sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Esse AMÉM, sai automaticamente! Incrível!


Vendo essa imagem com esse alerta, lembrei-me de um fato!
Fui ministra extraordinária da distribuição da Sagrada Comunhão e também ministra da Palavra por um tempo. Mesmo que afirmamos que todo catequista é ministro da Palavra, só de pensar em estar no altar conduzindo uma celebração, me dava calafrios. Mas, infelizmente em muitos lugares, pela falta de sacerdotes, esse ministério é comum. Na minha paróquia com muitas comunidades, em alguns domingos tínhamos celebrações da Palavra.
Certo dia, lá estou, numa de minhas primeiras celebrações, sofrendo horrores na sacristia, esperando a hora de iniciar a celebração. Nesse dia, deparei-me com alguém mais nervosa, mais ansiosa que eu, uma garotinha que estava estreando como 'coroinha'. Percebi que ela suava, tremia, no que comecei a conversar com ela. Ela dizia: "Estou com muito medo de errar, de não dar conta, de não saber a hora certa das coisas..."
Sorrindo disse que ela não estava sozinha, que eu também estava começando e que tinha um montão de medos, mas que juntas, daria tudo certo e que não se preocupasse se algo saísse errado...
Lá fomos nós, a medrosa e a medrosinha...
Adivinhe o que aconteceu!!!
A garotinha se saiu muito bem, euzinha, na hora do Pai nosso, deixei escapar o bendito AMÉM!
Ops! não tem amém! (disse em tom suave e bem baixinho...)
Prossegui até a hora do alívio, a hora da saída do altar...
Na sacristia, abracei a garotinha e disse: " Vc viu só, como vc fez direitinho e quem errou fui eu...!!!" No que ela disse: " É, não tem amém neh!"
Sim, não tem amém! Rimos muito e acho que ela ficou mais tranquila.
Então, por mais que saibamos que não se diz o AMÉM, na oração do Pai-Nosso na missa ou celebração da Palavra, tem hora que ele sai automaticamente!
Mas não se diz o AMÉM nessa hora...
Imaculada, aprendiz sempre!






CATEQUESE, A SANTA MISSA: Você sabe a razão pela qual, na Santa Missa, ao final do Pai-Nosso não se diz imediatamente o amém?


O amém, na Santa Missa, não é dito assim que termina o Pai-Nosso porque suas petições continuam em sequência. O pedido final do Pai-Nosso, "mas livrai-nos do mal", se estende numa ardente súplica pela libertação do mal e pela paz:

"Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: “Eu vos deixo em paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo".

Neste momento toda a Igreja proclama: AMÉM!

Vejamos o que diz a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) no número 81:

“Na Oração dominical pede-se o pão de cada dia, que para os cristãos evoca principalmente o pão eucarístico; igualmente se pede a purificação dos pecados, de modo que efetivamente ‘as coisas santas sejam dadas aos santos’. O sacerdote formula o convite à oração, que todos os fiéis recitam juntamente com ele. Então o sacerdote diz sozinho o embolismo, que o povo conclui com uma doxologia. O embolismo é o desenvolvimento da última petição da oração dominical; nele se pede para toda a comunidade dos fiéis a libertação do poder do mal.

O convite, a oração, o embolismo e a doxologia conclusiva dita pelo povo, devem ser cantados ou recitados em voz alta.”

A oração que se segue ao “Pai-Nosso” é chamada de embolismo, que tem o sentido de continuar a oração com uma petição de mesma intenção da parte final do Pai-Nosso. Ela termina com o povo dizendo “Vosso é o reino o poder e a glória para sempre“.

A descrição da oração é assim:

O sacerdote faz um convite ao Pai-Nosso.

Nós rezamos: “Pai nosso, que estais nos céus… Mas livrai-nos do mal”.

Sacerdote: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador. (Este é o embolismo, um acréscimo ao Pai-Nosso. Repare que é uma repetição do final do Pai-Nosso, com outras palavras. Por causa dele não se diz “amém” ao final do Pai-Nosso)

Nós rezamos: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre! (Essa é a doxologia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!