segunda-feira, 6 de junho de 2016

Catequistas parafusos!

O que seria um catequista parafuso?

Pode ser aquele que une,  dá força, que enfrenta as curvas mesmo que fechadas para chegar ao objetivo e pode ser aquele que se você exigir dele algo mais, se apertar um pouquinho, ele espana.

Podemos usar dessa reflexão nesse momento em que estamos vivendo na catequese, com as propostas de mudanças. Mudar dá trabalho, tira as coisas do lugar, à  princípio dá-se uma impressão de bagunça. Não é assim que acontece quando mudamos de casa? Tiramos tudo do lugar, separamos aquilo que não usamos mais para ser doado ou jogado fora. Levamos para a nova casa, somente aquilo que realmente é útil.

Quando pensamos em reestruturar nossa catequese, muita coisa precisa ser deixada pra trás, não que tenha sido inútil, mas não cabe  nos tempos atuais. A catequese de inspiração catecumenal veio nos despertar para o essencial. Quando nos pede para priorizar o tempo litúrgico, os tempos fortes para a recepção dos sacramentos é porque o período páscal é 'O" tempo forte na nossa Igreja. Porém, muitos coordenadores e até padres  relutam contra isso, com algo óbvio! Continuar com os sacramentos no final do ano é prático. E hoje em dia vivemos a religião de praticidade, da frouxidão.

Outra dificuldade e entender a catequese vista como processo, não havendo brechas entre um sacramento e outro. Não fazemos catequese simplesmente para a recepção dos sacramentos. Iniciação Cristã consiste na recepção e vivência dos três sacramentos, batismo, eucaristia e crisma. Nossa meta é que Cristo seja conhecido, amado, seguido e testemunhado na vivência dos sacramentos.

Preparar bem os encontros. O papa Francisco mesmo nos orienta que precisamos usar da via da beleza, cuidando da ambientação, usamos de várias formas para transmitir a mensagem. Uma catequese mistagógica, envolvente, que crie expectativa.

Daí quando você mostra essa catequese com essa roupagem diferente, muitos catequistas espanam,  pedem sua demissão. Lembrando que se existe um "emprego" onde não se aceita demissão é na catequese. Nosso patrão quando nos convoca para esse serviço, não está equivocado. E se o Espírito Santo está suscitando toda essa transformação, precisamos acreditar que não estamos sozinhos. 

É triste perceber que em muitos lugares  o grupo de catequistas se dispersa quando se provoca mudanças. Me pergunto, cadê nossos catequistas vocacionados? Cadê nossos catequistas protagonistas? Onde estão nossos catequistas audaciosos? Onde estão nossos catequistas entusiastas? Onde estão o compromisso assumido com Deus quando disse seu SIM. Cadê a confiança nesse Espírito que nos conduz? Onde estão nossos catequistas INICIADOS?
CATEQUISTAS iniciados na fé.  Ih! será que aqui está nosso calo?

Precisamos nos fortalecer enquanto equipe para que sejamos  capazes de produzir móveis de qualidade, verdadeiras obras de arte. 

Seria oportuno a leitura da parábola assembleia na carpintaria, pra entendermos o valor de estarmos unidos, que temos nossas fragilidades, mas que Deus, o carpinteiro por excelência trabalha com nossas qualidades. E ele precisa de todas as ferramentas. Do martelo, porque ele é forte e decisivo em seus golpes. A lixa, porque ela afina e tira as asperezas, o metro pois preciso e exato. LEIA CLICANDO AQUI

Essa é nossa missão enquanto catequista, formar cristãos, verdadeiras obras de arte, mas pra isso, precisamos rever nossa maneira de trabalhar essa "madeira".

Beijo grande e até a próxima partilha!
Imaculada Cintra
Um móvel ainda em construção! 

 *Quase tudo que partilho aqui no meu blog, são inquietações causadas devido a conversas com catequistas de vários lugares do nosso Brasil. Escuto e aquilo não me sai do coração. Então, venho aqui e lavo a alma.rsrsrsrs

6 comentários:

  1. Obrigada por partilhar essas suas inquietações! Um texto ótimo, que nos alerta para o catequista que devemos ser! E o parafuso também tem sua utilidade nesta carpintaria. Precisamos só ajustá-los. Parabéns pelo texto. E obrigada pelo recadinho lá no blog, amei! abçs

    ResponderExcluir
  2. amei essa reportagem ,,,,sou catequista a 20 anos e amoooooooooo de paixão ser catequista é servir sem ser notado ,isso é um trabalho para com senhor .

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto, Imaculada! Vou indicar no nosso grupo da paróquia pra nossos catequistas lere. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Imaculada amo a forma como você lava sua alma, partilhando conosco suas inquietações. Muitas vezes, mais que isso, elas são um verdadeiro "puxão de orelha". Que Deus continue te inspirando para que você continue partilhando conosco suas "santas" inquietações. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Querida Imaculada, tão bom poder sentir que não estamos sós. Inquietações, mudanças, formações, pequenas vitórias que dão "gás" pra caminhada, zelo apostólico, motivação e muito mais encontro no seu blog. Agradeço e conto sempre com a sua a partilha.Deus continue abençoando sua vida e missão.
    Bjim no "core"

    ResponderExcluir
  6. A catequese é minha vida.
    Passei um bom tempo afastada do grupo, mas estou voltando para fazer parte dessa turma.
    Um grande abraço.
    Deus vos guarde.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!