quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VII Sulão de Catequese

O “Sulão” de catequese, formado por representantes da Animação Bíblico-Catequética dos cinco Estados: RS, SC, PR, SP e MS, desde 1986, como resposta aos desafios da 1ª Semana Brasileira de Catequese, que em uma de suas temáticas abordou a questão da catequese com adultos, procura responder com criatividade aos desafios emergentes de cada momento histórico. O VII Sulão como resultado de uma caminhada inserida na história, propõe: “apontar caminhos para a formação do catequista-mistagogo que toca o coração e a mente dos seus interlocutores, os catequizandos”.

Nosso grande desafio aqui é o de recolher os frutos desta caminhada e oferecer algumas pistas, colaborando, assim, com a formação renovada de nossos catequistas. Isto exige, em primeiro lugar, consciência da realidade de nossos regionais que é muito rica e diversificada. Nos diferentes regionais, percebe-se um denominador comum, que nos une neste processo catequético: a consciência de ser cristã, o sentido de pertença a uma comunidade eclesial, a formação para o discipulado em Jesus Cristo, a busca por uma catequese mistagógica e o novo perfil do catequista para este novo jeito de catequizar...


Disponibilizo um pouco do que vimos no VII Sulão de Catequese.
Vá até  MINHA PASTA MAIS e faça a leitura.
Tem alguns tópicos interessantes  sobre nossa catequese, sobre a IC, sobre o catequista MISTAGOGO

Compreensão da fé a partir de Jesus Cristo

Pe. Márcio de França Miranda

VIVÊNCIA DA FÉ: Discípulo formando e formador de novos discípulos -
conferencista:Ir. Maria Aparecida Barboza é religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Atualmente é doutoranda em Teologia Bíblica pela PUC-RIO. É membro da Equipe de Reflexão Bíblica da Conferência dos Religiosos (CRB), é professora de Sagrada Escritura – Primeiro Testamento- Nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Catequética em Goiás e no Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA). Colabora com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética como membro do GREBIN e GRECAT.
Parte I

Parte II

Parte III

Parte IV
* Dividi por partes, pois que não me deixaram postar na íntegra de uma só vez...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!