terça-feira, 12 de junho de 2012

Finalidade da catequese, ontem e hoje...


Catechesi Tradendae, foi escrita para a catequese daquele tempo, mas leiam, releiam, por favor, leiam de novo...  Não  seria   também para a catequese dos nossos tempos? Porque busco escritos de mais de 30 anos se temos tantos estudos recentes? Pra mostrar que O Espírito Santo sempre agiu e continua agindo em nossa Igreja, nos direcionando, nos dando luzes... Essa luz vem lá de 1979. Faz tempo neh!
Sabe, que amanhã tenho encontro de catequese com os pais, e vou começar refletindo sobre o parágrafo em questão...  Para que  percebam o verdadeiro significado da catequese na vida dos filhos e deles também...

Finalidade específica da catequese
A finalidade específica da catequese, no entanto, não deixa de continuar a ser a de desenvolver, com a ajuda de Deus, uma fé ainda inicial. A de promover em plenitude e de alimentar quotidianamente a vida cristã dos fiéis de todas as idades. Trata-se, com efeito, de fazer crescer, no plano do conhecimento e da vida, o gérmen de fé semeado pelo Espírito Santo, com o primeiro anúncio do Evangelho, e transmitido eficazmente pelo Batismo.
  
A catequese, portanto, há-de tender a desenvolver a inteligência do mistério de Cristo à luz da Palavra, a fim de que o homem todo seja por ele impregnado. Deste modo, transformado pela ação da graça em nova criatura, o cristão põe-se a seguir Cristo e, na Igreja, aprende cada vez melhor a pensar como Ele, a julgar como Ele, a agir em conformidade com os seus mandamentos e a esperar como Ele nos exorta a esperar.
  
Mais precisamente, a finalidade da catequese, no conjunto da evangelização, é a de construir a fase de ensino e de ajuda à maturação do cristão que, depois de ter aceitado pela fé a Pessoa de Jesus Cristo como único Senhor e após ter-Lhe dado uma adesão global, por uma sincera conversão do coração, se esforça por melhor conhecer o mesmo Jesus Cristo, ao qual se entregou: conhecer o seu «mistério», o Reino de Deus que Ele anunciou, as exigências e promessas contidas na sua mensagem evangélica e os caminhos que Ele traçou para todos aqueles que O querem seguir.
  
Se é verdade, portanto, que ser cristão significa dizer «sim» a Jesus Cristo, convém recordar que tal «sim» se situa a dois níveis: consiste, antes de mais, em abandonar-se à Palavra de Deus e apoiar-se nela; mas comporta também, num segundo momento, o esforçar-se por conhecer cada vez melhor o sentido profundo dessa Palavra. 

Fonte : Parágrafo 20 da Exortação Apostólica  CATECHESI TRADENDAE de sua santidade João Paulo II. Ao episcopado, ao clero e aos fiéis de toda a Igreja sobre a catequese em nosso tempo.

3 comentários:

  1. Amigona você tem algum encontro aqui no blog ou alguma ideia de dinâmica sobre sacramentos? Tenho até uma atividade para passar, mas não quero só isso... que uma coisa impactante kkkk. PAZ E LUZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  2. Seu blog está maravilhoso,cara nova e você no maior pique ,bjs linda.

    ResponderExcluir
  3. O Espírito Santo continua agindo hoje da mesma forma que antigamente.
    Vou colocar seu post no blog catequeseaor.blogspot.com. Espero que não se importe. Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!