sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Símbolos, falam mais que muitas palavras!


Lendo esse relato, me coloquei a pensar em nossa catequese, em nossa liturgia. Hoje somos orientados a usar da via da beleza para encantar, dos símbolos, dos sinais para a transmissão da fé. Quando pensamos nossos encontros e o que vamos usar para fazer chegar ao coração de nossos catequizandos, fique certo de que tudo que preparamos, a ambientação, os símbolos usados, vai muito além do "ver", mas desperta sentimentos,,, e tudo que desperta sentimentos, normalmente deixa marcas, fica uma mensagem. Veja o exemplo dessa pequena flor, trouxe vida, devolveu a esperança...



Uma flor me devolveu a vida... 

Alguém conta: 

Descobri que estava com um tumor... Saí do consultório médico desanimada. Vendo a morte de perto, sentei-me na sarjeta e chorei. Não sabia mais o que fazer. De qualquer modo, era bom tomar as injeções prescritas. Com o endereço da farmácia especializada na mão, fui andando, procurando... Era longe. Cheguei a uma praça e sentei-me num banco. Um jardineiro estava limpando. Distraída, seguia seus movimentos. Não conseguia pensar. 

De repente — quantas coisas aconteceram nesse "de repente" —, vi a meu lado um arbusto com pequeninas flores brancas, estreladas, frágeis. Vi? O termo é desgastado demais para dizer o que se deu nesse momento. É como se o sol de repente luzisse mais forte em torno do arbusto florido. Ou será que era do próprio arbusto que emanava uma luz diferente? Ou estava a luz em meus próprios olhos, em minha mente, em meu coração? Só sei que em urna fração de segundo, vivi uma experiência fortíssima. Só havia no mundo eu e o arbusto em flor. A flor emanava vida e passou essa vida para dentro de mim. Eu comecei a viver por conta das florzinhas brancas, estreladas, frágeis do arbusto ao meu lado. A respiração, que havia como que se estancado pelo impacto, voltou, profunda. Meu sangue correu forte nas veias. Meu pensamento dizia: "Se, em toda a sua fragilidade ­, estas flores estão vivas e bonitas, por que isso não pode acontecer também com você? A vida é forte, é maior do que você." 

Porém, antes de pensar, e de forma muito mais evidente que o pensamento, meu corpo todo captou e vivenciou a vida que vinha das flores. A partir daquele momento, todo o meu ser se empenhou numa luta pela vida, minha vida, minha sobrevivência.



(do livro “Celebrar com os símbolos”, de Ione Buyst, Ed. Paulinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!