domingo, 17 de agosto de 2014

Rito de Entrega do Símbolo(credo)

*Catecumenato com adultos - Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Capelinha-Franca-SP
 Aproximadamente 90 catecúmenos e catequizandos deram mais um passo rumo ao amadurecimento na fé.
17.08.14

"Assinalando o término de uma etapa da formação dos catecúmenos, a Igreja lhes confia com amor os documentos considerados, desde a antiguidade, como o compêndio de sua fé e de sua oração" (RICA, n. 181)

"Realiza-se em primeiro lugar a "entrega do Símbolo", que os eleitos guardarão de memória e recitarão em público antes de professarem, no dia do Batismo, a fé que ele expressa." (RICA, n.183)

"No decorrer do tempo do catecumenato, faça-se a entrega do Símbolo. O momento oportuno poderia ser escolhido segundo a evolução da catequese, de forma que coincida com a instrução sobre as verdade fundamentais da fé cristã e o modo de vivê-las no dia-a-dia." (RICA, n.184)


Esse rito acontece depois da homilia

Quem preside dirige aos catecúmenos as palavras a seguir: Caríssimos catecúmenos, agora vocês escutarão as palavras da fé pela qual vocês serão salvos. São poucas, mas contêm grandes mistérios. Recebam e guardem essas palavras com pureza de coração.






Presidente: Frei Afonso-OAR

O sacerdote e a comunidade dos fiéis recitam, solenemente, o Símbolo apostólico. Os catecúmenos recebem em silêncio.


 Oração sobre os catecúmenos (de joelhos)

Oremos por nossos catecúmenos: que o Senhor nosso Deus abra os seus corações e as portas da misericórdia para que, vindo a receber nas águas do Batismo o perdão de todos os seus pecados, sejam incorporados no Cristo Jesus.

Quem preside, com as mãos estendidas sobre os catecúmenos, diz:
Senhor, fonte da luz e da verdade, imploramos vosso amor de Pai em favor destes vossos servos. Purificai-os e santificai-os; dai-lhes verdadeira e santa doutrina para que se tornem dignos da graça do Batismo. Por Cristo, nosso Senhor.








°Despedida dos catecúmenos

A missa prossegue com a liturgia eucarística, enquanto os catecúmenos e catequizandos são encaminhados para um local devidamente preparado para um momento de catequese.


* Ainda no tempo do catecumenato, acontecerá encontros semanais para a reflexão/estudo sobre o símbolo dos apóstolos(credo)


Para aprofundamento

"A comunhão na fé precisa de uma linguagem comum da fé, normativa para todos e que una na mesma confissão de fé. Desde a origem, a Igreja apostólica exprimiu e transmitiu sua própria fé em fórmulas breves e normativas para todos"¹.

O conteúdo afirmativo daquilo que se crê pela via de compreensão doutrinária foi sendo elaborado durante séculos pela Igreja. O símbolo é o Credo ou as verdades de fé definidas pela Igreja e propostas para todos os que queiram fazer o caminho de Jesus Cristo nas comunidades cristãs. "Esse Símbolo da fé não foi elaborado segundo as opiniões humanas, mas da escritura inteira recolheu-se o que existe de mais importante, para dar, na sua totalidade, a única doutrina da fé"²

As verdades de fé não são acidentais, casuais ou periféricas. Elas constituem a base do edifício da fé. O Símbolo é composto pelos chamados artigos da fé, os quais vão definindo a identidade do Deus cristão, a mediação da Igreja para quer nele e o modo como o cristão deve professar e praticar a sua fé.

"Chamam-se 'Credo' em razão da primeira palavra com que normalmente começam: 'Creio'. Denominam-se também 'Símbolos da fé'. A palavra grega symbolon significava a metade de um objeto quebrado(por exemplo, um sinete) que era apresentada como sinal de reconhecimento. As partes quebradas eram juntadas para se verificar a identidade do portador. O 'Símbolo da fé' é, pois, um sinal de reconhecimento e de comunhão entre os crentes. Symbolon passa em seguida a significar coletânea, coleção ou sumário. O 'Símbolo da fé' é a coletânea das principais verdades da fé"³

Ao mesmo tempo em que a Igreja professa a fé através do Símbolo ou do Credo, ela também celebra tal fé através da oração, do culto dominical que ´´e a celebração da Eucaristia. Essa é outra dimensão importante do Credo. Por isso, em todas as missas dominicais a comunidade renova sua fé através da chamada profissão de fé. Assim, a Igreja crê naquilo que ela celebra e, por sua vez, celebra o conteúdo daquilo que ela crê. Cada membro da comunidade vai aprendendo sobre o conteúdo da fé e, simultaneamente, vai celebrando o significado desse conteúdo.

Um dos papéis da celebração dominical da Eucaristia na comunidade é conduzi-la a uma experiência espiritual por meio de um método catequético. A Eucaristia é a oração por excelência da Igreja. Através dessa oração, sempre inspirada e iluminada pela Palavra de Deus, o cristão transforma a fé doutrinária que vai aprendendo em um compromisso. A fé é professada e celebrada pela Igreja como sendo um caminho da vida cristã ligado á realidade pessoal e comunitária. Ao longo de sua caminhada, o cristão deverá alcançar esse momento no qual é capaz de perceber a relação profunda entre fé professada, fé celebrada e fé vivida.

A partir desse momento decisivo, a Igreja poderá lhe entregar o Credo, que é Símbolo, ou seja, o sentido mais profundo e comprometedor de sua fé. Ao receber o Símbolo da fé da Igreja, o cristão é desafiado a continuar sua caminhada fazendo dele um compromisso de vida a serviço da transformação do mundo e da história na direção do projeto do Reino de Deus.

¹ CIC, n.185
² Ibid, n.186
³ Ibid, n. 187-188
*retirado do livro Testemunhas do Reino - Nucap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!