sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ano litúrgico na catequese!

Infelizmente muitas paróquias já se encontram de "férias" nesse tempo tão importante que é o início do tempo litúrgico. Pois é, estamos à caminho de uma conversão pastoral, de forma tímida, lenta, mas estamos. 
Bom amados, queria partilhar com vocês nosso encontro sobre o ANO LITÚRGICO. Foi bem proveitoso, acho que deu pra entender como a nossa Igreja se organiza. Fomos montando aos poucos o quadro do ano litúrgico, o porque das cores e o que se celebra em cada tempo. No final, distribui entre eles imagens, onde eles deveriam detectar o tempo correspondente.
Algumas fotinhas do meu encontro e abaixo deixo um material de pesquisa e estudo que achei muito bom!!
Um beijo grande e um feliz ADVENTO pra todos!!
Imaculada Cintra 




O Ano Litúrgico “revela todo mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até à ascensão, ao pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor” (SC 102). Vale lembrar que ele não é igual ao nosso ano civil , ou seja, não começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. Vamos entender..
Explicando melhor ele está organizado em dois ciclos: o tempo da páscoa e o tempo do natal. Intercalados por um período curto e outro mais longo, denominado de, tempo comum.

Agora vamos por partes: O Natal tem um tempo de preparação, que é o Advento; e a Páscoa tem também um tempo de preparação, que é a Quaresma. Ao lado do Natal e da Páscoa está um período longo, de 34 semanas, chamado Tempo Comum. O Ano Litúrgico começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina com o último sábado do Tempo Comum, que é na véspera do Primeiro Domingo do Advento. A seqüência dos diversos “tempos” do Ano Litúrgico é a seguinte:

CICLO DO NATAL – ADVENTO
(Advento: Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 domingos. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.)
Espiritualidade: Esperança e purificação da vida
Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias
Cor: Roxa

NATAL
(Natal: 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.)
Início: 25 de dezembro
Término: Na festa do Batismo de Jesus
Espiritualidade: Fé, alegria e acolhimento.
Ensinamento: O filho de Deus se fez Homem
Cor: Branca

TEMPO COMUM – 1ª PARTE
(1ª parte: Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.)
Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus
Término: Véspera da Quarta-feira das Cinzas
Espiritualidade: Esperança e escuta da Palavra
Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus
Cor: Verde




TEMPO COMUM -2ª PARTE
(2ª parte: Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.) 
Início: Segunda-feira após o Pentecostes
Término: Véspera do 1º Domingo do Advento
Espiritualidade: Vivência do Reino de Deus
Ensinamento: Os Cristãos são o sinais do Reino
Cor: Verde

CICLO DA PÁSCOA -QUARESMA 
Quaresma: Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa.
Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.
Início: Quarta-Feira das Cinzas
Término: Quarta-feira da Semana Santa
Espiritualidade: Penitência e conversão
Ensinamento: A misericórdia de Deus
Cor: Roxo
PÁSCOA
Páscoa: Começa com a ceia do Senhor na quinta-feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdote. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra.
No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes. (Pentecostes: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito.) 
Início: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)
Término: No Pentecostes
Espiritualidade: Alegria em Cristo Ressuscitado
Ensinamento: Ressurreição e vida eterna
Cor: Branca

Importante:
Ao todo são 34 semanas. É um período sem grandes acontecimentos. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.
“O Tempo comum não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino.” (CNBB – Documento 43, 132).
Fonte:https://pascomsaobenedito.com/2016/07/15/1541/

 
Mais ideias aqui nesse link: http://catequizandoamor.blogspot.com.br/2012/01/ano-liturgico-sugestao.html

2 comentários:

  1. Tenho aprendidos muitas coisas com o seu jeito de dar catequese,muito obrigada por tudo que você tem postado. Parabéns pelo seu trabalho de ajudar tanta gente nesta missão de evangelizar.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse conteúdo explicando sobre o ano litúrgico pois estou começando como catequista e peço muito a Deus pra me capacitar,Quero dar o meu melhor e com muito amor para as as crianças,se alguém tiver algo mais para me ajudar agradeço bjs,Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!