus filhos são muitos. Ser pai e mãe não é só questão de gerar os filhos. Sua missão continua a vida toda, particularmente no tempo da educação e formação deles, tanto no campo humano, quanto no campo espiritual. Se, de um lado, os pais têm essas graves obrigações para com os filhos, por outro, o direito e o papel de educadores e formadores dos filhos são algo fundamental e inalienável da parte deles, o que deve gerar consequências práticas na vida. Por isso, os filhos devem ser considerados pelos pais como filhos de Deus e devem ser tratados como pessoas humanas. Portanto, é preciso educá-los integralmente, isto é, ajudá-los a se tornarem seres humanos autênticos e úteis aos outros, respeitosos de todos, enfim, dotados o mais possível das qualidades de um cidadão consciente. Enquanto filhos de Deus precisam ser ajudados a compreender os fundamentos da religião, a observar a Lei de Deus e a cumprir seus compromissos religiosos. É, pois, dever dos pais providenciarem para os filhos o atendimento de todas as suas necessidades físicas, materiais e espirituais a fim de que se tornem realmente pessoas humanas e filhos de Deus.(fonte:http://domhilario.blogspot.com.br/)


Os pais tem a tarefa não apenas de CRIAR, mas também de EDUCAR os filhos. Criar é dar condições para que eles se desenvolvam recebendo alimento, habitação, recreação, atendimento médico. EDUCAR é tudo isso e mais a possibilidade de adquirir valores humanos e espirituais. 



2 comentários:

  1. Imaculada, suas postagens estão cada vez mais ricas e informativas. Impossível vir aq apenas para uma rápida "passada". Ostextos prendem a atenção do leitor e precisam ser digeridos palavra por palavra. Adorei a experiência da catequese mensal com os pais. Acredito que tenha mais resultado que a espiritualidade mensal com todos os pais e catequizandos que acontece por aq. Digo "todos", mas a frequência da última vez não chegou a 50%. O padre ficou tão desanimado que até agora não aconteceu outra. Bem, volto outra hora prá me fortalecer mais. Bjs...estou de saída para a missa do Sagrado Coração de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Edite, se conseguíssemos todo mês seria uma maravilha... Mas, os encontros são mais espaçados... Aqui, já tentamos de todo jeito, o que melhor deu certo foi cada catequista fazendo com seus pais... Mas, não desanimem, pensem naqueles que foram atingidos... Na segunda vamos avaliar o encontro com todas as turmas, pra ver se foi proveitoso... Espero, que a maioria tenham tido a alegria que eu tive...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!