domingo, 30 de agosto de 2015

Dia Nacional do Catequista



A vocação é algo próprio do ser humano. Em se tratando da vocação cristã sempre terá origem divina: Deus é quem toma a iniciativa e nos chama desde a sua gratuidade. O chamado é graça e o envio também.
A missão é um componente essencial para a realização da vocação.
Exercer a missão de ser catequista é colocar-se primordialmente a serviço de uma comunidade.
Para identificar esta missão de ser catequista, vamos refletir com símbolos e Palavras de Jesus.



– REDE – “Jesus disse-lhes: Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens” (Mc 1,16-17).
- POTE– “Façam tudo o que ele mandar” (Jo 2,5).
– SANDÁLIAS – “O Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir, e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mt 20,28).
– VELA ACESA– “Vocês são a luz do mundo. Que a luz de vocês brilhe… para que todos vejam as boas obras que vocês fazem” (Mt 5 , 14-16).
– BÍBLIA – “Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos” (Jo 8,31).
– ÁGUA – “Se alguém tem sede venha a mim, e aquele que acredita em mim, beba. É como diz a Escritura: Do seu seio jorrarão rios de água viva” (Jo 7,38).
– PÃO – “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35).
– SEMENTE – “O Reino do céu é como um homem que semeou boa somente no seu campo” (Mt 13,24).
– TERRA – “Se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto” (Jo 12,24).


Catequista você é rede, porque segue a Jesus. É pote, porque quer ser o vinho bom do mestre. É sandália, porque não se cansa em ir ao encontro dos catequizandos. É vela acesa toda vez que ilumina a vida de tantas pessoas que precisam de amor, ternura e acolhida. É Bíblia porque anuncia a Palavra com ardor, audácia e coragem. É água viva sempre que encanta pessoas a seguir Jesus. É pão que sacia a fome de justiça, e estende a mão aos mais sofridos. É semente boa que faz produzir cem por um. É terra da presença, do testemunho que consolida na intimidade o amor, porque catequista é mestre na arte de rezar.

Ir. Marlene Bertoldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!